11

Nossa História, nossa gente…

João Castelo*

Ao completar 400 anos de fundação, São Luís abre hoje um capítulo novo de sua vasta e rica história. Desde que aqui chegaram os primeiros colonizadores, nos princípios do século XVII, e nesta terra se estabeleceram acolhidos pelos nativos tupinambás, São Luís empreendeu com bravura a luta por justiça social e liberdade. A cidade foi erigida, século após século, pelas mãos laboriosas de sua gente altaneira e fiel às suas raízes históricas e culturais. Índios, franceses, holandeses, africanos e portugueses deram ao nosso povo uma característica peculiar de brasilidade, miscigenada no entusiasmo, na força de vontade, no afeto, na esperança e na fé.

Quatrocentos anos depois São Luís renasce, luminosa e plena de vigor, no coração de homens, mulheres, crianças, jovens e idosos que aqui vivem e acalentam o sonho real de dias cada vez melhores, das oportunidades e da prosperidade. Não são apenas quatro séculos de regalo e poesia. E, por isso mesmo, o ciclo que se inaugura neste 8 de Setembro de 2012 é também de trabalho e transformação. Trabalho que dignifica, realiza e provê a mesa de cada um. E transformação que, baseada em respeito e preservação das origens, abre caminhos novos, pavimenta de estímulo e força de vontade o cotidiano das pessoas.

Esta cidade me recebeu ainda menino e me cobriu de encantamento. E foi sob essa nuvem arrebatadora que me tornei um defensor intransigente da alma e matéria de São Luís. Cresci e me envolvi com a paisagem do Centro Histórico e aprendi a amar cada quarteirão de história. E, já no exercício da vida pública, deixei os pilares prontos do Projeto Praia Grande, embrião do farto argumento que levou nossa cidade ao topo do Patrimônio da Humanidade, motivo de orgulho para todos nós. 

São Luís tem o que contar. E tem muito o que comemorar. Temos a nossa história, a nossa gente, o melhor de tudo: cantadores, poetas, artesãos, operários, pregoeiros, profissionais liberais, trabalhadores, estudantes. Temos o nosso patrimônio arquitetônico, de rara beleza, reconhecido internacionalmente: o casario colonial de origem portuguesa, mirantes e sacadas, a azulejaria. E ainda temos o patrimônio imaterial: a religiosidade, a diversidade de ritmos, a cultura do tambor de crioula, do bumba-meu-boi e suas derivações.

Essas riquezas são partes indissociáveis desse imenso capital simbólico maranhense, cuja solidez é a cidade de São Luís com seu armazém de conhecimento, um centro econômico e histórico que cresceu sem perder a sua identidade, que busca o progresso sem sufocar a sua história, que vive um intenso processo de mudanças sem virar as costas para as suas bandeiras e tradições.

Não se pode confundir, contudo, tradição com atraso, identidade cultural com atavismo. Por isso é fundamental avançar, conservando o que há de mais dignificante do passado mas de olho no tempo novo, sem o qual não há invenção, não pode haver desenvolvimento com melhoria da qualidade de vida, o que se chama hoje de sustentabilidade. Como, então, não celebrar todos os dias a São Luís criativa e realizadora, a cidade que se reinventa na inteligência e na rebeldia?

É claro que, como todas as grandes cidades com população acima de um milhão de habitantes, São Luís experimenta problemas sérios, como o planejamento que não houve ao longo das últimas décadas para o trânsito hoje tomado por uma frota de veículos que só se multiplica. O que não se pode é mascarar as adversidades, mas enfrentá-las com responsabilidade. Porém, situações deletérias graves, como o ultraje da falta de água e a poluição das nossas praias interditadas para o banho, não podem ser tratadas com desprezo e indignidade.  

Mas não me falta determinação. E como agradeço a Deus a honra de estar Prefeito de São Luís nas comemorações do seu Quarto Centenário! Devo tudo ao Maranhão e a esta cidade. A minha gratidão se manifesta por meio do trabalho incansável na defesa dos interesses da coletividade. De outra forma não poderia retribuir tamanha confiança que, indelevelmente, acompanha a minha caminhada. Por essa cidade, tenho feito tudo o que está ao meu alcance.

Que Deus nos ilumine os nossos caminhos, hoje e sempre. Parabéns, São Luís. Parabéns, nossa gente.

*Prefeito de São Luís

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. boa tarde MARCO

    Acho muito justo esta materia vamos dar a cezar o que é de cezar João castelo e um otimo administrador
    Sabemos que a nossa agua devemos devemos a ele quando governador do estado ele sabe a necessidade do municipio e podemos ver o que ele vem fazendo e esta fazendo então tenho certeza que ele vai ganhar pois dos ruins ele e o melhor……..pois os concorrentes não são dignos pois sabemos que qualquer pessoa menos flavio Dino e quem esta por tras do Holanha de Ewerton Rocha (Esquena costa Rocdrigues) e Roberto Rocha que não é bom nem para os funcionários da empresa particular radio capital dele pois passa 3 meses sem pagar imagine …. esta pensando so no bolso pois estar uma guerra entre a familia pela herança do pai pois esta acabando estão ficando liso…….,.. precisamos ver o que estamos fazendo obrigado;……

  2. Sr Fernando Cardoso, se esse caloteiro 171 devesse so como administrador…e a pessoa fisica peconhenta que ele e ? Deve a DEUS e a todo mundo, nao so aqui no Maranhao, mais tem credores espalhados por todo o Brasil…e ainda quer enganar novamente a populacao Ludovicense…FORA CAOSTLO e SUA QUALHIRADA !!!

  3. Sr Caos, o senhor deveria ter vergonha pelo menos ao citar o nome de Deus, já que não tens vergonha deste povo humilde e carente que zombas. Deves muito a esta cidade e ao povo que nela vive e paga seus impostos, aliás para o senhor, dever e não pagar deve ser motivo de orgulho, pois é prática comum na sua administração. Infelizmente nossa justiça é benevolente com algumas de suas ações, mas é chegada a hora de cobrarmos a conta de sua malévolas, e tirá-lo do poder que nunca deveria lhe ter sido dado, vá procurando um emprego novo ou viver mesmo de sua gorda aposentadoria, o que já deveria estar fazendo a muito tempo. Sr Caos, não teremos saudades do senhor, ao contrario, nos lamentaremos ao lembrar do tempo que perdemos ao tê-lo como o pior prefeito entre as capitais brasileiras. Sr Caos a sua festa acabou, nós não queremos mais, chegou o momento da mudança e da renovação!!!

  4. Eita Jabá gostoso em Marcos….É isso ai amigo…defenda seu bandeco e pronto. SIMPLES ASSIM.

  5. E muito CINISMO. Sabe quando este Beocio tem capacidade intelectual para escrever isso ??? NUNCA !!!
    Esse sujeito sempre foi e sempre sera o CAOStelo…

  6. Com certeza estaria bem melhor se você não fosse o prefeito. Se gostas tanto de São Luís, SAIA DA PREFEITURA!

    FORA CAOSTELO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *