32

Os efeitos imediatos da Via Expressa…

Via Expressa: opção à Jerônimo de Albuquerque

Só os tolos – e os sarneyfóbicos – tentam desmecerer a Via Expressa, uma das obras viárias mais importantes dos últimos anos em São Luís.

Feita pela mesma Roseana que construiu quatro viaduos, duplicou três avenidas, cnstruiu dois cartões postais e ainda reformou város logradouros em 10 anos de mandato.

Para os tolos – e sarneyfóbicos – a Via Expressa não teria utilidade prática.

Só nesta primeira fase, entretanto, seus benefícios serão gigantescos, garantindo o fluxo de mais de 30 mil carros por dia.

Basta fazer um exercício de lóica.

Quem mora no Cohafuma e parte do Vinhais, só tinha a avenida Jerônimo de Albuquerque como opção para sair do Centro ao seu bairro; e ainda tinha que dividir esta opção com quem fosse para a Cohama, Cohab, Calhau, Angelim, Bequimão e Turu.

Agora, os que ficam no Cohafuma epate do Vinhais têm a opção da Via Expressa. Diminuirá consideravelmente o fuxo na Jerônimo de Alburqueque.

E esta é apenas a primeira etapa.

Quando a segunda esiver pronta, também os moradores de Bequimão, Cohab eCohama terão outra opção à Jerônimo de Alburquerque.

Dividindo aindamais o fluxo entre as duas artérias. É simples assim.

Só não vê quem não quer…

Marco Aurélio D'Eça

32 Comments

  1. Verdade Silvia moro no Cohafuma há 18 anos e nunca o vi tão agitado e bagunçado como agora. O governo precisa organizar aquilo.

  2. Melhorou para todos, sim mas o bairro do cohafuma ficou um inferno, pois o povo maranhense não respeita nada, esta tornando nosso pacato bairro em um deus no acuda nos horarios de pico é gente correndo no bairro, pulando calçada, eu passo agora cerca de 20 a 30 min no engarrafamento dentro do bairro, tá faltando fiscalização da sentur nesse horarios.

  3. kuka tua kuka tem merda! Deveria primeiro cobrar daqueles que sempre elegestes pra comandar a iha e que nestes trinta e sete anos nunca fizeram o que vc cobra, mas que isso mostre primeiro uma obra feita aqui na capital pelos teus prefeitos? Porque cobras do governo do estado! Ou sera que realmente tua cabeca e de merda. Pior se vc le os comentarios aqui feitos vai perceber que nao ‘e s’o vc tem mais merdas secas a atrapalhar o raciocinio e a visao sobre a nossa realidade. Os sarneys nao prestam? e os bons quem sao? liste-os junto com suas obras. Nao vale o VLT virtual que para nao ser imaginacao contratou um onibus no Ceara e mostrou pra vcs a maior fantasia de sua caostelogestao pifia. Se demorar muito ele vai instalar um ferreboaty para levar os carros no trajeto em que o famigerado VLT vai ocupara as grandes avenidas por ele construidas. OU Imaginacao fertil

  4. Po Marcos,
    Pergunta para o Max Barros porque não colocou um asfalto de qualidade na avenida. Um asfalto com areia fina. Puta merda, quando começar a chover vai aparecer os buracos. Porque não colocou um asfalto britado. É foda….
    Marcos

  5. Interessante, gostaria de saber como e quando vai fazer o resto, já que essa etapa foi feita só com governo federal… será essa a parceria que o vice estampa, o Estado pede uma parte pro federal e depois o Município pede a outra!!!

  6. PARABÉNS AO GOVERNO DO MARANHÃO! QUE ALÉM DE FAZER O PAPEL DE GOVERNO FAZ O DA PREFEITURA!!!

  7. essa obra é o maior estelionato político de são luís, pois, não tem nem dois quilometros de extensão e somente leva ao cohafuma. sabe lá agora quando vão começar a segunda etapa. pobre são luís só vive de esmolas.

    resp.: A dicotomia política em São Luís levou as pessoas a terem dificuldade de admitir certas coisas só pr que vêm de um grupo diferente do seu. Isto é criminoso e doentio. A obra não parou. Funciona concomitantemente. A segunda etapa já esta sendo feita antes mesmo da inauguração da primeira, apesar dos problemas com o Vinhais Velo. É só ir ao Ipase para ver o final da via. E agora, com a primeira etapa, é possível acompanhar o prolongamento in loco. Mas sei que, depois, vai aparecer isso, e aquilo, e aquilo outro…É a única forma de fazer o contraplonto aos fatos.

  8. Com certeza vai contribuir no sentido centro/cohafuma mas no sentido inverso nem tanto. Aquele afunilamento em cima do viaduto está provocando engarrafamento do mesmo jeito. Ô engenharia intelejumenta, siô!!!!!!!!!

  9. AGORA LEMBRE A SUA MIMADA QUE ELA PROMETEU A TRANSMETROPOLITANA E A GRANDE PONTE, QUANDO ELA VAI REALIZAR ESSE SONHO OU FICA MAIS UMA VEZ NA PROMESSA.

  10. Realmente são luís se resume a cohafuma, ipase e vinhais (os únicos bairros realmente beneficiados com essa obra faraônica). Para quem quer ir de um shopping ao outro, está uma maravilha. Só mesmo em um estado que vive um caos administrativo e político que uma obra dessas ganha proporções de salvadora da pátria. Mesmo sendo ineficiente, não fizeram mais do que a obrigação como gestores, ainda mais quem tem como abrir e fechar as torneiras de recursos federais. O caos do trânsito deve ser resolvido pelas duas esferas, municipal e estadual. Soluções simples como pavimentação de vias alternativas, remoção de retornos à esquerda nas vias principais e, principalmente, um jeito de colocar alças nos elevados da cohama e cohab e resolver o problema da forquilha e retorno da cidade operária, farão muita diferença. E, quanto ao governo dessa imprestável de roseana sarney (que nega o sobrenome por saber da carga negativa que tem), é melhor avaliar pelos índices nacionais. Ser o estado mais pobre, menos educado, pior IDH, ter o político mais odiado do país, etc. é o que deve ser considerado. Esse é o futuro que tu queres para teus filhos, seu babão?

  11. O gargalo não é o cohafuma. Além do mais(eu já medi com o hodometro do carro) quem está na Colares Moreira, na frente do palacio, pega o elevado do trabalhador, pega o elevado da via expressa e chega ao cohafuma, andou mais que se seguisse reto pela Jeronimo de Albuquerque.
    Peço a esse blogueiro que faça uma campanha para que todos os moradores do Cohafuma façam esse trajeto para reduzir em 0,5% o transito na Jeronimo!!

  12. Sim… 10 anos.
    E cadê a água e o tratamento do esgoto. Zero.
    Ninguem avisou a ela que ela não é prefeita ?
    Cadê o concurso pra medicos, enfermeiros, professores. Tratamento de esgoto no interior e na capital, fim destes contratos irregulares de funcionários na saude…

    Conserto das estradas no interior. Despoluição da Lagoa da Jansen que ela já diz ter feito.

    Governador é isso!

  13. O INTERESSANTE É VER A GALERA Q ESCULHAMBA A OBRA USUFRUÍ-LA E NÃO TER A OMBRIDADE DE RECONHECER Q ELA É UMA OBRA IMPORTANTÍSSIMA E NECESSÁRIA

  14. A MEIA HORA ATRÁS, PASSEI PELA AVENIDA E, DE FATO, CORTA-SE CAMINHO E ENGARRAFAMENTO.
    QUANDO O RESTO ESTIVER PRONTO, ATÉ O IPASE, SERÁ A SEGUNDA OPÇÃO DE DESAFOGAMENTO POIS A PRIMEIRA SERÁ NO COHAFUMA
    E COMO TU DISSESTE: MUITOS CARROS FICARÃO PELO COHAFUMA E VINHAIS SEM NECESSIDADE DE PASSAR PELA JERÔNIMO!
    SEM FALAR QUE A AVENIDA FICOU SHOW!
    MAS ME TIRA UMA DÚVIDA: VAI TER LIGAÇÃO COM A 4º CENTENÁRIO?

    Resp.; Há um projeto para isso, ainda em fase de estudos.

  15. Passei pela Via Expressa duas vezes hoje, só pra conhecer. A obra é super bem vinda, muito bem feita e mais do que oportuna. João Castelo deveria pagar uma página de Jornal para agradecer o favor que Roseana fez pra ele. Parabéns Governadora.

  16. nenhuma pessoa normal vai falar q nao e util essa obra, claro q e sim, mas nao e favor nao q ela ta fazendo meu caro, tem obrigaçao de fazer mesmo , e e muito pouco o q fazem sem duvida alguma.

  17. … e acabou com o estado do Maranhão, esqueceu de dizer. A via expressa não vai acabar com nada seu bobo. Ela é apenas um atalho para o engarrafamento mais a frente. Jogando essa multidão de carros no Ipase me diga seu pseudointelectual tingido de loiro, pra onde irão os veículos a partir dali??? Hoje, sem via expressa, o transito no Ipase é simplesmente um inferno, agora imagina depois, todos tentando chegar… Fala sério

    Resp.: Para onde iriam os carros a partir dali, você pergunta? mas que caqrros? Todos o carros que sairam do Centro ou do Jaracaty? Claro que não. Muitos ficarão no Cohafuma e nop Vinhais. Outros tantos já teriam optado pela Jerônimo de Alburquerque. Portanto, meu caro, apesar da insistência de vocês a Via Exporessa só vai melhorar o trãnsito. Mesmo que não tivesse o efeito aqui falado, qualquer avenida, por si só, já melhora o fluxo de trânsito, meu caro. Por que é uma questão de lógica, admita você ou não. goste voc~e ou não.

  18. Caro Marcos,
    Com certeza a via Expressa terá sim uma grande importância para a melhoria do trânsito em nossa cidade, porém, questiono a sua funcionalidade. Questiono a capacidade da secretaria de infra-estrutura quanto ao projeto. Tenho conversado com pessoas especializadas no assunto e chego a seguinte conclusão de que apenas vai se mudar o local do gargalo no trânsito da região que passará a ter seu ponto critico na ponte Hilton Rodrigues no Ipase uma vez que a ponte que deveria existir ligando o Cohafuma ao bairro da Alemanha não foi feita, como da mesma forma os engarrafamentos do retorno da cohama e Cohab somente existem devido o fato de não ter sido construido nestes locais viadutos e sim elevados, a falta das alças de ligação comprometem a eficiência de todo o projeto, senão vejamos o caso do viaduto do trabalhador que esta localizado no mesmo eixo dos demais e não sofre engarrafamentos.
    Portanto, de nada adianta fazer estardalhaços se o projeto da via Expressa esta condenado a fracassar devido a tais circunstancias.

    Resp.; Esta é a discussão tola dos pseudoentendidos. Eles partem do princípio de que sairão 30 mil carros do jaracaty e cehgarão os mesmos 30 mil no Ipase. Mas não é assim. A Via Expressa – como já disse no texto, e fico impressionado como as pessoas ficam batendo no mesmo assunto, mesmo depois de explicado – serve, neste moemnto, para qeu moradores do Cohafum e do Vinhais tenham uma outra opção à Jerônimo de Albuquerque. Ora, se os moradores do Cohafuma sairão, junto com moradores do Ipase, do Jaracaty em direção ao Ipase, eles ficarão no meio do caminho, exatamente em seu bairro. Portanto, quem chegará ao Ipase, são apenas os que seguirão dali pra frente. Um exemplo hipotético: se dos 10 mil que partem juntos do Jaracaty, pelo menos 2 mil ficarem no Cohafuma, já serão menos dois mil chegando ao ipase, certo? Diminuiu ou não? Não vá atrás de tolos pseudo-entendidos em seus debates, meu caro. os discurso deles está recheado de ideologia.

  19. Correto. Qualquer obra que ajude a desafogar o caótico trânsito de São luís é muito válida.
    E por falar nisso, qual foi mesmo a obra de João Castelo nesses 4 anos que ajudou a melhorar o trânsito?

  20. Marco,
    Passei há pouco pela Via Expressa e vi uma belíssima avenida construída em nossa cidade. Só quem não precisa atravessar o Cohafuma diariamente pode afirmar que a avenida é um elefante branco. Coisa de papagaio que repete o que escuta sem filtrar…

  21. O governo simplesmente transformou a minha rua no cohafuma que era tão calma em avenida da via expressa. E é uma rua estreita não muito apropriada. Hoje foi a inauguração e o tráfego já é intenso. Tomara que com as outras etapas isso melhore. O lado bom é que a minha rua foi um pouco revitalizada, coisa que não acontecia a muito tempo.

  22. Ludovicences eu moro no entorno do Vinhais hoje já passei pela Av.Expressa.Caramba como vai facilitar minha chegada em casa nos horários de pico de transito por volta do meio dia e fim de tarde ” Parabens pela Avenida Governadora”.

  23. Recomheço sim a importância das obras, a revolta é que é muito pouco, pouquíssimo para 50 anos de mando e desmando no maraanhão!!!! Vc renovaria mais 50 anos para esta família????

  24. Finalmente os engenheiros que do Maranhão descobriram que é importante a construção de uma ciclovia junto as avenidas.

  25. Washington tem que deixar mais claro seus benefícios da aliança do Governo Estadual+Federal com a prefeitura, só falar, falar, falar… não da resultado, tem que mostrar exemplos concretos de outras cidades (exemplo Fortaleza) se possível até com depoimentos pois assim o eleitor passa a ver de outro angulo.
    Tudo o que você escreveu no post anterior É MAIS PURA VERDADE, porque seus ele não usa isso em sua propaganda política? A própria Governadora devia aparecer no seu horário expondo tais benefícios pra cidade. Essa historia de “Ilha Rebelde” já era, foi a ilha que elegeu a governadora no primeiro turno.
    Abracos,
    Fernando
    Andre Campos 15.789 com Washington 13

  26. Acho que se cada um fizesse um pouco o nosso estado e nossas cidades estariam melhor na Saude, Educação e na Segurança

  27. Ninguem é contra a Av. A pergunta é…pq só agora? quando querem faz. quando não faz pra onde vai esta arrecadação do não executado?

  28. realmente! uma bela obra para a burguesia de são luis! só que do Bequimão para o resto da cidade todo mundo se da mal! principalmente quem passa pela forquilha e vai para a cidade operaria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *