Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Constat desmente Data M…

A pesquisa Constat, divulgada hoje na TV Guará, desmentiu os números da “pesquisa” DataM, divulgados sábado antes mesmo do fim do prazo de coleta.

De acordo com a Constat, o prefeito João Castelo (PSDB), com 32,10%, está cerca de oito pontos à frente de Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que tem 23,80%.

Washington Luiz (PT) mantém os 12% registrados na pesquisa Escutec de dez dias atrás.

Mas por que este blog tende achar que o Constat desmente o DataM e não o contrário?

Com base nos seis pontos relacionados abaixo:

1 – Por que, em meados da semana passada, este blog teve acesso a pesquisas tipo trackings, que apontavam queda acima da margem de erro nos índices de Holandinha. Esta queda foi confirmada por membros do próprio comitê do candidato, que ponderaram: “mas isso é sazonal”.

2 – Por que este blog tem informações de que o DataM se utiliza de trackings realizados por vários comitês para montar seus relatórios de pesquisas – que depois são confirmados pelos próprios institutos, numa espécie de chancela das “pesquisas” M.

3 – Por que, no sábado, logo após a divulgação dos números do DataM, aliados de Holandinha passaram a ligar para blogueiros, tentando convencê-los a considerar que a data de coleta de dados informada na pesquisa – e revelada por este blog- tinha sido um erro.

4- Por que, diante da resistência dos blogueiros, a coordenação da campanha passou a dizer que a data era aquela mesma e que os números foram divulgados duas horas depois de tabulados, num recorde mundial.

5 – Por que o blog apurou que Evilson Almeida havia ligado para o blogueiro que publicou a pesquisa DataM em primeira mão, para alterar o horário da publicação – de 9h55 para 14h – numa tentativa de justificar a divulgação antes do fim da data de coleta dos números.

6 – Por que hoje, ao conversar com um dos coordenadores da capanha de Holandinha, o titular deste blog uviu o seguinte: “se o Holanda conseguir se manter na casa dos 20%, certamente irá ao segundo turno”. Mas o Data M já não o havia posto com mais de30% apenas dois das antes?

Por estas e por outras é que este blog reafirma o título acima.

Simples assim…

Sair da versão mobile