11

Reflexos da sala de espelhos…

Washington: sem mandato, Lula já não causa tanto impacto

O titular deste blog teve acesso, semana passada, a relatórios e a pelo menos duas sessões de análise dos programas eleitorais na chamada sala de espelhos, montada por alguns dos comitês de campanha em São Luís.

Nas salas de espelhos, eleitores selecionados assistem aos programas em uma sala fechada, e são observados por especialistas, que analisam suas reações.

Eleitor não acredita na viabilidade do VLT

O titular deste blog observou reações mais intensas em relação a três episódios: a participação do ex-presidente Lula no programa de Washington Luiz (PT), a intensa propaganda do VLT no programa de João Castelo (PSDB) e as denúncias contra o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

No que diz respeito a Lula, a sala de espelhos mostrou que o impacto de sua presença na campanha já não é o mesmo de quando ele governava o país.

– Ele não tem como ajudar em nada, já que não é mais nada – opinaram os eleitores. 

Holanda Jr.: aliados incomodam

Com relação aoVLT, nenhum dos eleitores que participaram da experiência sentiu firmeza na promessa do prefeito João Castelo. E a maioria considerou “impactantes” as revelações do programa de  Ednaldo Neves (PRTB).

– Não há como Castelo construir um tipo de transporte destes em curto prazo – foi a opinião geral.

Outro tema acompanhado pelo blog: às denúncias contra Holanda Júnior.

E ao contrário do que tentam passar aliados dos candidatos, o eleitor qu participou do projeto incomodou-se com a falta de resposta do candidato.

– Ele precisa explicar melhor sua posição em relação a estas pessoas – disseram os eleitores, freferindo-se aos aliados que, segundo os candidatos, Holandinha esconde na campanha.

Estes são apenas alguns reflexos da sala de espelhos, que servem para definir rumos de cada campanha.

E que – assim como trackings e pesquisas quali – o blog também usa como fonte de suas análises.

Com objetivo de tornar as coisas simples assim.

Também para o eleitor…

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. QUANDO VEJO A FOTO DE LULA, DILMA, ROSENGANA E WO, FICO IMAGINANDO TA FALTANDO UM ALI, FICARIA BOM O DONO DO MA ABRAÇANDO OS QUATROS POR TRÁS FICARIA UMA QUADRILHA SÓ

  2. É filhote de politico E. H. , a casa está caindo. Isso é o jeito novo de fazer politica.

  3. Peço a gentileza de ver uma foto de Edivaldo Junior com os caciques da Capanha Weverton Rocha, EdvaldoPai, Renato Dionisio Julião Amin, AzizSantos, Evilsom,grande renovação a cara nova da politica, crie vergonha, enganando o povo, é o medo de mostrar a reca de enrolão, e perder voto não é verdade, cadê a coragem de falar a verdade, que tanto prega no horário de tv.

    resp.: Não há nenhuma foto come stepovo todo reunido. Não há nenhuma foto sequer com parte deste povo reunida com Holandinha.

  4. Amigos, a que ponto chegamos! Sala de espelhos, sessões de análise, trackings… Quanta baboseira. Eu queria ser uma mosquinha para ver a “reação” do eleitor. Imagino como seria a reação da cobaia, ops!…do eleitor, digo, à “intensa propaganda do VLT no programa de João Castelo”. Os olhos devem ter se arregalado, e as testas ressaltaram todas as rugas. Com certeza os movimentos vieram acompanhados de reiterados “oh!”. O anotador de reações (deve ter alguém com esse encargo), coitado, deve sofrer ao se indagar: como será que eu interpreto o “oh!”? Será que foi em razão de estarem maravilhados por obra tão auspiciosa, ou foi por puro enfado? E sobre “as denúncias contra o candidato Edivaldo Holanda Júnior”? Uns devem ter mordido os lábios. Ação característica de raiva. Tradução: sentiram-se incomodados com a falta de resposta do candidato. Só pode ser isso, diz o anotador. Esquece-se este que pode ter sido uma cólica ou até mesmo uma crise de flatulência; sabe lá! E assim segue a sala de espelhos com suas sessões de análise e tudo. E ainda dizem que o mundo não é dos espertos.

  5. vc demonstrou que não sabe nada de track, pois disse que os tracks só podem ser feitos por telefone, quando na realidade os track aqui no MA são feitos em praça – fluxo de público. E, por ser assim, Castelo tem desvantagem já que os tracks não conseguem capturar os principais eleitores de Castelo – os aposentados e donas de casa. Agora vem querer falar sobre os grupos focais. O impacto de Lula, ou o não mais impacto, é somente para um certo segmento da população. Para a maioria da população, sobretudo os mais humildes, e que Washington é mais forte, a presença de Lula é fundamental. Vc tem, aprendiz de analista político, dizer quais os grupos que enxergam Lula dessa forma, que não aceitam o VLT e que não rejeitam Holanda. Outros grupos passaram a ter d~uvidas quanto ao voto em Edivaldo e outros grupos acrdeditam que Castelo vai trazer o VLt. Vc faz jornalismo ou é assessor de imprensa de certos candidatos, meu caro aprendiz??

    Resp.: Sou apenas um aprendiz. E por aprender sempre – e por não me sentir saber de tudo – é que não meti os pés pelas mãos e encerrei minha carreira antes da hora, como certos por aí. E você sabe do que estu falando.

  6. D´Eça, nos vamos ganhar a Eleição!! Vote certo nobre Jornalista, vote 36, tenho certeza que vc vai fazer o certo e votar em Holandinha!!!

    Abraços,

    Gosto muito dos seu comentários!!

  7. Isso mostra que o eleitor não aceita o marketing de Lula para W.O nem o VLT de Castelo. E Holanda Jr. já vem se explicando. Esse é o cenário, W.O não conseguiu promover rejeição contra Edivaldo Holanda Jr.
    Isso é notório nas ruas!

  8. Tira cada uma da cartola. Nunca vi falar em sala de espelhos. E a imparcialidade desses eleitores?
    Quanto ao tempo. Ora Roseana prometeu mundos e fundos na campanha passada, só vi vocês repetindo que ela precisa de mais 4 anos pra concluir os projetos. Idem Castelo…
    Quanto ao fantoche Ednaldo, ora é do conhecimento jurídico que o interesse público fala mais alto que o particular, que diga as famílias e os imóveis demolidos pra construir a via expressa. Vamos falar a verdade… O posto se for desapropriado vai ter que sair, o município, assim como o Estado tem poder pra isso. É a coletividade, o bem comum, que exige e não será um irmão de deputado que vai falar mais alto que o povo. Indeniza e tchau!!!

  9. E pq não colocaram nessa sala os cheques que WO passou e não pagou e hoje está sendo executado e é alvo de representação no MP sobre estelionato???????

    Resp.: O que eles analisam na sala, são os programas eleitorais. Em que programa foi dito isso que você está falando?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *