Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Portal do MDS destaca cozinha comunitária em Ribamar…

O município e São José de Ribamar é mais uma vez destaque nacional com as ações desenvolvidas desde 2004 pelas gestões Luís Fernando Silva e Gil Cutrim.

Desta vez, o Ministério do Desenvolvimento Social destaca a importância das cozinhas comunitárias, implantas por Luís Fernando e mantidaspor Cutrim, como fundamentais na garantia de alimentação da população carente.

– Além de oferecer uma alimentação de qualidade, sem custo e dentro dos padrões de segurança alimentar e nutricional, à população pobre do país, as Cozinhas Comunitárias são locais propícios ao desenvolvimento de atividades de qualificação profissional. No espaço da cozinha em São José do Ribamar, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) oferece cursos profissionalizantes para as famílias em situação de extrema pobreza – destaca a reportagem do site do MDS.

As refeições – cerca de 200 por dia – são dadas aos cadastrados no programa Bolsa Família e Brasil Carinhoso, do Governo Federal, geralmente pessoas que estão desempregadas, doentes ou  não têm condições de sustento básico.

– No cardápio, camarão, peixe, arroz, feijão, salada e, de sobremesa, uma fatia de melancia – conta o repórter Raphael Rocha, da Ascon/MDS, referindo-se ao dia em que esteve no local.

 Em Ribamar, as Cozinhas Comunitárias fornecem refeições e apoiam a captação e distribuição dos gêneros alimentícios provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).

Também servem como espaços para atendimento social e nutricional.

– Unidades como esta são muito importantes para essas pessoas. Tem gente que almoça aqui durante determinado período e depois volta para contar que, com o que economizou, conseguiu construir uma casinha devagarinho – conta Conceição de Maria Rabelo, chefe de cozinha do programa.

Leia aqui a íntegra da matéria do site do MDS 

Sair da versão mobile