27

O prazer de fazer Política…

Holandinha e a paixão pela política, que parece abandonada nos outros grupos

Pode-se fazer qualquer crítica ao candidato do PTC a prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, e do grupo que o apoia. Mas não se pode negar que tanto ele quanto o seu grupo têm feito política intensa na capital maranhense.

Na madrugada deste sábado – faltando apenas um dia para a votação e com uma dianteira praticamente consolidada sobre João Castelo (PSDB) – o grupo de Holanda ainda mobilizava a militânca para colagem de cartazes e distibuição de panfletos em toda a cidade.

Holandinha não se desmobiliza, não pára, faz campanha 24 horas por dia.

Na manhã deste sábado, ele caminahva em bairros, organizava carretas e mobilizava eleitores como se buscasse uma irada na eleição – como se estivesse perdendo a disputa com João Castelo.

Enão está.

É um perfil que não se vê mais nos grupos mais tradicionais dapolítica maranhense. Grupos que, solidificados nas estruturas de poder, já não têm o prazer da busca pelo voto, do corpo-a-corpo com o eleitor.

São políticos que hoje apostam apenas na moblização das estruturas políticas para vencer eleições.

Holanda Júnior reúne um grupo que está disposto a chegar ao poder e sabe que para alcancá-lo é necessário mobilização intensa, alcançar as massas convencer pelo carisma e pela paixão eleitoral. 

É esta paixão eleitoral que parece ter-se perdido nos grupos tradicionais.

Um exemplo é o próprio João Castelo.

Representante da política que se movimenta com as estruturas partidárias e com a força da máquina administrativa, Castelo sempre foi, ele próprio, um políticopopular, capaz de mobilizar massas e encantar eleitores apenas com a sua presença.

Mas o próprio exercício do poder político o tornou mais distante, confiante apenas nas articulações partidárias e nos cabos eleitorais profissionais, que buscam votos como contam números.

É o que ocorre também com o chamado ggrupo Sarney.

Poderosíssimo, gigantesco, com tentáculos em vários níveis de poder, o grupo se acostumou com o patamar de votos consolidados e a buscar aqueles restantes com a força a própria estrutura.

Ainda há muitos no grupo Sarney capazes de fazer política com paixão e emoção. Mas estes são vistos hoje como românticos,pouco profissionais, iludidos.

A maioria sarneysista é hoje profissional, metódica, pragmática na busca do eleitor. 

Esta paixão, que se vê hoje na campanha de Holanda Júnior – seja qual for o motivo que a move – é que tem feito a diferença nas últimas eleições no Maranhão.

E que tende a movimentar o eleitor nos próximos anos.

É aguardar e conferir…

Marco Aurélio D'Eça

27 Comments

  1. Plac, plac, plac.
    Finalmente um pouco de lucidez.
    D’eça saíndo do transe e voltando a ser D’eça.

  2. Sinceramente não vejo nada de extraordinário e inovador na maneira de fazer política mostrado pelo EDIVALDO. Essa prática há mais de 26anos é praticada no interior do estado, em alguns casos com sucesso em outros nem tanto. Portanto discordo inteiramente com você ao dizer que é uma prática inovadora. SERÁ PRAZER EM FAZER POLÍTICA OU A SEDE DO PODER POLÍTICO E FINANCEIRO QUE É CAPAZ DE TRANSFORMAR AS PESSOAS. EDIVALDO, NAS SUAS FALAS, SÓ FALTAVA DIZER QUE ERA O NOVO MISSIAS, MAS SERÁ QUE DEUS O ENVIARIA PARA AJUDAR O POVO
    JUSTAMENTE NESTE MAR DE LAMA QUE É A POLÍTICA NO NOSSO PAÍS? POR QUE ENTÃO NÃO O FEZ PASTOR, ONDE PODERIA, ATRAVÉS DE SUAS ORAÇÕES E PREGAÇÕES DO EVANGELHO! AJUDAR MUITO MAIS O POVO NECESSITADO? FALAR EM NOME DE DEUS EM DEMASIA E EM VÃO É UM SACRILÉGIO CONDENADO PELA BÍBLIA. NO INTERIOR HÁ UMA CRENÇA POPULAR QUE DIZ QUE UM CRENTE QUANDO NÃO PRESTA É PIOR QUE MUITOS CRISTÃOS. É AGUARDAR PRA VER!!!!!

  3. Não vejo nada de extraordinário e inovação no prazer de fazer política apresentado pelo EDIVALDO ( segundo ele o Messias enviado por DEUS) para ajudar o povo do MARANHÃO. Essa mesma prática há muito vem sendo utilizada no interior do estado.
    ACHO, sinceramente que o EDIVALDO, se é o enviado, DEUS com certeza não o enviaria para entrar neste mar de lama que é a política no nosso país, bastaria colocá-lo como pastor. HÁ UMA CRENÇA NO INTERIOR QUE DIZ QUANDO CRENTE NÃO PRESTA É PIOR DO QUALQUER OUTRO CRISTÃO. CRUZ CREDO. É AGUARDAR PRA VER.

  4. Nossa! Como seu discurso mudou em relação ao Edivaldo! Será que você está prevendo alguma coisa? Se eu fosse você tinha vergonha de trabalhar dessa maneira. Todos os os blogueiros são tendenciosos e nós sabemos porquê, mas você chega ser ridículo com tanta ofensa que faz. E pra quê? Pra no final, colocar o rabinho entre as pernas e engolir td o que disse pra tentar pegar uma caroninha com o vencedor?!

  5. Castelo vai ganhar! É um cara experiente, e fez oq pôde por são luis.. Nenhum prefeito jamais na historia vai ter capacidade de concertar tudo em uma cidade ou satisfazer a todos seus leigos

  6. Sei que é cedo, mas na sua analise, Castelo perdendo é candidato a governador em 2014?

  7. Agora concordo com vc deça ,nao sou politica,mas nao entendo ,é uma paixao eleitoral tao grande pelo PC DO B,é como se fosse um time de futebol.Sou capaz de lutar,brigar e mover montanhas para ver Flavio Dino governador,Rubens Junior dep federal e agora Edivaldo prefeito.

  8. Até o jornalista si rendeu a esse novo jeito de fazer política, mas é preocupante.
    Essa virada é devido ao eleitorado maranhense estar bastante renovado e independente.
    Os votos dos jovens hoje é um voto de protesto pelo descaso da administração do que é pública.
    E bom alerta que mudança tem que ser com coerência, maturidade e responsabilidade acima de tudo.
    Nós não podemos nos deixar levar pela emoção esquecendo da razão.

  9. É amigo, dessa vez vc acertou em cheio, lindo o texto que acaba de escrever, parabens e seja sempre assim. Eu fui um dos que já o critiquei, mas agora tiro o chapeu por essa materia. Seja mais imparcial e cuidado em quem vc defende, o holandinha pode até ser tudo o que vc ja falou dele, mas vamos acreditar, vamos pagar pra ver, se ele for uma pessoa desonesta, tiramos ele e elegemos outro na .:

    Resp>: só peço uma coisa: que você analise os fatos como eles acontecem. E verá que eu sempre tenho razão. Não importa o time ou o candidato.

  10. Julia, mesmo que o Edivaldo esteja correndo para colocar às mãos no cofre não vai adiantar. O cofre já está vazio, vazio.

  11. Parabéns pela matéria, sensata e muito bem colocada, Edvaldo Junior, o 36 de fato vem fazendo uma campanha que nos motiva a pedir voto, a vestir a camisa, envolve paixão, a determinação é notória e vai ensinar aos coronéis de nosso estado , que quem manda somos nós, se gostarmos de sua administração continua, se não cai fora, mas creio que ele se sairá bem.

  12. Esse garoto vai fazer um grande governo, assim como Lula fez. Agora tem gente que não tem brilho próprio, precisa ligar na tomada de alguem para aparecer, exemplo maior é da governadora que fala mais no PT, na Dilma e no Lula do que no Pai. Não se espante se daqui uns dias ela diga que Edivaldo “É O CARA”. Ordem natual da delinquência política,

  13. Marcos… Deus escreveu nos ceus, o nome de edivaldo como prefeito de sao Luis… E nao tem macuba, nem feitiço, nem oração contrária..nem inferno, nem demônio algum, Ninguém pode para a vontade de Deus… Abencoado foi edivaldo Junior por Deus!!!!

    Resp: Meu caro, desculpe lhe dizer, mas Deus é uma bobgem. Holadinha venceu porque articulou melhor. Só isso.

  14. Amanhã será um lindo dia
    Da mais louca alegria
    Que se possa imaginar
    Amanhã, redobrada força
    Pra cima que não cessa
    Há de vingar
    Amanhã, mais nenhum mistério
    Acima do ilusório
    O astro-rei vai brilhar
    Amanhã a luminosidade
    Alheia a qualquer vontade
    Há de imperar

    Amanhã está toda esperança
    Por menor que pareça
    Existe e é pra vicejar
    Amanhã, apesar de hoje
    Será a estrada que surge
    Pra se trilhar
    Amanhã, mesmo que uns não queiram
    Será que outros esperam
    Ver o dia raiar
    Amanhã, ódios aplacados
    Temores abrandados
    Será pleno

  15. Vai levar outra comida de rabo da patroa, daqui a pouco ele posta outra babaquice querendo desfazer o que foi escrito nesse aqui, podem apostar.

  16. Meu amigo, fui tentar acompanha-lo no primeiro turno e não conseguir ir no terceiro dia. Ele faz com prazer, porque gosta. Agora só vou em carreata. São palavras dos sábios a política é de quem mais anda. Amanhã teremos o resultado. É um campeão, mais com um detalhe: com muito esforço. Vai ser o TARADÃO DAS URNAS. É 36.

  17. Finalmente, neste segundo turno, quanto a cobertura do processo eleitoral, você redigiu um texto “sensato e coerente”.
    É isso que se espera dos profissionais jornalistas, que ao meu ver, são formadores de opinião.

  18. PARABÉNS MARCO AURÉLIO, AGORA VOCE FOI NA
    ESSENCIA DA CAMPANHA DO EDVALDO, ACERTOU EM CHEIO…ESSE É UM PERFIL QUE ACOMPANHA O CANDIDATO DESDE A ELEIÇÃO DE VEREADOR E SE CO NSOLIDOU COMO DEPUTADO E AGORA COMO FUTURO PREFEITO DE SÃO LUIS SE DEUS QUISER E O POVO DE SAO LUIS PERMITIR…AVANTE EDVALDO É 36 36 36 36

  19. Que esse modelo serva de exemplo para 2014…Castelo vai levar essa taca pra aprender que os métodos antigos e ultrapassados não funcionam mais,em outras épocas sim,hoje tem que fazer política diferente, e se esse Holandinha não trabalhar,daqui a 4 anos ele caí fora também. AGORA É ASSIM,QUEM TRABALHAR E MERECER,FICA ,QUEM NÃO TRABALHAR VAI SE F…. !

  20. concordo! esse garoto não para um instante…como vc msm disse não sei com qual interesse, mas realmente ele ta fazendo muito esforço pra chegar aonde quer, o que mostra determinação que talvez tenha conquistado muitos jovens!!!

  21. Prezado Marcos, um dos aspectos que mais me admira na maioria dos blgogueiros são as mensagens nas entrelinhas, as materias tendenciosas e a contradição. No seu comentário após o último debate, na mirante, você se mostra totalmente tendecioso a candidatura tucana, fugindo, no meu entender a qualquer padrão e análise racional ao apontar o desempenho dos concorrentes e hoje você tem postura totalmente contrária no seu ” O prazer de fazer política…” será o que mudou em suas análises entre a madrugada e manhã de hoje? Será que você também já “PULOU PRO LADO DE CÁ”

    Resp.: Talvez a cotradção vista por vocês nos blogueiros, seja fruto da própria idiossincrasia dos eleitores – ao longo dos anos bombardeados por uma forma de política maniqueísta – que acaba achando que o jornalista e o blogueiro só falam bem de um lado se estiver com este lado. Não preciso ser castelista para ver falhas e senões em Edivaldo Holanda Júnior,assim como não preciso “pular por ladode cá” para ver méritos em sua campanha. Repito: esta dicotomia jornalística é estabelecida pelos próprios políticos e pelo eleitor comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *