Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

E quem perdeu???

 

Castelo, durante a votação

Do blog de Robert Lobato

Bem, o blog já deu opinião sobre quem ganhou as eleições deste ano. E onde há vitoriosos há perdedores, não é mesmo?

E quem teria perdido politicamente na eleição para prefeito de São Luis? A seguir, a opinião do blog.

O principal responsável pela derrota do prefeito João Castelo (PSDB) foi: João Castelo.

Nunca antes na história política do Maranhão  um político conseguiu afugentar tantos aliados como o tucano. É muito arriscado, em política, a gente afirmar que alguém “está morto”, mas a verdade é que Castelo sai pela porta da frente da Prefeitura da Capital com uma sensação de quem saísse pelos fundos.

De uma maneira geral é o tucano o grande perdedor da eleição.

Governador, senador, deputado federal, prefeito, Castelo entra encerra o ano de 2012 também com a sensação de quem vai direto para o pijama de sêda.

Contudo, nunca se pode subestimar um homem como Castelo, cuja política corre nas veias e nas entranhas.

Castelo é daqueles políticos que se ficar em casa somente assistindo as novelas da tarde, “das seis” e “das oitos”, morre mais cedo. É tipo Sarney!

Ainda que seja o maior derrotado eleitoralmente, a derrota não foi pior do que anunciavam. De um jeito ou de outro o prefeito ainda foi bem votado e deve fazer o deposito desse capital eleitoral na sua poupança política.

Sabem aquela piadinha que diz “nem ‘transa’ e nem sai de cima”? Pois é. Castelo pode até não transar, mas pode atrapalhar o “gozo” de muita gente por aí. Pode, inclusive, dar uma de Ednaldo Neves para melar a eleição de 2014.

José Reinaldo Tavares.

À primeira vista o ex-governador saiu baqueado desta eleição para prefeito de São Luis, mas só o tempo (não muito distante) vai dizer o tamanho da sua derrota.

Houve quem pedisse para abandonar a nau castelista logo após o primeiro turno, mas, ao contrário dos “Othelinos” que vagam por aí, Zé Reinaldo preferiu ficar até o fim do jogo ao lado prefeito, dando prova de lealdade a Castelo.

Daqui pra frente, porém, o futuro de Tavares não é muito certo.

Com Castelo reeleito poderia sonhar, novamente, com o Senado Federal, mas como deu Holandinha, o ex-governador poderá que se contentar com uma eleição à Câmara Federal.

Resta apenas saber se será pelas oposições…

Sair da versão mobile