12

O recado do eleitor…

Do blog de Zeca Soares

Um recado do eleitor de São Luís  nas urnas…

Na eleição de ontem foram registrados 15.864 (3,00%) votos nulos e 11.873 (2,25%) votos brancos.

Se compararmos com a eleição de 2008, podemos dizer que o voto nulo que é um “voto crítico” triplicou e o voto em branco dobrou.

Além disso tivemos a abstenção de 22,04% (149.439 votos). Portanto, o desinteresse do eleitor na hora de votar continua aumentando.

Fica o recado aos nossos políticos.

O eleitor  parece que já começa a saber o que é capaz de fazer com o seu voto.

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. Paulo de Tarso não inventou nada, apenas institucionalizou os ensinamentos de Cristo. Para conhecer Jesus Cristo não se faz necessária a presença física do Pai. Quem tem sensibilidade espiritual pode se alimentar da essência de Cristo pelos seus ensinamentos, e para criar tal sensibilidade entendo que uma quebra de paradigmas ja seria um primeiro passo. Jesus é para todos, mas para alcançá-lo a demanda é como todas as outas de um projeto de vida, nada fácil. E ninguem melhor do que a própria pessoa que sofre um desalento ou decepção espiritual para reconhecer o quao é difícil afirmar tais ensinamentos, mas a vida ja nos deu muitos exemplos de superaçao e de reconciliaçao…enquanto isso existem grandes homens que a exemplo de Saulo, esperam pela “cegueira libertadora” para se transformarem em Paulos soldados de Cristo. Abs.

    Resp.: Paenas uma reunião de frases feitas e tolices aprendidas em púlpito. Nem merecem comentário.

  2. Essa análise de Evan Andrade é de um iludido, pois essa bostas de Prefeitos pulam todos para o barco mais forte. Ou seja, é só Roseana chamar em seu gabinete, que vão todos muchinho…. “diga dona Roseana”.
    Tu éis um analista iludido Evan.

  3. Falar dos votos nulos e brancos eu até concordo com vc, o que não concordo é falar da abstenção de votos sem mencionar que a maioria dessas pessoal certamente foram prejudicadas pela falta de transposte coletivo no domingo, uma vez que boa parte da frota de onibus foi retirado das ruas de proposito. Isso é uma vergonha!

  4. Pela primeira vez tive a oportunidade de ver pessoalmente o Dr Flavio Dino. Sinceramente, não me causou nenhuma admiração a sua pessoa. Tenho vontade de saber o que é que as pessoas realmente acham dele.

  5. Enquanto houver 5 opçoes de voto eu tenho o direito de escolher uma sem me sentir omissa ou estar enfraquecendo qualquer democracia

  6. Discordo do Milton Calado. Voto branco e nulo pode sim ser um voto crítico e de protesto. Não se pode acusar de omissão um cidadão que não vê seus ideais e anseios em nenhum candidato. Os votos brancos, nulos e abstenção vêm crescendo a cada eleição e desautorizando a representatividade dos eleitos. Observe que se somarmos todos os votos contrários ao Edivaldo ele tem quase 400 mil votos que não escolheram. E para não ser tendencioso foram bem mais de 400 mil que não escolheram Castelo. De largada qualquer Prefeito teria, e tem, muita gente desconfiada pelo menos… Essa tese de omissão em muito estranha a quem respeita liberdade de expressão. Esta liberdade está inserida inclusive no ato de não se expressar quando não se coaduna com as mesmas idéias. A não ser aos profissionais da política, que tornaram o voto obrigatório numa atitude beeeeeem democrática.

  7. Com relação ao milton calado, voto branco/nulo/abstençao quer dizer que o eleitor não concorda com o “cardápio” de políticos de péssima índole que o TSE permite sair candidato, além dos partidos políticos perderem suas identidades e ideologias, Aqui deveria se criar apenas dois partidos:
    Os vencedores e os Vencidos. Pois quando a dita esquerda ganha ela vira direita e a direita vira esquerda e vice versa.

  8. Espero que vc não tenha entendido cristão como evengélico ,mas sim cristão quem crê e conhece os ensinamentos de Cristo!

    Resp.: Cristão são todos os povos que, culturalmente, seguem os princípios inventados por Paulo de Tarso, inventor do cristianismo, baseado nas supostas pregações de Jesus de Nazaré,que ele nem conheceu, já que viveu décadas depois e sua morte.

  9. Marco,
    A analise de Zeca Soares é perfeita em relação aos números, especialmente, os da abstenção, 22 % que considero preocupante posto que isso revela, sim, desinteresse, descrença nos políticos, desencanto da politica. Mas considerar nulo e branco, voto critico ? não posso concordar. Voto nulo ou branco é omissão, é excluir-se da responsabilidade da escolha, da mudança. É enfraquecer a democracia. Um abç do Milton Calado

  10. O eleitor sabe o q quer. O maior problema que enfretamos hj, é a obrigatoriedade de votar…só q aqui no Brasil,o eleitor tem o poder de voto, mas naum tem o de destituir o miserável eleito, ou seja o péssimo político…

  11. Meu pai do céu !!!

    Morte anunciada do Grupo

    Marco,

    Tomei um grande susto agora. A eleição de 2014 já esta decidida. Faça o balanço, do que conheço, todos os prefeitos das maiores cidades são pró Flavio Dino. Timon, Tuntun, Itapecuru, imperatriz (o povo), São Luís, Santa Ines, Grajaú, Chapadinha, Santa Luzia, Pinheiro, Balsas, Caxias-psb, Barra do Corda (indefinido), Codó (perdeu por 2000 votos), Paço do Lumiar (indefinido).

    Esse barco vai afundar… Tu sabes que faço previsões certeiras sempre dois anos antes… Só errei quando FHC foi candidato, porque fraudaram as urnas…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *