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O sucesso do DataM…

Machadinho

Os institutos de pesquisas sempre são muito criticados no período eleitoral.

Há uma relação de amor e ódio entre os candidatos e os institutos: quem aparece bem elogia, quem está atrás critica e questiona os números. É sempre a mesma coisa (ainda mais no Maranhão onde os institutos orbitam próximos aos principais grupos políticos).

Entretanto, há tempos um instituto não tinha sido alvo de tantas críticas em São Luis como o Data M, de propriedade do jornalista José Machado.

O que poucas pessoas sabem é que instituto não é novo, não apareceu nestas eleições, enfim, não é neófito em pesquisas eleitorais. Ele está no mercado desde 1985 e fez o seu primeiro levantamento a pedido do ex-deputado Chico Martins, que na época estava empolgado com o advento das pesquisas de intenção de voto, e contratou o Data M para saber os números para prefeito de Balsas, como contou José Machado ao blog.

 – Muitos acham que a Data M surgiu agora, o que é um erro. O Instituto está no mercado desde 1985, quando realizou pesquisas no município de Balsas a pedido do ex-deputado Chico Martins. Os institutos de pesquisas eram uma novidade no Brasil e principalmente no Maranhão.

Então o Data M foi contratado para acompanhar o desempenho candidato a prefeito Moizemar Coelho, que começou muito mal nas pesquisas, mas depois cresceu e foi eleito. A história de acertos em campanhas da Data M começa aí”, afirma Machado. Continue lendo aqui…

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