14

Acusando o golpe! Em nota confusa, OAB repudia o blog, mas não explica pesquisa…

A direção da OAB-MA reagiu agressivamente à divulação da pesquisa Escutec com a opinião dos advogados sobre a entidade que os representa – ou deveria representar.

Em confusa nota, a instituiçao reclama não ter sido procurada “a fim de ter confirmadas as informações antes de publicadas”.

Pelo menos no que diz respeito ao que foi publicado nesta página, o blog entende não haver qualquer motivo – e muito menos obrigação – de procurar a OAB-MA para averiguar, como ela quer, se a opinião dos advogados em relação à entidade é real.

Sobretudo porque esta opinião foi aferida em pesquisa, realizada por um dos mais respeitados institutos de pesquisa do Maranhão. E a divulgação foi pautada meramente nos números apresentados.

Portanto, não cabe qualquer senão ao material publicado.

Caberia sim à OAB, provar que atua na defesa das prerrogativas dos advogados.

Mas o fato é que quase 3/4 dos advogados consideram que a OAB não atua na defesa de suas prerrogativas, segundo a pesquisa.

E estes mesmos advogados mostram – na mesma pesquisa – que esperam exatamente isto da OAB.

O restante do conteúdo da nota é blábláblá de campanha eleitoral na entidade.

E o blog não tratou de campanha…

Abaixo, a nota da OAB-MA:

NOTA OFICIAL

 

A Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Maranhão, vem a público repudiar as informações distorcidas, veiculadas por algumas páginas da Internet, de que esta Seccional não intervém na defesa das prerrogativas dos advogados.

Com um conteúdo claramente opinativo, o texto veiculado nos blogs, foi divulgado sem fundamento e desprovido de apuração da verdade dos fatos junto à instituição de máxima representatividade dos advogados do Estado. Posto que nenhum órgão desta Seccional foi procurado a fim ter confirmadas as informações antes de publicadas. Lamentamos a afirmativa que compromete a dedicação e o trabalho desenvolvido por corajosos membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados: “A seccional não intervém na defesa do advogado, quando lhe é negada a prerrogativa, que, por omissão e negligência dos dirigentes da Ordem, passa a ser um enfeite, uma retórica vazia e letra morta”.

A OAB-MA se mantém firme no propósito inarredável de defender as prerrogativas profissionais da classe, asseguradas por lei e combate tal inverdade, esclarecendo o seguinte:

1)    Nesses últimos anos, a Comissão de Prerrogativas foi reestruturada pela atual gestão da OAB-MA;

2)    O serviço de atendimento 24 horas para recebimento de denúncias dos advogados que tiveram suas prerrogativas violadas foi mantido pela Comissão;

3)    Foi criado a Representação On line no site da OAB/MA, facilitando a denúncia por parte do advogado;

4)    Em 2011, foi realizada a Campanha de Valorização dos Advogados e Defesa das Prerrogativas, em todo o Estado, com a realização de palestras, distribuição de cartilha para os advogados, de material explicativo para as demais pessoas da comunidade jurídica, exibição de propaganda em TV e Rádio, distribuição de adesivos e camisetas com o slogan “Sem Advogado, não há Justiça”;

5)    Foi editado o Manual de Prerrogativas para o Advogado, distribuído para todos os advogados do Estado, além de estar disponível no site da OAB/MA;

6)    Foram realizadas audiências públicas e reuniões para o levantamento de atos de desrespeito às prerrogativas em diversos órgãos, como TCE, Polícia Federal, Juizados Especiais e outros;

7)    Foram efetivados vários desagravos públicos em favor de advogados que tiveram suas prerrogativas violadas, além do deslocamento de membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas a várias Subseções onde foram denunciados casos de violação às prerrogativas, a exemplo da recente prisão ilegal do Vice-Presidente da Subseção Santa Inês, que contou com o comparecimento naquela cidade do Presidente da Seccional e membros da Comissão de Defesa Das Prerrogativas;

8)    Deu-se a judicialização da Defesa das Prerrogativas do Advogado com o ajuizamento de diversos Habeas-Corpus e Mandados de Segurança, inúmeras representações contra autoridades nos Tribunais e no CNJ, além as habilitações como assistente de advogado.

Em face de tais ações, devidamente registradas e veiculadas na Imprensa e nos canais de comunicação da Seccional maranhense da OAB-MA, refutamos a informação disseminada de maneira equivocada e com intenção duvidosa, em nome do respeito à classe dos advogados.

São Luís, 31 de outubro de 2012

A DIRETORIA

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. O pior meu caro D’eça, é que correm boatos por ai que tem delegado que joga a carteira de advogado no chao e nao acontece nada, é de se acreditar pois o Dr. Jurandir foi preso por um delegado em Santa Ines e o cara tá lá, com toda a arrogancia do mundo.
    Esses casos mencionados são fichinha, assim, não vamos longe, o estacionamento do Forum é privativo de advogado e dos cachorros.

    Tem advogado que rouba processo de outro é representado e nada acontece, juiz que passa por cima de decisão transitada em julgado, mexendo em honorários contratuais, e a oab, nada, mas tem show, tem festa, enfim, mas não tem defesa dos advogados dos corredores do forum, Mari Macieira não vai no Forum, só no da justiça Federal e olha lá, vejam a sala da oab! Nao seve pra nada, é mais escondido que o estacionamento, daqui a uns dias terão os advogados que tirar copia na sede da oab. Isso é um completo descaso, os elevadores estao uma porcaria deveria ter cópias, em todos os andares do forum, uma vez que se passa mais de 20 minutos para chegar na central do Eriberto que é melhor que a sala da oab.
    Advogados são os operadores do direito, é quem mais merece respeito nesses lugares, são eles que enfrentam todos os humores de secretarios de juizes, tecnicos, e principalmente o descaso dos juizes em nao atender advogados, e nao cumprem seus papeis, e a oab nada.
    Ah Marco é de perder o tesão, honestamente desmotiva os advogados com um orgao de classe desse, inerte que silencia e nada faz.

    Pra finalizar, teve uma pessoa que criticou a OAB-PI, lá o negocio funciona, advogado é respeitado, e tem muita festa depois da casa organizada.

  2. Eu gostaria de indagar os demais colegas se receberam a “cartilha” de valorização da advocacia, bem como o Manual de Prerrogativas do Advogado que foi mencionada na nota de repúdio enviada pela OAB.

  3. A pesquisa reflete a mais pura verdade, simplesmente é o reflexo do que ouço nos corredores do fórum, salas de audiências e juizados. Há muita insatisfação contra a Diretoria da OAB atualmente, porém não se sabe se esta insatisfação poderá ensejar um insucesso da atual gestão em sua reeleição.
    Ponderando acertos e desacertos da gestão é claro que os advogados sentem muito orgulho pelo brio e energia da OAB nas ADis propostas em defesa dos interesse da sociedade como a ADi do IPTU, ICMS, farra de criação dos municípios, Fundação sarney etc. Foi o grande ponto positivo da gestão.Contudo, tudo que é excessivo na concentração como diz Osho cobra seu preço no esquecimento e desenergização de outros fatores importantes como é o caso das prerrogativas, bem como de forma geral simplesmente deixar de auscultar os reclames dos advogados ou considerá-los. Neste último ano a pressão político partidária e a deflagração do quinto constitucional fizeram esta gestão cometer um série de gafes e praticamente perder o seu discurso e qualquer senso autocrítico. Vejo com preocupação que o atual presidente encontra-se sendo iludido de forma bem sutil por membros de sua própria Diretoria que insistem em apresentar um quadro muito distante da realidade. É tempo de Mário refletir isto, pois além de ser um renomado advogado tem percepção política na veia, tem de aprofundar as propostas, dar um tempo no elitismo e não se esconder no apelo midiático.

  4. Garcia, na OAB do Maranhão ainda tem uns “cursinhos”… na OAB do Piauí nem isso tem….

  5. 33 MOTIVOS PARA NÃO VOTAR EM MÁRIO MACIEIRA: 1º) Prometeu formar a lista de Desembargadores pelo quinto constitucional através de eleição e não cumpriu; 2º) A OAB aumentou seu gasto com publicidade; 3º) A OAB acionou menos o CNJ do que a AMMA e o SINDJUS; 4º) A OAB convocou os prejudicados no Mutirão do 4º Juizado e nada vez; 5º) Os concursos de monografias da OAB não aceitam inscrições de advogados de outros Estados; 6º) A OAB promoveu bebedeiras na Copa do Mundo com o dinheiro dos advogados; 7º) A OAB fez publicidade do empreendimento GRAND PARK da construtora FRANERE, empreendimento este denunciado por crime ambiental; 8º) A OAB fracassou na tentativa de criar o Clube do Advogado usando o espaço da AABB; 9º) A OAB não defendeu a instalação das Procuradorias Municipais; 10) A OAB/MA abusa do uso de fotos de seus dirigentes em seu site e jornal; 11) A OAB demitiu o assessor de comunicação, Antônio Carlos Oliveira, detentor de mestrado em jornalismo, para colocar no lugar uma ex-secretária de comunicação de José Reinaldo famosa pelo episódio conhecido por “Mensalão da SECOM”; 12) o I Congresso Ibero-Americano de Direitos Humanos da OAB/MA foi um fracasso e organização; 13) A OAB colocou no seu site um “debate” escrito entre os candidatos a governador do Maranhão que tinha o Flávio Dino como primeiro da lista e o “debate” não contava com a participação da atual Governadora ; 14) A OAB/MA entrou com uma representação por racismo em um famoso caso, mesmo sabendo que a OAB/PE já havia feito a representação; 15) A OAB inventou a tal férias do advogado quando a Constituição Federal veda qualquer tipo de feriado forense; 16) A OAB divulgou no seu jornal um livro de uma assessora do TJMA, mas não divulgou vários livros de advogados do Maranhão; 17) O Mário Macieira não se afastou da presidência quando sua esposa foi nomeada Secretária do Governo Roseana Sarney; 18) A OAB/MA procurou a OAB/RJ para fazer uma denúncia a ONU em relação aos presídios do Maranhão (Se pediu ajuda é porque não sabe fazer, tanto isso é verdade que a denúncia haveria de ser para a OEA); 19) A OAB/MA tentou impedir os servidores públicos de advogar, mas foi derrotada em ação perante a Justiça Federal; 20) A auditoria do Conselho Federal da OAB colocou ressalvas nas contas do Mário Macieira; 21) Em ano de eleição na OAB, Mário Macieira promoveu o sorteio de um carro; 22) A OAB gastou o dinheiro dos advogados para lançar um CD a fim de agradar meia dúzia de advogados cantores; 23) O jornal da OAB virou um colunismo social e pouco oferece de cultura jurídica; 24) A OAB promoveu desfile de langerie na nossa sede, o que em nada contribui para a cultura jurídica; 25) Apenas 42% dos jornais da OAB abordaram os direitos humanos; 26) A OAB/MA aceitou a postura do Presidente da Comissão de Direitos Humanos que chamou os jornalistas de “gorilas diplomados”; 27) Mário Macieira mudou a data para inscrição das chapas sem ouvir o Conselho; 28) A OAB ficou de luto com a morte do filho do Flávio Dino, mas não ficou de luto com a morte do Décio Sá; 29) A anuidade da OAB/MA pulou para R$ 650,00; 30) A obra da subsecional de Imperatriz acumula problemas; 31) Mário Macieira manteve na chapa o ilustre advogado Ulisses Sousa, famoso na Operação Navalha da Polícia Federal; 32) A VAN da CAAMA foi flagrada no final de semana levando turistas para a praia; 33) A OAB quer proibir uma festa de dia das bruxas dos jovens advogando, alegando que a festa tem vínculo com a Chapa de Roberto Feitosa.

  6. Marco voce sabia que a chapa do Macieira quer proibir uma festa de Haloween, promovida pelos jovens advogados?
    Só porque a festa nao é feita pelo execravel Nunes, do escritorio de Macieira, náo pode ter a festa.
    E Afinal, Marco, quando voce vai comentar sobre a omissao da OAB na condenaco da morte do Décio Sá. Omissao do Presidente e crime cometido pelo Pedrosa, da Comissao de DH da Ordem, que achou que Décio devia morrer nas maos de pistoleiros, porque era fofoqueiro.
    E mais: ainda chamou voces jornalistas de Gorilas diplomados. POode?

  7. Concordo esse grupo, comandado pelo Mário Macieira Sarney é mentiroso, são escravagistas que há trinta anos mandam na OAB/Ma, pagando R$ 30,00 por audiência, para os advogados audiencistas, aviltando a profissão de advogado e que não quer largar o osso, é hora da mudança, nada de votar em ficha suja, apanhado na operação navalha, comendo no mesmo coxo do Zuleido da Galtama e que para não ir para a cadeia se escudou em um HC DO CONSELHO FEDERAL DA ORDEM é só para isso que aOrdem serve para eles, defender advogado militante nem pensar, é só a panela, é hora da mudança, A ORDEM É O ADVOGADO, avançar com essa turma e caminhar no cadafalso da forca.

  8. Tudo baboseira política desse grupo que não quer largar o osso, a ESCUTEC é o instituto de maior credibilidade nesse estado, e diferentemente da ENGANOMÉTRICA, não se serve para divulgar interesses obscuros de quem quer que seja.
    A informação é tão verdadeira, que numa tentativa ridícula de tentar tapar o sol com uma peneira, e enganar a opinião pública, divulgam “nota oficial” (???) confusa e que não explica nada, tudo fumaça, como alias tem sido todas as ditas realizações desse tal Mário Macieira Sarney.

  9. A OAB quer enganar quem com essa nota? Os advogados? Faz-me rir! Recebi essa nota por e-mail e vim procurar a tal pesquisa e as matérias, eis que encontrei justamente no blog do Marco D´eça (que ironia), justo eu que havia afirmado não mais visitar seu blog, mas enfim, é algo do meu interesse e não tenho como não me manifestar. Com relação à pesquisa, concordo com a maioria, acredito que este sentimento é quase geral da classe, os protegidos da OAB são os que fazem parte do grupo seleto de amigos e próximos do atual presidente, essa proteção quanto às prerrogativas limita-se a um determinado grupo e não apenas a classe em geral. Lamentável a OAB querer justificar sua inércia através de uma nota, quando na verdade deveria apresentar soluções para os problemas expostos pelos colegas de profissão.

    Resp.: Como você mesmo comprovou, ai ter que voltar aqui muitas vezes. Afinal, aqui você encontra a ínformação analisada e explicada. Mas recebo de braços abertos, querida. Seja bem-vinda. E volte sempre.

  10. É!!! tudo isto que está na pesquisa é a mais pura verdade e sinto na pele está ausência da OAB, hoje é só festa e diga-se de passagem de má qualidade, também com um Antonio Leitão Nunes desse, pense!!!!
    É triste ver minha instituição tendo o epíteto de OABFolia mas é verdade, triste.

  11. Concordo plenamente! A OAB-MA tem uma das anuidades mais caras do país, um absurdo! E o que proporciona aos advogados? Praticamente NADA! O atual presidente só sabe defender prerrogativas de advogados ‘importantes’, como aquele fato que aconteceu em Santa Inês, queria saber se tivesse acontecido com um advogado recém formado se teriam a mesma presteza. Nossa classe não é valorada, a OAB faz uma política voltada à sociedade e acaba esquecendo de olhar para nós advogados. Sinceramente, eu não queria nem votar nessa eleição, mas ainda não decidi o que farei, tenho que analisar os 2 lados. Só sei de uma coisa, o atual presidente só sabe fazer festa, queria mesmo que fizesse valer nossas prerrogativas. A OAB não tem que ficar ‘chateada’ com blog A ou B por postarem pesquisas, acho certo e coerente sabermos o que nossos colegas estão pensando, pelo visto não sou a única a pensar dessa forma.

  12. Caro Deca:

    Há, nesse processo eleitoral, que se ter cuidado no sentido de que a OAB-MA se transforme em instrumento de interesse políticos. A gestão de Mário Macieira sempre se preocupou em evitar a partidarização da entidade. Acho essa postura da maior correção.

    Resp.; Mas há nos bastidores informações de que é do interesse de Flávio Dino a eleição de Mário Macieira, qe disputaria a eleição de deputado federal em 2014. Tneho investigado o assunto há mais de um mês, e tenho observado que há rumo na espclação. seria um aparelhamento da OAB, o que é gravíssimo.

  13. Marco,
    Hei de concordar com voce! Como advogado, sinto na pele a inercia da OAB/MA que so sabe cobrar anuidade, nada mais!
    Anuidade, diga-se, ABSURDA! Uma das mais caras do pais! E o que eles nos oferecem? Nada! Uns cursinhos e umas festinhas de cala-boca!
    Mas isso ha de mudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *