30

O plano oculto de Gastão Vieira…

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, quer ser o sucessor de Roseana Sarney (PMDB) no governo do Maranhão.

Mas ele não diz isso publicamente e nem age como se quisesse.

Ele prefere agir nas sombras, mexendo peças e articulando nos bastidores em busca de viabilização, sem se expor.

Espera, e opera, uma forma de ser ungido.

É o estilo Gastão Vieira de sempre.

E foi ao seu estilo que Gastão Vieira operou na semana passada – ele e seus aliados – uma de suas jogadas para forçar que a candidatura lhe caia no colo, sem esforço.

Partiu dele a história de que a governadora Roseana Sarney havia oficializado, em reunião de um tal “conselho político”, a candidatura do chefe da Casa Civil Luís Fernando Silva à sucessão.

Nem o senador João Alberto, nem o secretário Ricardo Murad, nem o deputado federal Pedro Fernandes; o senador José Sarney ou o ministro Edison Lobão –  e nem o próprio Luís Fernando Silva – ouviram isso de Roseana.

Só Gastão Vieira.

É claro que o candidato preferido de Roseana para o governo é Luís Fernando Silva, e isso até o mais desatento operador do grupo Sarney está cansado de saber.

Mas Roseana sabe que não pode lançar o nome de Luís Fernando agora, sob pena de queimá-lo antes da hora.

Qualquer político com a mínima noção de estratégia sabe que o sucesso de Luís Fernando está ligado diretamente ao sucesso do governo. Por isso, tanto ele quanto Roseana sabem que é preciso aguardar o momento certo.

Mas Gastão Vieira também sabe.

E foi exatamente por isso que decidiu espalhar a suposta definição do nome de Luís Fernando – inventando até o tal conselho político.

Entende o ministro que, com o problema de saúde do colega Lobão, o chefe da Casa Civil passa a ser o nome mais forte do grupo.

Melhor, então que seja exposto logo, a fim de queimá-lo – pensam Gastão e seus aliados no grupo.

Assim, acha que a candidatura lhe cairá no colo na hora certa.

É o estilo Gastão Vieira de sempre…

Marco Aurélio D'Eça

30 Comments

  1. Até q enfim alguém teve coragem de denunciar esses forasteiros, que vieram para cá apenas com o intuito de tirar o pé do lodo. Realmente Governadora e Dr Luís Fernando Silva, tudo q foi dito é verdade, coisas absurdas estão acontecendo por lá. Se mandarem verificar vão constatar que tudo é verdade.

  2. Realmente eu n estou entendendo mais nada, o Gov do Ma em crise financeira? Como pode ser possivel isso? O q Fabio Gordinho mostra é outra coisa. Senhora Governadora, Senhor Luis Fernando acompanhe o q está acontecendo na SEGEP. O prefeito de gravata está derrubando a Secretaria toda, trocando movéis novos por moveis comprados por ele sem licitação, trocando as divisórias em perfeito estado por outras, trocando fiação de telefone e elétrica. Coisa de Louco, nunca vista na Secretaria, e o pior de tudo é q ele faz tudo, faz a solicitação, arruma a empresa, recebe o material (diferente das especificações contratadas). e POR AÍ VAI. NÓS SERVIDORES ESTAMOS ASSISTINDO TUDO SEM PODER FAZER NADA, AÌ SE PERGUNTA: MAGNO estes moveis e divisorias estão em perfeito estado porque vc tá trocando? Ele responde vamos colocar tudo novo. O que vc vai fazer com os moveis que vc tá trocando? Sei lá quem quiser levar pode levar. E assim a coisa Pública vai sendo tratada. Sabemos que a Governadora e Dr Luis Fernando nem imaginam o q está acontecendo aqui. Nós servidores solicitamos q vc encaminhem uma auditoria para cá. Ai nsim a Surpresa será grande.

  3. É meu caro RONALDO COIMBRA, pelo visto o blogueiro não está interessado em esclarecer os fatos e sim criar mais polêmicas…Tb começo a achar que Lobão e Gastão são fichinhas diante dos que aí estão. A nós meros leitores e eleitores cabe a parte mais fácil, ficar de olho e não deixar que outra oligarquia domine nosso Estado. Afinal, Luís Fernado e Cia está em todos os poderes desse estado.

  4. Rapaz, esse Gastão é tão fraco, que Flávio Dino, sem pisar as plantas dos pés na Embratur, faltando no trabalho mais do que Holandinha nas sessões da Câmara, consegue ganhar mais destaque no cenário nacional do que ele! E por ser tão fraco é que só lhe resta criar factoides.

  5. D’EÇA,

    SE O GIL CUTRIM, CRIA DE LUÍS FERNANDO SILVA, FINANCIOU REALMENTE O EDIVALDO HOLANDA JÚNIOR NA CAMPANHA A PREFEITO DE SÃO LUÍS, COMO ESTÃO COMENTANDO NESTA SUA POSTAGEM. EM DETRIMENTO DA CANDIDATURA OFICIAL DO GOVERNO DE WASHINGTON OLIVEIRA!!! FLÁVIO DINO E O GRUPO SARNEY QUE SE CUIDE, POSTO QUE MUITAS REVELAÇÕES BOMBASTICAS AINDA IRÃO PIPOCAR DAQUI ATÉ CHEGAR 2014. E NOVOS CENÁRIOS ELEITORAIS APARECERÃO

    NESTE PANORAMA, O GASTÃO VIEIRA E O LOBÃO SÃO CRIANCINHAS INOCENTES PERTO DESSA TURMA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR. CABE A VC, MARCO DÉÇA, COM O SEU REFINADO TINO JORNALÍSTICO, APURAR A VERACIDADE DESTA ESTÓRIA, COM TODAS AS SUAS NUANCES, PRA NÓS FIÉIS LEITORES DO SEU CONCEITUADO BLOG.

    Resp.: Como você mesmo escreve no comentário, trata-se de “estória”. E “estória” a gente nem leva em consideração.

  6. Gastão Vieira é um ministrozinho chinfrim que em plena era da copa do mundo e olimpíadas no Brasil, não fede e nem cheira. Como tu mesmo diz, não inspira confiança, é sim um mero falastrão que age sorrateiramente para tentar se projetar. É ministro, não por competência (o que foi provado quando era secretário de educação), mas graças as trapalhadas de Pedro Novaes e a influência de Sarney que o guindou ao cargo.

  7. (…)

    Resp.: Não sou dos Correios e muito menos garoto de recados. Encaminhe você ao e-mail dele. Está na coluna.

  8. Eu ja tinha comentado uma vez aqui no blog sobre a possivel candidatura do gastão, e acho um bom nome, conhecido em todo o brasil. O luis fernando é um nome melhor ainda, mas não tem visibilidade nem estadual, só é mais conhecido em são luís e região, as pessoas mais esclarecidas conhecem sua historia, mas as massas não o conhecem.

  9. Lobão nunca mais. Não esqueçam da transformação do pão em ouro. Lobinho seria uma desgraça para o Maranhão.

  10. Estas noticias nasceram nos blogs dos Cardosos citando como fonte o Chiquinho Escórcio, diretamente de Imperatriz. Agora o Gilberto Leda, teu confrade ,tenta esconder que todos estão a servico do Luis Fernando Silva, dando indiretamente o que voces desejam: a certeza que Roseana já tomou a decisão e Lobão já era, tanto que Sarney fou buscá-lo em São Paulo, para diminuir a zanga. Agora, para de sacanagem de tentar atribuir a outros a reacao de Lobão contra Luis Fernando Silva.

    Resp.: Amigo, este blog nunca escondeu que acha Luís Fernnad Silva o melhor candidato do grupo Sarney em 2014. Lobão já passou da idade. Gastão não é confiável. O blog sempre emitiu sua opinião e não se esonde atrás de meias-palavras. E nem age nas sombras.

  11. Todas as “fofocas”sobre a sucessão estadual nascem no seu Blog: “de que Lobão tem medo? “; Gil Cutrim lanca Luiz Fernando; Chiquinho Escórcio, em nome de Sarney Filho, desmente Conselho Politico; Maturidade politica de Luiz Fernando em Imperatriz: Nova forma de fazer politica de Luiz Fernando< tudo, companheiro, que embaralha a sucessão estadual nasce no teu blog e objetiva fortalecer Luiz Fernando. És o desagregador e tentas colocar a culpa nos outros.

    Resp.: Desagregador é quem não consegue unir aliados políticos em torno de si.Quem não cosngue viabilizar uma candidatura de presidente daAssembleia, quem não cosnegue unir a base como candidato a prefeito e quem não consegue, sequer, se viabilizar candidato a senador. Desagregação é coisa de político. Sou jornalista, meu caro. Analiso fatos. Sobretudo aqeles que o políticos preferem deixar nas sombras.

  12. Marco, esse factóide é igual a famosa reunião realizada na ilha de Curupu – que o Luis Fernando foi comunicado que o Lobão era o candidato. Em tempos e tempos, essas falsas notícias nascem em sua coluna

    Resp.: Não seja ridículo. A nótícia a ilha não saiu neste blog. Este blog apenas desmascarou a farsa. E curiosamente, farsa criada pela mesma pessoa de agora. Pesquise e descubra, meu caro, onde sairam estas notas. E verá que o trabalho aqui é desmascarar o que um grupo de políticos – ou apena summ,que age nas sombras – tenta plantar. pesquiese. Vá lá no blog e vê se acha alguma notícia de Curupu. Mas dou a dica: procure no blog do Décio e do Gilberto. E verá de onde sai. E veja também onde saem todasas notícias de Gastão.

  13. Marcos, è claro que você está torcendo por Luís Fernando, e eu respeito sua opinião. Ocorre, que tentar queimar o ministro Gastão, são outros quinhentos. Meu caro, Esse jogo ainda nem começou pois Lobão é osso duro de roer e tem capital político e financeiro pra ir pra briga. Por essas e outras acho que tanto Luís Fernando, Lobão ou Gastão terão a difícill tarefa de juntar o grupo e permanecer no poder.

    Resp.: Eu contei a história todinha no blog, da forma como ocoreu. Se ele quiser contestar o blog está aberto. E então mostrarei as provas de que o Gastão – e aliados dele nas secretarias – estão por trás da queimação. É só ele encaminhar a negativa quebeu public. Junto com a tréplica. É simples assim.

  14. caro marco,
    eu sinceramente espero que isto nao aconteça de gastao vieira ou lobao ser o candidato do governo,pois assim teria que votar no chatodino,apesar de nao ter votado na governadora mais estou gostando de sua administraçao ,espero que luis fernando seja o candidato porque esse sim eu votaria confiante.

  15. Como ocorreu com a eleição de Lobão, épocas passadas, o grupo Sarney vai ter que chamá-lo de novo. Lobão tem penetração em todo o estado, é carismático, sensível, além de político habilidoso. Luis Fernando é um “poste” e nem Lula conseguiu eleger todos os seus postes. Gatão Vieira é fraquíssimo em eleições majoritárias (lembrem da candidatura a prefeito de São Luis…) O problema de Lobão, são dois: a idade avançada e seu estado de saúde atualmente e o seu filho Lobinho, figura detestada e “tolerada” por alguns políticos, principalmente do inteior do estado. Então, acho que Roseana deve começar a pensar em outras opções, outros nomes do seu grupo.

  16. Marco, muito me admira essas informações, afinal quem lançou a candidatura de Luís Fernando como candidato ao governo do Estado publicamente foi o prefeito GIL CUTRIM, em sua festa de aniversário. Lembrando que Gil Cutrim é candidato a presidencia da FAMEM e conta com o voto de Edivaldo Holanda que segundo comentários recebeu apoio financeiro do próprio GIL durante a campanha…Quem será que está agindo de forma ardilosa neste caso?????

    Resp.: Gil Cutrim não é Roseana Sarney.

  17. Marco D’eça,

    Esta disputa entre aliados da governadora com vistas ao pleito de 2014, já era de se esperar. Agora o Gastão Vieira se intitular de o melhor nome do grupo Sarney para 2014? É pura brincadeira. Ele que vivia dizendo publicamente por aí: que neste grupo é o menos prestigiado, que até o Chiquinho Escórcio recebe mais atenções do que ele. Alguma coisa deve ter acontecido meu caro D’eça!!!

    Agora é bom que vocês blogueiros e jornalistas parem um pouco de se pautar em demasia nos assuntos de eleições. E analisem, com urgência, a real situação das secretarias estaduais, pois as mesmas estão falidas! O governo não paga ninguém há meses. Há vários prestadores de serviços e fornecedores no maior desespero, na pindaíba mesmo.

    A coisa está caminhando para uma crise sistêmica. Exemplos: SEDUC, SINFRA, Secretaria de Segurança, UEMA, Secretaria de Igualdade Racial, SECTEC etc.

    Existem secretarias que só pagam após os dias: 10, 20 e 30. Aguardando, supostamente, ser creditado nos cofres do governo os repasses do Fundo de Participação Estadual (FPE), situação muito semelhante a prefeituras falidas do interior do estado.

    A SEPLAN não repassa nada, pois os recursos disponíveis estão escassos e são frutos, na grande maioria, de convênios federais e de convênios estaduais, destinados somente a prefeituras aliadas. Talvez as eleições municipais que se passaram, sejam a causa maior dessa crise financeira.

    O Bringel culpa o Fábio Gondim pela crise e o Fábio Gondim culpa o Bringel! E agora me aparece o Luís Fernando Silva com falácias tentando mostrar que o estado vai muito bem. Justificando, meio desajeitado, a viabilização do famigerado empréstimo de R$ 3,8 bilhões!!!

    Saudações!!!

  18. Deca, seu comentário e insano e tem por objetivo alimentar o serpentuario que abastece seu blog o dep gastao tem serviços prestados e méritos para postular qualquer posto quem aje a sombra e vc com suas conhecidas e industrias intrigas Lucas,

    Resp.: Pois se tem, que assuma publicamente. E pare de agir nas sombras, copmo sempre fez. E não é de hoje, meu caro., Não é de hoje. Eu o conheço bem.

  19. Gastão por Lobão, muito melhor Lobão. Lobão só ficou doente e ja se recuperou. Esse é o páreo: Lobão ou Luis Fernando. Eu acho que dá Luis Fernando, é o que Roseana deseja para ser seu sucessor, ela comanda. Gastão ja foi testado nas urnas de São Luis e teve um resultado medíocre, mesmo com o apoio Roseana.
    Por outro lado, poderia o grupo rachar para o primeiro turno, e ter dois candidatos, mas quem sairia do PMDB ?

  20. TEM QUE SER LOBÃO GOVERNADOR, LUÍS FERNANDO VICE, CHIQUINHO ESCÓRCIO SENADOR E MORREU MARIA PREÁ!

  21. Marco, essa pessoa que se identifica como Adriana no primeiro comentário, só pode ser mais uma funcionária da SEDUC, que deve está morta de medo da ida de Pedro Fernandes pra lá! Digo medo, pq tem muita gente por lá que não gosta nem um pouco de trabalhar, com Pedro vai ser diferente, ou trabalha ou rua, ele não vai pra lá pra passar a mão na cabeça de ninguém, se segurem seus barnaés!

  22. será D’éça,será?
    me tira só uma dúvida se puderes; caso Roseana seja mesmo cassada quem assumiria o governo no restante que ainda falta?

    Resp.: Eu já respondi tanto a esta pergunta…Se ela fosse cassada este ano – o que é improvável – haveria eleição direta, entre os eleitores do estado. Se o julgamento for transferido para 2013 e, eventualmente, ela vier a ser cassada, o presidente da Assembleia Legisaltiva assume o governo. E o vice da Assembleia assume a Casa, com a obrigação de convocar eleições em qaté 90 dias. Eleições indiretas, com apenas os representantes do povo (deputados) votando. Nos dois casos, com exceção de Roseana e seu vice, qualquer cidadão pode ser candidato.

  23. Caro Marco:

    Gastão Vieira é, sem dúvida um político com grande qualificação. No entanto, não inspira confiança nas pessoas exatamente por agir nas sombras. Não se expõe nunca. Assim é difícil alguem acreditar no Ministro do Turismo.

    Resp.: Não se expõe, inclusive, nem para rebater este texto. É capaz de ligar para Deus e o mundo se fazendo de vítima, ams não passa recibo. Mas todo mundo já conhece o estilo Gastão Vieira.

  24. Se você que é voluntariamente filiado ao grupo político que governa o estado está tratando um forte aliado dessa maneira, quem sou eu para criticar?
    Acho, porém, que a indiçacão de quem quer que seja o candidato do governo deva ocorrer o quanto antes. A dita oposição já tem o seu. Queremos aceitar ou não, mas o Lula prestou para mostrar a todos que quem espera a véspera para lançar um nome e só então a ele se dedicar intensamente, opta pela linha mais difícil. A campanha para a sucessão estadual já começou, se Roseana ficar esperando demais pode cair feio.

    Resp.: Só uma coisa a esclarecer, meu caro: não sou filiado a grupo político algum. Aliás, nunca tive qualquer filiação partidária.

  25. Nenhuma novidade se eh vindo do Gastão Vieira, Só esperaria algo tão podre se fosse o secretário Pedro Fernandes o operador do esquema, que nas eleições municipais firmou um acordo secreto com Flávio Dino, basta saber agora que acordo foi esse… Gente do ptb afirmam categoricamente que ele sairá para o Senado com o apoio de Dino. Mais um traidor balaio nas terras do Maranhão.

    Resp.; Não existe esta hipótese. Mas como você se identifica perfeitamente e faz o comentário, está aí para rebates.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *