25

Há um espaço político a ser preenchido, sem passar pelos Sarney ou Flávio Dino…

Do blog de Roberto Kenard

O ano de 2013 será essencialmente um ano político. Nada será realizado sem os olhos nas eleições de 2014.

O que teremos, no Maranhão, em 2014?

Os sinais de 2012 mostram que tudo será feito para fortalecer a polarização entre o grupo Sarney e o grupo de Flávio Dino (PCdoB). Isso é bom para o Maranhão? Não há outros pensamentos políticos que divergem do grupo Sarney e do grupo de Flávio Dino? O que nos pode dizer o resultado da eleição nas duas principais cidades do Maranhão, São Luís e Imperatriz?

Afinal, estamos numa democracia, ou não ?

Parece-me claro que a polarização grupo Sarney versus grupo de Flávio Dino não conforma mais uma ideia hegemônica no Maranhão. Há vastos setores na sociedade maranhense que não se sentem representados pelos dois grupos. Fato. E com os fatos não devemos discutir.

Vejamos alguns deles.

Flávio Dino escreveu que não poderia ser candidato a prefeito de São Luís por questões pessoais. Mas participou ativamente da campanha de Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que foi escolhido como seu candidato e de quem foi, no primeiro e no segundo turno, mais do que o mais forte cabo eleitoral.

E o que se passou em São Luís?

Foram 177.176 eleitores (a soma de votos nulos, brancos e abstenções) que disseram não a Castelo e a Edivaldo Holanda Júnior. Ora, como foi um não a ambos, Júnior teve também, por óbvio, 177.176 eleitores que não quiseram votar nele. Se somarmos, então, com os 220.0850 que votaram em Castelo, portanto, de quem não queria Júnior, teremos a expressiva soma de 397.261 que não fecharam com Flávio Dino e Edivaldo Holanda Júnior.

Há, de forma clara, um vácuo a ser preenchido politicamente.

Em Imperatriz, o grupo de Flávio Dino tentou isolar o tucano Sebastião Madeira. Como Imperatriz é tida como antissarney, contavam que Madeira não teria saída, pois jamais iria procurar parcerias com o Governo do Estado.

Bem aí morreu o Neves. Madeira fez, sim, e não poderia ser diferente, afinal as verbas do Estado não são de Roseana Sarney (PMDB), são da população.

E a população entendeu, daí o resultado: Madeira foi reeleito com 71.878 votos (57,61%). O candidato de Flávio Dino, deputado estadual Carlinhos Amorim (PDT) , amargou um terceiro e vexatório terceiro lugar, com apenas 6.814 votos, muito abaixo da candidata Rosângela Barros (DEM), que teve 39.718 votos

 Como Madeira venceu com larga vantagem, cria-se a falsa ideia de que a eleição foi fácil.

Nada disso, meus caros. Foi a mais difícil eleição: primeiro, porque tentaram isolar o tucano e colar nele a pecha de sarneísta, isso numa cidade tida como a mais oposicionista aos Sarney e que tinha por hábito não reeleger prefeitos. Por aí se tira a importância da vitória de Sebastião Madeira.

Há um detalhe: qualquer pesquisa hoje mostraria que a rejeição a Roseana Sarney caiu consideravelmente em Imperatriz. Madeira teve a dignidade de não esconder que boa parte das obras era fruto da parceria com o Governo do Estado.

O que quero dizer?

Bom, que Flávio Dino não é um nome que se possa desconsiderar em 2014, por certo. Mas o desejo de mudança está longe de ser a bandeira unicamente de Flávio Dino.

Há imenso espaço para um pensamento de mudança alternativo.

Hoje, na oposição ao grupo Sarney, sem alinhamento automático com o grupo de Flávio Dino, há boas forças eleitorais, coisa comprovada com a eleição deste ano.

Essas forças precisam se articular desde já.

Elas podem e devem mostrar que são capazes de se unir em torno de projetos e propostas viáveis ao Maranhão, que não passam pelos Sarney nem por Flávio Dino.

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. Hello! dddaabd interesting dddaabd site! I’m really like it! Very, very dddaabd good!

  2. Marco, agora eu percebí que a matemática passou foi longe dos teus estudos, será que onde vc estudou não tinha essa disciplina? porque a seu raciocinio lógico matem´tico é mediocre, assim como vc escreve sobre as aguas, pegue um livro de Matemática e vá estudar intresecção de conjunyos lá vc vai encontrar a resposta nescessaria para esse absurdo calculo que vc está fazendo, tua nota é zero em matemática. outro raciocinio errado que faz parte da sua santa ignorancia, é levar os votos de abstencção para 2014, sabendo que é uma outra eleição totalmente diferente, pois é uma eleição estadual.

  3. Meus queridos políticos de plantão, não façam ofensas ao jornalista, apenas comentem suas opiniões….. liberdade de expressão, mas quero também deixar minha análise política.

    1. Isso é fato que existe hoje um caminho para terceira via, vimos isso em duas capitais com os maiores eleitorados….. Em São Luis o nome que surpreendeu a todos foi a Deputada Eliziane Gama com 14% dos votos válidos…fenômeno dos votos em São Luis….. e depois em Imperatriz o Madeira…

    2. Ou seja a oposição foi divida pelos próprios que se dizem estrategistas da politica……. seu Flávio Dino e seu Jerry…. ambos planejaram tudo…..mas não contavam com as surpresas da política.

    3. Aí temos no cenário o Grupo de Fãvio e do Sarney…. e que se diga se o candidato for o Luis Fernando isso é sinal que o maranhão terá um excelente gestor que ja provou isso em outras gestões…. já Flávio não tem nada pra mostrar…….

    4. Ficará uma briga entre Dino x Luis Fernando….. abrindo-se um caminho para a terceira via….. que terá muito voto pela simpatia que essa mulher têm chamada Eliziane Gama. com 14% dos votos sozinha, apenas com o PPS 1m33s de televisão fêz o que fêz…. minha gente imagine ela com 3 partidos coligados e com 5m de televisão…… nossa vai surpreender de novo muita gente, só que agora não é só de São Luis e sim do Maranhão.

    Justificativa da opinião……. não sou Assessor de ninguém, apenas analiso de forma coerente a situação que infelizmente se encontra a oposição do Maranhão!!!!

  4. TEM UMA ALTERNATIVA DIFERENTE, MIN ,MIN GOSTA DE GANHAR DINHEIRO,MONEY,DINHEIRO,MONEY, MIN QUER SER BACANA.

  5. o nome dessa postagem deveria ser o bebado e o equilibrista por que assim matava-se 2 coelhos de uma mijada so: o autor e o repercutor desse texto. pensando bem se o titulo fosse no plural incluiria-se o candidato altaernativo aos sarneys e ao dino e eu que sou maluco o suficiente para ler essa loucura e ainda comentar. Dois bebados e dois equilibristas.

  6. dino deve trazer Eliziane pra vice ou senadora negocia com psdb pra trazer madeira ai ele levar…. Se muitos acham q vai ser fácil pra dino se enganam… o orcamento 2013 pru gov. ta mais de 13 bilhões.. luis fernando nao eh fraco sarney elegeu 181 municipios… o povo do ma eh bobo sempre elegeu sarney.

  7. Eliziane tem a faca e o queijo na mão pra se eleger senadora (PPS-PSDB-PP)

  8. O Kenard é o tipo de blogueiro que pensa que sabe tudo e que é o detentor da verdade, fingindo-se inclusive de democrata, atacando a oposição que não lhe paga, mas, no seu Blog, ele só permite publicar os comentários que enaltecem sua “sapiência”. Afora as respostas em forma de coice para quem erra pelo menos uma vírgula.
    Nessa análise fajuta, ele tenta defender uma terceira via, que passaria pelo PSDB, talvez. O mesmo partido que começa a ser desmascarado em São Paulo e outras cidades importantes. Ataca veementemente Flávio Dino, mas defendeu Caostelo durante toda a eleição, mesmo subliminar ou dissimuladamente. Ainda bem que é quase um desconhecido do grande público da blogosfera. A sua forma de fazer jornalismo é a mais covarde e venal possível, não se sustentando para eleitores que ousam discordar de suas (medíocres) opiniões. Desde o segundo turno, não frequento mais seu blog.
    Kenard, você PERDEU!

  9. O bloguista além de português, precisa estudar estatística… Haahahah Que mico! Era melhor ficar calado que falar besteira!

  10. Em 2010 ,Jackson queria plebiscito,Flávio foi lá e melou,agora ele(Dino) quer o plebiscito,parece que alguem vai melar.

  11. Roberto Kenard, escreve ruim que só e ainda sofisma. Eis um sofista a se somar ao outro já manjado, no casi, o blogueiro Deça qualidade.

  12. O pior é que a tal anta infelizmente tá certa, e isto é risco danado pros projetos de Flávio Dino, porque o grupo Sarney marcha sempre unido, e no unidos venceremos, eles tem conseguido se manter no poder ao longo de mais 40 anos.
    O problema é que muita gente desconfia de Flávio Dino, de seus propósitos e neste passo embora não votando nos Sarney também não votam em Flávio.
    O que importa é quem poderá suprir esta lacuna, e se este abençoado terá um discurso, porque essa balela ante-sarney já tá manjada e chata, mas vale à pena, pelo menos agora dá um voto de confiança pra Flávio e ficarmos atentos as atitudes, é preciso que ele amadureça mais, obviamente sem descuidar dos princípios que o aproximam das pessoas mais esclarecidas e que o povo venera. Vamos torcer pra que o poder mude de lugar, isto é salutar, é ótimo para a democracia, mas não fortalecer ninguém ao ponto de torna-lo o novo déspota, um novo tirano, porque políticas meus caros é coisa séria, se você não for um ativista e cidadão vigilante certamente pagará um preço caro pela sua omissão.

  13. Resumo de comentario: Tu é de provocar risos, mas se tratando do velho Leão devorador de maranhenses é bom ficar com o pé atras com ele.. Hoje a familia Sarney esta perdida buscando de todos os meios pra reverter esse quadro deploravel em que se encontra politicamente no Estado.

  14. E você começou a fazer a sua campanha pra 2014 já né?! É isso Marco, defenda seu pão…

  15. Meu caro, vc quer novamente, dividir a OPOSIÇAO??? pq vc nao comenta a ABSTENÇAO DE 27 % DO ENEM/?? entao a culpa é de Flavio Dino? De Sao luís ???????? faça uma pesquisa nas seguintes cidades; caxias, timon. codo, santa ines, ribamar, paço, bacabal, pinheiro, açailandia , balsas.sem falar em SAO LUIS. veja os resultados e vc nao repetiria seu comentario. pode ate retirar imperatriz , mesmo sabendo, que flavio pode ate alcançar uma vitoria na imperosa…. ….

  16. Lá vem outro doido de plantão, se achando um grande analista político. Quem é esse indivíduo? Tem cada anta aqui nessa terra que se acha grande coisa, a ponto de ensinar o povo a fazer política. Vai procurar o que fazer.

  17. Cara acho que tu num faz nada na vida, so fica pensando em politica!!! rsrs Essa foi a leitura mais lúcida, sobre nossa politica, que já nos últimos tempos. PARABÉNS. Confesso que no primeiro turno votei em Tadeu, mas no segundo votei em Castelo, mas por absoluta falta de opção, eu jamais votarei em Flávio Dino e sei que essa eleição de Edivaldo foi só trampolim pra Dino…parabens, mais uma vez..

  18. Vc de novo com esses números, simplesmente pq seu candidato perdeu. Não adianta buscar justificativas para derrotados. Temos que ser objetivos e claros. Ou é o grupo de Flávio Dino ou Sarney, simples assim.

  19. Ora me Poupe, que conta de anta é essa ein?! ele pega 177 mil votos como se fossem todos contra Edivaldo(quando na própria frase diz que esses votos foram tanto para Edivaldo quando para Castelo), o certo seria dividir 177 por 2! Pois os DOIS candidatos foram recusados pelo eleitor(o enunciado por si já é uma contradição), que no final dá uma conta mais do que favorável a Holanda Jr, ele separa elemento do conjunto assim na boa e acha que ninguém vai estranhar!?

    Esse blogueiro babaca tem que saber que em 2014 Madeira vai tá lá juntinho de Dino, quer seja no primeiro turno(mesmo com a montagem de uma tal terceira via, o que nada mais é do que uma tentativa de desarticular a oposição, velha tática de Sarney para ganhar eleições) quer seja no segundo turno.

    2014 tá é longe, ainda ta cedo pra esse blogueiro ficar desesperado, já levou o dele com Edivaldo eleito, por mais que ele fique estribuchando e chorando e fazendo essas contas de quem não estudou a tabuada.

    Resp.: não, estes 177 mil não se dividem por 2…pois se 177 não votaram nem em Castelo nem em Holanda, significa que estes mesmos 177 mil possivelmente não votarão em Flávio Dino em 2014, já que, obviamente, Castelo não estará na disputa…não há como dividir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *