34

A porção política de Luís Fernando…

Luís Fernando, cada vez mais à vontade no posto de coordenador do governo

Visto como um técnico de competência inquestionável até por adversários, o chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, começa a se destacar também na seara política.

Na entrevista à rádio Mirante AM, ontem, ele exibiu todo o conhecimento das nuances de poder ao tratar, especificamente, das eleições de 2014.

O secretário vê, por exemplo, uma vitória maiúscula do seu grupo nas eleições municipais, com a eleição de 173 prefeitos da base do governo e vários outros que, mesmo eleitos por partidos de oposição, mantêm boa relação com o governo Roseana Sarney (PMDB).

– O resultado das eleições para o nosso grupo foi altamente positivo. Dos partidos que compõem a base aliada do nosso grupo, 173 foram eleitos. E há alguns prefeitos eleitos – como é o caso de Sebastião Madeira (PSDB), um parceiro importante, que não é da base aliada, mas que tem sua administração aliada ao governo – que contabilizamos como importante para o nosso grupo. Se somarmos situação como estas, teremos 181 municípios onde, a partir de janeiro, serão aliados de alguma forma ao grupo que está no comando do Estado. Isso significa que dos 217 municípios, em 181 teremos a ação do governo facilitada nessas cidades. E, a partir dessa relação, obviamente, poderemos ter alguma aliança política em 2014.

Luís Fernando também não acredita na hipótese de ruptura do grupo. Para ele, o exemplo de José Reinaldo Tavares, que se afastou depois de eleito – o que resultou na derrota em 2006 – não pode ser usado como referência para 2014.

– O caso que o Maranhão tomou conhecimento é um caso de ruptura anterior ao processo; o grupo se uniu, elegeu o governador, e depois de eleito rompeu. E aí, é claro que, na eleição seguinte, o grupo já não era o mesmo. Mas hoje não há nem um foco de dissidência dentro do grupo que possa comprometer a sua unidade em 2014. Aqueles que acham que o grupo terá mais de um candidato, podem ter a certeza que só teremos um. E, além disso, quem achar que pode ser candidato e for preterido não vai assumir postura dissidente. Pelo contrário, vai apoiar quem for escolhido. Isso sempre aconteceu e em 2014 não vai ser diferente.

O chefe da Casa Civil, e principal representante da governadora Roseana Sarney, também encerrou a polêmica em torno do suposto conselho político, que reprecutiu fortemente na semana passada. “Não existe esse conselho político”, garantiu ele. Neste aspecto, Luís Fernando acenou, inclusive, para o ministro Gastão Vieira, tido como autor da especulação em torno do conselho.

Não ouvi do deputado Gastão nem uma afirmação e  nem uma citação na imprensa de que ele tenha se referido a esse conselho político. O Gastão é um grande amigo, um grande deputado, um grande ministro, um grande técnico. Minha amizade com ele remonta a muitos anos, nunca ouvi o Gastão dizer isso. Li na imprensa essa notícia do conselho político, da definição de um nome e depois de alguns dias a própria mídia atribuindo a ele essa afirmação. Mas ele nunca me disse isso. Eu tive na semana passada uma conversa longa com ele, de tarde inteira, e este assunto nem veio à tona. Mas, objetivamente, não existe conselho político, ele nunca foi instituído.

E por fim, apontou os caminhos para a vitória nas eleições de 2014, considerando precoce qualquer discussão sobre candidatura agora – exatamente como já havia apontado este blog.

– Estamos todos voltados para que o governo do estado possa, efetivamente, ajudar os municípios a saírem da situação em que se encontram. Melhorar o Estado do Maranhão é um desafio que só se vence quando melhoramos os municípios. E a grande preocupação nossa no momento é implantar esse programa Viva Maranhão, do BNDES, articulando com os municípios, alavancando o crescimento econômico nos municípios, reduzindo a pobreza e efetivando as melhorias que eles precisam nas áreas da saúde, educação, infraestrutura. Portanto, falar em eleição 2014 agora não agrega nada no sentido de melhorarmos a performance do governo e de torná-lo ainda mais eficiente e colaborativo com os municípios. Trazendo essa pauta de 2014 para agora, estaremos prejudicando essas iniciativas.

Esta é uma pequena porção do Luís Fernando político.

Que começa a se mostrar além do técnico…

Marco Aurélio D'Eça

34 Comments

  1. ROSEANA SARNEY seu tombo sera muito grande pois
    em 2014 vc perdera a politica vc e inresponsavel vc só faz rouba trabalhar que bom ném pensa até a caida

  2. Primeiro, para alguns babacas que não sabem o que falam. São José de Ribamar é a terceira maior cidade do Maranhão. E conquistou números e resultados (como ficar entre as 10 cidades com maior produção de alimento do país sem ter quase nada de área urbana, como reconhecimento internacional por conta da implantação do projeto Justiça restaurativa…e por aí vai) que dão inveja a qualquer Governo Estadual, tanto que o programa de combate a pobreza do governo é totalmente inspirado nos projetos implantados por Luis Fernando em Ribamar. Agora, se Luis Fernando que fez uma revolução política e administrativa na cidade, foi secretário de várias pastas em vários governos e nunca teve o dedo queimado e, muito pelo contrário, foi aprovado com números e por todos em todos nos lugares que já trabalhou o que dizer de Flávio Dino que nunca administrou nada na vida dele e na oportunidade que tem, na Embratur, falta mais do que Holandinha na Câmara municipal? Deve ser por isso que o próprio Flávio Dino torce para que o candidato seja Lobão. Para que sua pequenice em termos de gestão pública não seja confrontada diante do grande currículo de Luis Fernando, reconhecido por ele próprio.

  3. Primeiro, para alguns babacas que não sabem o que falam. São José de Ribamar é a terceira maior cidade do Maranhão. E conquistou números (como ficar entre as 10 com maior produção de alimento do país sem ter quase nada de área urbana, como reconhecimento internacional por conta da implantação do projeto Justiça restaurativa…e por aí vai) que dão inveja o Governo Estadual, tanto

  4. Alugue uma mansão e coloque ele dentro e seja feliz minha cara leonizia……

  5. Guilherme Mulato,li o seu comentário e gostaria de esclarecer-lhe alguns pontos: 1) quando me referi a opção do grupo Sarney a Luis Fernando quis apenas demonstar que o mesmo tendo desempenhado a função de prefeito na cidade de São José por si só não o qualifica para enfrentar os enormes problemas de São Luís, pois existe hoje pessoas com muito mais know how para isso; 2) Luis Fernado não tem a simpatia e carisma que se fazem nescessário para angariar uma significativa soma de votos para ganhar as eleições; 3) O seu trababalho como técnico em nada tem de diferente com outros tantos que existem no mercado; 4) E finalmente quanto a sua afirmativa que talvez eu fizesse uso de algum tipo de droga, gostaria de lhe que graças a DEUS sou proveniente de uma família que possui rígidos conceitos a respeito de: MORAL, ÉTICA, RELIGIOSIDADE E HONESTIDADE, portanto meu caro nada mais insano pode existir da que as palavras escritas por vc. Talvez esse seu comentário seja mais a indicado para o grupo que supostamente irá apoiar o Luís Fernando. Passar bem.

  6. O Luís Fernando é candidato muito forte , ele tem história e sabe administrar muito bem , foi um ótimo secretario de educação, tirou São José de Ribamar do atraso e o mesmo fará no Estado do MA, ele será o meu futuro governador.

  7. Primeiro, só Lobão tem condições reais de vencer Flavio Dino em 2014. Somente. Segundo, se não for esse, somente Ricardão, como governador eleito pela Assembléia, em caso de cassação da BRANCA, é que teria condições também de se MANTER governador, desde que esteja com a máquina na mão. E por último, mas não menos importante, se eu fosse o Jorge Murad, eu já teria me preocupado com meus CÓRNEOS, pois essa insistência dela tá parecendo mais ser de cunho sexual do que outra coisa. Será que ela é louca, tá louca pelo cara (xonou na do cara) ou simplesmente não enxerga a realidade?

  8. Existe muitos babacas que acreditam em contos de fadas.
    Concordo plenamente com Jane Jople quando fala em administração. Administrar uma cidade como São José de Ribamar que é do tamanho de um ovo é facil, agora um Estado do tamanho do Maranhão e que alcança os piores indices caoticos na esfera Federal tem que ter bastante capacidade e pulso forte, e Luis Fernando ainda não estar preparado pra enfrentar esse grande obstaculo.
    Dentro da familia Sarney existe o politico Senador da Republica Ministro de Minas e Energia Edson Lobão que tem respaldo, copetencia e experiencia no assunto esse sim é FERA sabe fazer. Agora o Secretario da casa civil Luis Fernando ainda tem muito chão pra caminhar e aprender com os demais.
    Como a população estar no clima de mudança querendo
    novos nomes no senario politico, a Familia Sarney estar apostando todas as fichas no Secretario Luis Fernando e Vão quebrar a cara.

  9. Conceição Andrade, grande político! Pelo amor de Deus!!! E quem diz que Ribamar não foi uma escola política importantíssima para Luis Fernando não tem a menor ideia do que está falando. Só o fato dele ter destruído dois grupos antológicos que lá existiam e tornar-se o grande ídolo político do município já fala por si só. Mas tudo bem, esqueçamos Ribamar. Luis Fernando foi secretário de Educação do Estado e de Desenvolvimento Social nos governos de Roseana e José Reinaldo; trabalhou na Casa Civil no Governo Lobão e foi um dos coordenadores da equipe de intervenção de Caxias; com pouco mais de 21 anos foi secretário adjunto de Educação e com menos de 25 anos liderou a construção do Conjunto Maiobão… e por aí vai o currículo de Luis Fernando em cargos políticos, isso para não falar de cargos técnicos onde ele assumiu por meritocracia. E dizer que a administração de Ribamar não foi um primor, perguntem para os prefeitos que estão visitando o município se há algo parecido em qualquer outro município do Maranhão?

  10. Marco,
    Tecnicamente muito bom!!! Governou apenas São José de Ribamar, que não é nenhum primor!!! Secretário do melhor governo de Roseana, que também não é nenhum primor!!! Como secretário fez o que memso?!?! Pelo governo sem sal da sua chefe?!?!

  11. BARBOSA, a eleição para governador em 2014 tem tudo para ser de alto nível, entre Luís Fernando e Flávio Dino. E ambos não tem carisma. A empáfia está relacionada ao fato de ser um técnico, ou por acaso, Dilma Roussef era a popularidade em pessoa? (Ah, e tive a oportunidade de assistir a uma palestra do Luís Fernando, no final fiz uma pergunta, comentei algo com ele e ainda tirei foto, não me pareceu arrogante.)

  12. Com esse o Maranhão terá grande chance de melhorar seus indicadores sociais.

  13. O Décio Sá esculhambava o Luis Fernando. Dizia que ele incompetente, que detestava político, tratava mal os deputados, chegava atrasado nos eventos, enfim vivia secando o cara, avisava que ele ía cair e coisa do tipo. Agora vem o Marco Deça a mostrar outra pessoa. Quem mente mais, você ou o finado Décio Sá?

  14. Acredito que as cartas estão sendo postas á mesa numa grande articulação rumo ao Palácio dos Leões e que nossa Governadora juntamente com seu grupo irá escolher o melhor candidato para sua sucessão, concordo também que um bom candidato tem que reunir vários itens tais como:popularidade,carisma,inteligencia etc… no entanto prefiro votar em alguém serio, que não seja de tapinhas nas costas,nem um falso moralista ou um arrogante enrustido,prepotente um candidato oba oba. Quero poder votar nas próximas eleições em alguém que realmente represente o novo. Luís Fernando reúne todas as qualidades e itens necessários para marcar um novo jeito de fazer política no Maranhão.

  15. ESSE AÍ NÃO EMPLACA NEM AQUI NEM NA CHINA… TEM CHEIRO DE SUJEIRA DOS SARNEYS NELE TODO… FALA MAL DELE MARCO D’EÇA COMO VC FALA DE FLÁVIO DINO E EDIVALDO JR… FALA E OS TEUS DIAS DE BLOGUEIRO TERMINARÁ MUITO MAL… VC SABE O QUE ACONTECE COM QUEM DESAFIA OS QUE DOMINAM ATÉ HOJE O MARANHÃO…

  16. Marco
    Luís Fernando não tem histórico político. Só Ribamar não o qualifica. Histórico político tem Sarney, Lobão, Roseana, Gastão, Conceição Andrade e tantos outros ilustres maranhenses. Por outro lado não conheço suas propostas. Isso não significa que ele não tenha gabarito para ser governador, desde que se aproxime do povo, que é quem vai dar o veredicto final.

  17. Marco
    Conheço o Luiz Fernando desde os tempos das Gerencias. É realmente competente como técnico, mas para ser governador precisa ser popular e isso ele não é. Sua arrogância e empáfia afastam o eleitor. Não tem carisma e, quando no poder, muda de comportamento em relação ao povo mantendo uma distância considerável que o eleitor já percebeu.

    Resp.: Uma pena se alguns eleitores votam em carisma, não em propostas e histórico político

  18. Li o comentário da Janis Joplin, e pensei, tá sob o efeito de heroina, cocaina ou diamba?… Pra ter escrito essa bobagem minha amiga, so muita droga… Nao vai exagerar e morrer engasgada no proprio vomito mais uma vez.

  19. São Luis não é São José de Ribamar. Até pq nosso Santo é mais forte. E o cargo em questão é para governador não para Prefeito, por isso a comparação entre os municipios foi desnecessária.
    Luis Fernando é o mais comprometido e competente para assumir o Governo.

  20. Esse nao chega em lugar algun,ainda nao conbinou com o povoKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  21. Conheço o seu trabalho quando esteve no comando do município de São José de Ribamar e a gora a frente da casa civil, de já ele tem nohal para cumprir a missão de substituir a Governadora e dar continuidade ao seu trabalho, pois o governo tem muita aceitação em todos os rincões deste Estado, até naqueles em que as prefeituras são opositoras.

  22. Esse aí não ganha nem pra presidente de escola de samba. Se Roseana optar pelo mesmo vai perder as eleições para o govêrno do estado. São Luís não é São José de Ribamar.

  23. Caro Derça,peço-lhe que apure e denuncie o derespeito e a humilhaçao que os funcionarios da empresa transporte marina ltda, que faz linha socorrão 2, tropical santos domunt, tajacuaba e outros, está obrigando os motoristas e trocadores a lavarem os onibus no termino de serviço e nas trocas de turnos com isso diminuir custos.contrariando as leis trabalhista deste país.

  24. Marco, muda essa tua foto da capa. Ta com uma cara de do mato.

    resp.: Já estou providenciando a atualização da capa do blog, meu caro. E a foto será mudada nos próximos dias.

  25. Este é preparado para assumir o futuro governo do maranhão. O maranhão precisa de algo novo e preparado. O Luis Fernando é novo deste grupo, competente, conhece o estado todo, sabe o que o estado está precisando. Boa sorte Luis nesta batalha.

  26. Este é um político preparado para assumir o futuro governo do nosso Estado. A região tocantina está conhecendo cada dia este político tão importante deste governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *