9

Toda minoria tem um dia só seu

Por Aline Alencar

Um vídeo que anda circulando na rede social facebook, mostra 40 segundos de um entrevista realizada com o ator Morgan Freeman para uma emissora de TV dos Estados Unidos (veja aqui). Na entrevista, o ator é questionado sobre racismo e preconceito:

Mike Wallace: O que acha sobre o mês da consciência negra?

Morgan Freeman: ridículo

MW: Por quê?

MF: minha história inteira confinada em um mês?

A resposta do ator só confirma que o preconceito de verdade está em reservar uma data especial a um povo com uma imensa história que merece divulgada. Não só mostra isso, mas também prova que toda minoria possui um dia só seu: dia da mulher, dia do índio, dia da consciência negra e o mais recente dia mundial do orgulho gay.

Quanto mais oprimido um seguimento, mais ações específicas serão feitas a ele com a noção de inclusão. Só que isso não é inclusão, como disse Freeman, é confinamento. São 40 segundos da verdade mais profunda que muitos preferem não enxergar. É preciso expandir horizontes e percebemos que já que todos participam de um mesmo Estado, todos têm sua importância na construção da velha e nova história daquele lugar.

Criar um dia não irá fazer com que aquele que esteja fora das minorias se interesse, compreenda e, o mais importante, aceite de fato a convivência. Criar um dia, parece homenagem, mas é como se lembrasse a cada minoria o seu lugar e que, de lá, ela não deve sair.

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. Mas sarará, isso não tem nada haver, a data é para lembrar a luta de Zumbi pela iberade do povo oprimido. O preconceito existe e sempre vai existir o problema é que tem muita gente doida com a negritude em alta no país.

  2. Mas pra chegarmos a esse entendimento de interação é necessario termos cultura, e cultura é educação.
    Agora nessa questão de minoria tu és um verdadeiro Dramaturgo, vc consegue arrancar risos e lagrimas ao mesmo tempo dos seus leitores meu caro senegalês.
    Minha Mãe és de tudo mais importante na minha vida no entanto ela tem o seu dia, como também existe o dia dos pais, o dia do trabalhador etc…. Então todos nós somos minorias. Acho que essa postagem nada mais é do q um assunto que a sociedade ensiste em não esquecer e jogar fora no lixo, e assim termino com Sandra de Sá que é loira não.

    resp.: meu querido, a frase: toda minoria tem um dia só seu difere de todo dia especial é uma minoria, leia com mais atenção e entenderá

  3. Mas pra chegarmos a esse entendimento de interação é necessario termos cultura, e cultura é educação.
    Agora nessa questão de minoria tu és um verdadeiro Dramaturgo, vc consegue arrancar risos e lagrimas ao mesmo tempo dos seus leitores meu caro senegalês.
    Minha Mãe és de tudo mais importante na minha vida no entanto ela tem o seu dia, como também existe o dia dos pais, o dia do trabalhador etc…. Então todos nós somos minorias. Acho que essa postagem nada mais é do q

  4. Aline, eu tenho exatamente o seu biotipo e somente por volta dos 18 anos acordei para o fato de ser negro. É aí que está a questão principal, a maioria dos afrodescendentes não se reconhece como tal. Algumas reividicações mais radicais como um mês inteiro de conscientização serve mais para que a população se reconheça do que seja reconhecida pela “maioria”. O que você chama de minoria representa no mínimo 40% da população brasileira, mas não ocupa os espaços que lhe são devidos. A resposta do Morgam Freeman reflete uma sociedade que se reconhece com suas diferenças raciais , diferentemente daqui, onde se inventa gracejos como “moreno jambo”. Lá os negros são realmente tratados como tal, mas estão presentes em todos os espaços como médicos, advogados , generais e até presidente da república. Lá as ações afirmativas já contam mais de 30 anos, enquanto aqui ainda estamos discutindo . discutindo, discutindo …

  5. Escreve-se a palavra “segmento” com G mudo. Prefiro acreditar que foi erro de digitação. Entretanto, é muito comum as pessoas escreverem essa palavra assim: SEGUIMENTO.
    O texto, em sí, é muito bom.

  6. Post assim é de arrazar, vais causar ciúmes no teu empregador, já que ele escreve coisas vazia, conjecturas, baseando-se em palpites, você é mais vc, parabéns pelo post.

  7. Pesquisei na net e encontrei o seguinte resultado:

    “Se o sentido for o de parte, setor, é “segmento”: “os segmentos religiosos”, “os segmentos da sociedade”, “o segmento de eletrônicos”, “o segmento de lazer”.”

    ““Seguimento”, com “-gui”, é da família de “seguir” e, por isso, significa “o ato ou efeito de seguir”: “Sua boa administração não teve seguimento”.”

  8. Vc está de parabéns. Essa é uma realidade que deveria ser enxergada por todos que se dizem inclusos numa “minoria”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *