18

ENEM: pior escola do Brasil tem até salas climatizadas

Do blog de Gilberto Léda

O resultado do ENEM 2011, que apontou três escolas do Maranhão entre as cinco piores do país, revelou um dado curioso.

O Centro de Ensino Médio Aquiles Lisboa, em São Domingos do Azeitão, com média 383,71, é a pior escola do Brasil. Mas (pasmem!) é uma das mais bem estruturadas da rede pública estadual de ensino.

Segundo apurou o blog, a escola conta com sete salas de aula, todas climatizadas, e boa estrutura física.

Conclusão óbvia: há que se investir mais na qualificação dos profissionais de educação – melhor remuneração também pode ajudar – e no reforço do aprendizado na base, o ensino fundamental. (continue lendo aqui…)

Marco Aurélio D'Eça

18 Comments

  1. Que vergonha, meu Deus. Mais um destaque negativo para o Maranhão. E pensar que já tivemos Presidente da República, ministros e outros figurões bem posicionados na República.

  2. Não adianta jogar a culpa no aluno, no professor, no diretor, a culpa ta é nos governantes desse estado que não tem nenhum compromisso com a educação do nosso povo. eles querem ver o povo é analfabeto, batendo na porta deles pedindo uma esmola, suplicando um prato de comida ou uma senha pra ir comer no restaurante popular e não é por ai, temos que ter uma educação de qualidade, pra podermos estar capacitados pra fazermos qualquer concurso público e passar pra podermos dar-mos uma vida de qualidade pra nossas famílias. Não adianta termo escolas refrigeradas se não temos um plano de educação voltado para a educação do povo.

  3. Há de se louvar o esforço da gavernadora em implantar ‘uma revolução’ na educação maranhense.

  4. É preciso criar a cultura da meritocracia para os profissionais da educação. Só vemos lutarem por aumento de salário.

    Desafio os profissionais do magistério do maranhão a melhorarem em 100 posições as suas atuais classificações.

    Caso topem o desafio não tenho dúvidas que a associação comercial não se furtarem em coordenar uma premiação de estimados uns R$ 100.000,00 a serem distribuídos para as escolas públicas que conseguirem este feito.

    Vão dizer, como sempre, que a culpa é do governo.

  5. A MAIOR RIQUEZA DO SER HUMANO É A EDUCAÇÃO, NO ENTANTO O MAIOR CULPADO SÃO:A FALTA DE QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS, MELHORES SALÁRIOS, E PRINCIPALMENTE A BASE DO ENS.FUNDAMENTAL.

  6. A educação como política pública parece não ser a mais importante a nenhum governo é sempre colocada em terceiro ou quarto plano, não há o mínimo de interesse em desenvolver um projeto de educação focado nas necessidades regionais, haja visto que já tentou-se inúmeros deles e nada resultou de concreto e eficaz neste sentido. O que falta mesmo é um investimento maciço nesta política que iria desde as reformas físicas, Sistemáticas de ensino, e um Investimento profundo nos quadros de professores, passando aí por uma melhora considerável de salários fortalecendo assim esta tão sofrida classe e causando uma grande valorização profissional. E não um faz de conta como vem sendo feito a décadas.
    Olha para quem já leu o livro “A utopia do Brasil” da editora SOLER em seu capítulo 16 que trata da “Reforma na Educação” existem idéias completamente aplicáveis e que poderiam sim dar certo conosco.
    Caro Marco Aurélio, olha que denigrem a educação no Maranhão até a nível nacional já chegamos e parece que nem Governo do Estado e nem a Assembléia Legislativa conseguem sair dessa letargia política que os mantém inertes.
    Boa vontade, é assim que vejo estar faltando em nossos governantes e em toda classe política de nosso estado.

  7. tem que se verificar, em que grau de responsabilidade foi feita a pesquisa? e as maqueagens, como foi aplicada as provas, acredito que as piores realmente, é que foram as melhores, vamos abrir o olho.

  8. Para um bom entendedor poucas palavras bastam.
    Conclusão óbvia: há que se investir mais na qualificação dos profissionais de educação – melhor remuneração também pode ajudar – e no reforço do aprendizado na base, o ensino fundamental.
    Estamos esperando ansiosos por essas melhoras, qualificção e remuneração, concerteza daqui para frente essa mudança vai ser enorme pois a Governadora fez um grande emprestimo bilhonario que dar pra ser investido na Educação.

  9. Meu caro, os ar condicionados poderiam ser até de ouro cravejado de esmeraldas, com um computador de ultima geração para cada aluno, mas com esse salario do fome pago ao professor fica dificil. Tempos modernos de charlin chaplin assista e entenderás.

  10. marco, vc não publicou meutexto sobre a educação por saver o que está escrito é a pura verdade com relação ao ensino publico no nosso estado, por essas e outra omissóes é que pagamos caro, os homens que podem ajudar a população a questionar preferem ficar no anonimato e deixar tudo do jeito que está

  11. Das 10 (dez) piores escolas do Brasil, 5 (cinco) estão no Maranhão do Governo da Sra. Roseana Sarney. Precisa dizer mais alguma coisa. Simples assim.

  12. Nem só de tijolos se faz a escola, mas sim de educadores capacitados e bem pagos, somado aí, com alunos incentivados a obsorver os conhecimentos.

  13. A estrutura material da sala de aula é uma das condicionates para se desenvolver um ensino-aprendizado satisfatorio, porém tem outros fatores essencias que as politicas eucacionais adotadas pelo estado não condiz com a realidade dos problemas que passa hoje o ensino publico na nosso estado, aí vou comumgar com os blogueiros, que nesta area educacional ten que haver uma parceiria institucional entre os governos, porque o problema não surge no ensino medio, disso tenho a plena consciencia. os alunos são vitimas das incompetencias de gestores que não tem compromisso com a educação atraves de processos avaliativos falidos o so conm até o ensino medio sem saber nada.

  14. Amigo, o problema não tá no aluno, mas no professor que tambem nao teve uma boa formação. Portanto, a incompetencia do nao saber se propaga. Tente assistir uma aula de Portugues ou matematica desses professores e ai voce encontrará o resultado da equação…..Aconselho, que toda vez que fizer a prova do enem, os professores da mesma turma seja submetido a mesma prova…….

  15. ESSE É UM PERFIL RUIM QUE O BRASIL CONHECE DO MARARNHÃO A EDUCAÇÃO…É UMA PENA JÁ PASSARAM
    TANTAS FIGURAS IMPORTANTES NA PASTA, MAS NÃO CON
    SEGUEM DECOLAR A PASTA DA EDUCAÇÃO…FICANDO ASSIM SEM RUMO PARA O FUTURO…E AGORA ESTOURA
    OUTRA BOMBA A UEMA PODERÁ PARÁ POR FALTA DE
    REPASSE AOS SEUS FORNECEDORES…A SEGURANÇA…AOS
    PROJETOS DARCY RIBEIRO E A UEMANET…É UM SITUAÇÃO QUE VAI DO BÁSICO AO SUPERIOR…VAMOS DESCOBIR ONDE ESTÁ A FALTA DE SENSIBILIDADE PARA
    COM A EDUCAÇÃO DO POVO DO MARANHÃO…É PRECISO
    QUE A POPULAÇÃO COBRE MAIS DOS PODERES REVERTER
    ESSA INADIPLENCIA COM A EDUCAÇÃO…UMA FOTO E UM FATO NEGATIVO DO ESTADO PARA SEU POVO E PARA O BRASIL

  16. ÀS VEZES A ESCOLA É BOA E O PROFESSOR NÃO PRESTA! ÀS VEZES A ESCOLA É BOA, O PROFESSOR É BOM E A FAMÍLIA E O ALUNO NÃO PRESTAM. ISSO TUDO SÃO CONSEQUÊNCIAS PASSADAS DAS NOSSAS ESCOLHAS, UM PAÍS QUE ANALFABETO VOTA, O VOTO É OBRIGATÓRIO E POLÍTICOS DE BAIXA ESCOLARIDADE SÃO ELEITOS..É DE SE ESPERAR OOOOQUUUEEE!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *