Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Macroplan é especializada em cenários de longo prazo…

Empresa contratada por Edivaldo Júnior (PTC) tem estudo sobre aproveitamento dos royalties do petróleo e avalia aplicação dos recursos do no setor da Educação

A Macroplam Consultoria, desde ontem anunciada como contratada pelo prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) para auxiliá-lo na montagem de um plano de governo – até agora inexistente – é especializada em cenários de longo prazo para empresas, prefeitos e governadores.

A história de que a empresa irá ajudar no choque de gestão de Holandinha, portanto, não se sustenta. O trabalho da Macroplan é mais demorado, com efeitos para mais de uma década.

No próprio site, a empresa oferece como “Produtos e Serviços” para empresas e governos,  a montagem de “Cenários”, o “Planejamento Estratégico”, “Gestão Estratégica Orientada para Resultados” e “Alinhamento Organizacional”. (Veja aqui)

Um dos estudos mais recentes da Macroplan analisou cidades que já recebem royalties do petróleo – no período entre 2000 e 2010.

– A vasta maioria dos municípios — cerca de 88% deles — registrou crescimento demográfico superior ao de seus estados e, em quase a metade das cidades pesquisadas, houve aumento no número de pessoas vivendo em habitações subnormais, entre 2000 e 2010, sendo que nove delas tiveram um crescimento maior que 100% nesse indicador – diz um ponto do estudo .

Caso a presidente Dilma Rousseff (PT) sancione o projeto de distribuição de royalties nos moldes em que foi aprovado na Câmara, São Luís receber já a partir de 2013, algo em torno de R$ 27 milhões a mais de transferências regionais.

Holandinha já anunciou que pretende aplicar todo o recurso na área de Educação. (Reveja)

Neste ponto, é importante a consultoria da Macroplan.  Leia o que ela diz a respeito dos investimentos em Educação nos municípios que já reebem royalties:

– No terreno da educação, apesar do desempenho no país ter melhorado, de acordo com o Índice da Educação Básica (Ideb) deste ano, os esforços para avançar nos municípios pesquisados pela Macroplan conseguiram produzir apenas pequenas mudanças nos anos iniciais do ensino fundamental. (Leia a análise completa do estudo Macroplan aqui).

Edivaldo Holanda Júnior deve anunciar o acerto do contrato com a Macroplan provalvemente esta semana.

Se ele decidir aparecer publicamente…

Sair da versão mobile