19

Pesquisas: oposição não deve comemorar…

Flávio Dino: natural que largue na frente…

Dois blogs alinhados à oposição maranhense – de Luís Cardoso e de César Bello – analisaram, ontem e hoje, respectivamente, os números da pesquisa contratada por aliados do PCdoB e divulgada domingo no Jornal Pequeno.

E ambas as análises são cruéis com o “já ganhou” encorpado no perfil de Flávio Dino (PCdoB) e aliados.

Lembrando que a pesquisa foi divulgada 19 meses antes das eleições de 2014, César Bello começa destacando o mesmo cenário, em 2005, quando a então senadora Roseana Sarney (PMDB) liderava a disputa para o pleito de 2006.

– As pesquisas do Instituto Amostragem mostram Flávio Dino eleito com 62% das intenções de votos, 19 meses antes das eleições para o governo do Maranhão. As pesquisas em 2004, dois anos antes das eleições de 2006 mostravam Roseana Sarney com 75% das intenções de votos. O tempo de dois anos produziu o efeito “carne de porco”, reduzindo drasticamente o percentual favorável à Sarney – ressalta Bello. (Leia aqui a íntegra do texto)

Mais debochado, Luís Cardoso compara o levantamento do Instituto Amostragem à piada do burro falante: 

– Pesquisa de intenção de votos faltando quase dois anos para a eleição é como a piada contada por um esperto que pegou dinheiro do rei prometendo fazer o burro falar após dez anos. Na cabeça do esperto, em dez anos, o burro (ou ele próprio) já terá morrido e o dinheiro do rei, já era.

Luís Fernando: percentuais altíssimo, mesmo sem estar definido como candidato

Os dois blogueiros reconhecem na mesma medida um ponto do levantamento: o fator Palácio dos Leões tem peso importante na disputa pelo Governo do Estado.

Luís Cardoso lembra não ser surpresa para ninguém a liderança folgada de Flávio Dino – afinal ele está em campanha desde 2010, quase onipresente na peleja política do estado. Os próprios líderes sarneysistas reconhecem que o comunista largará na frente em 2014, embora apostem na força do grupo para virar o jogo na hora certa.

Sobre isso, diz Luís Cardoso: Flávio Dino deve ter muito cuidado para não se empolgar tanto com os números da Amostragem, pois, a pesquisa feita por ele próprio mostra que, embora o grupo Sarney não tenha definindo um candidato, seus nomes postos mostram-se com evidente consolidação. Edison Lobão com 31,92%; João Alberto, com 23,31%; Luis Fernando, com 20,15% e até Gastão Vieira (PMDB), com 16,23% é uma prova da força do Grupo Sarney que tem à disposição vários nomes, ao contrário de Flávio Dino, que é candidato único.

O blogueiro arremata em seguida: Qualquer que seja o nome escolhido pelo governo, todos os outros transferirão uma parte do seu percentual para o escolhido, isso para não falar da força eleitoral da própria governadora Roseana Sarney.

César Bello conclui o pensamento com uma provocação, ao seu estilo irônico:

– Que ninguém se engane ou esqueça os fatores “Carne de Porco, que depois de frita fica reduzidíssima”, o efeito picolé( o candidato(a) desmancha-se no momento das eleições) ou o fortíssimo fator “Palácio dos Leões”. Dizem os entendidos que assim como cavalo não desce escada, o Palácio dos Leões não perde eleição.

Esta é a leitura do momento eleitoral maranhenses na visão dos próprios blogs não alinhados ao Palácio dos Leões.

Afinal, mais do que ninguém, eles conhecem a fundo o grupo de oposição hoje capitaneado por Flávio Dino.

E sabem o que dizem…

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. So vooces bogueiros alinhado ao governo do estado pra dizer que esse macaxeira versao II nao esta fazendo politica. Mesmo assim nao vai adiantar a taca vai comer é Flavio Dino 65!

  2. SO LEMBRANDO Q EM JANEIRO DE 2010 APOS A ELEIÇAO DE GOVERNO TEVE UMA PESQUISA PARA PREFEITO NO QUAL FUI ENTREVISTADO,E NELA CONSTAVA O NOME DE EDIVALDO HOLANDA JUNIOR,NA ÉPOCA EU PERGUNTEI A ENTREVISTADORA E ESSE TAL DE EDIVALDO COMO ESTAIS NESSA PESQUISA NO MOMENTO A MSMA SE RECUSOU A FALAR,LOGO DEPOIS DA MINHA ENTREVISTA ELA DISSE,NAS MINHAS ENTREVISTAS ELE TA BEM,NO FINAL O Q DEU ELEIÇAO GARANTIDA DE HOLANDA,NA ÉPOCA O SENTIMENTO DE MUDANÇA ERA VISIVEL,RESSALTANDO Q NESSA PESQUISADE AGORA 83% QUER MUDANÇA,NESSE CENARIO FLAVIO DINO SIGNIFICA A MUDANÇA

  3. Luis Fernando ganha e com uma diferença grande. Flávio Dino continuará sem mandato e fazendo média para quem não o conhece.

  4. Isso é só especulação, os blogueiros não tem nADA PRA ESCREVER, escrevem besterol, quem o maluco que vaí comemorar um percentual ao seu favor de uma eleição que acontecer só em 2014, eu já te falei tu estás fazendo campanha para o FLAVIO, gratuitamente, isto é porque o nome dele está sempre nas redes sociais, pede para ele te levar para o evento no qual ele vai ser o orador, ver se vc aprende alguma coisa, porque vai escrever idiotisse assim, lá em Kuerocu

  5. Se Luís Fernando, sem ser nem candidato, faltando dois anos para eleição já tem 20./., imaginem se ele for candidato…

  6. Fico feliz com o desempenho do Luís Fernando nesta pesquisa, pois naturalmente e sem alardear que pode ser candidato do grupo da Governadora recebe espontaneamente uma boa porcentagem de indicação referente ao seu nome na corrida rumo ao Palácio dos Leões.vale lembrar que o Zé Noel quando foi candidato ao Governo tinha apenas três porcento de indicação para governador, Roseana e todo o seu grupo o elegeu e o que falar da nossa Presidente Dilma que capitaneada pelo Presidente Lula venceu as eleições do eterno candidato a presidente José Serra. Luís Fernando tem um bom histórico politico e com com certeza é um bom nome para governar nosso Estado

  7. O povo do maranhão estão tomando conhecimento dos desmandos desse desgoverno que ai está implantado, as redes sociais está cada vez mais chegando onde o grupo sarney não pode tirar do ar, e estão ficando cada vez mais esclarecidos.

  8. GOSTEI DO POST, COM DETALHE DA CARNE DE PORCO E O EFEITO PICOLÉ…PURA VERDADE..AINDA VAI ROLAR
    MUITA AGUA POR DEBAIXO DA PONTE

  9. E esses blogueiros conhecem mais do que ninguém a arrogância desse comunista chamado Flávio Dino. Por isso, sabem perfeitamente que ele vai chorar de novo em 2014. Chora neném, chora… e não vale levantar dedo para juiz não!!!

  10. O LUIS FERNANDO É O NOVO MAX BARRO, NA HORA H ENTRA OUTRO MACAXEIRA, ENTÃO DEVE COMEMORAR PORQUE VAI SER MOLEZA, É DINO NA CABEÇA 2014, O DINO VAI VARER ESSA DESGRACEIRA QUE ESTÁ AÍ.

  11. O fim de vocês se aproxima. Faltam só dois anos.

  12. E A FAMILIA TODA EM FAVOR DO FLAVIO OU E ARRASTÃO,EU NÃO VOTO NO PT E NEM NO PMDB, SAI DESSE PT BIRA.

  13. é por isso marco que temos opiniões desencontradas. lembro-me como se fosse hoje, césar bello postou no blog dele seu nome com integrante da folha da bia, qual foi seu comportamento? desqualificou o blogueiro e nunca o citou como referência, agora, o mesmo césar bello, ferido pela derrota de castelo, emite sinais contrários a empolgação da oposição que apoia flavio dino. e qual foi sua posição, de imediato posta como referência o césar bello, onde está a coerência? agora o cesar bello presta? sei que vc vai reponder que ninguém pode falar nada de flavio que vem logo a patrulha em cima, a questão não é essa, é só a coerência, nada pessoal, onde está a condição cristalina da noticia, sem raiva, sem pessoalidade ou será que chatô, aquele que se vendia, deixou discípulos, com a frase tipica, É TUDO SEM ESCRÚPULO, desde que eu ganhe.

    Resp.; Há vários textos do César Bello reproduzidos neste blog. Dele, do Kenard, John Cutrim, do Cardoso, Robnert Lobato, Gilberto L´da, Jorge Aragão, dentre vários blogueiros. O blog reproduz – com o devido crédito – tudo o que considerar de acordo com a sua linha de pensamento.

  14. Nós que fazemos parte da historia do MA através do voto não vamos descansar até o dia D pedindo que o candidato do nosso governo seja o senador Edson Lobão ou Jõao Alberto para representar a livre democracia deste Estado, Luis Fernando é para o futuro.
    Nós somos vermelhos,,,,,,agora é FDFDFDFDFDFD

  15. Fico muito feliz com a projeção do Luís Fernando,pois o mesmo nunca si colocou como o único nome do grupo da Governadora na disputa pelo Palácio dos Leões,vejo que as pesquisas onde seu nome aparece mostram espontaneidade dos que o indicaram, acredito que ele está no caminho certo lembro do Zé Noel ruim de voto que nas pesquisas aparecia com apenas três porcentos e o Grupo Sarney unido o elegeu,sem falar da nossa presidente Dilma que teve como seu cabo eleitoral o ex presidente Lula,Luís Fernando não será um fardo para o grupo pois tem uma brilhante carreira política coroada como o melhor prefeito que o Maranhão já teve nos últimos tempos.

  16. É hilario falar em blog alinhado com a oposiçõa. E quem não é alinhado com o sistema?

  17. o governo do estado tem que jogar muito dinheiro pra prefeitos do interior, a coisa ta feia pra oligarquia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *