28

Quem é quem entre os cotados para o governo Holandinha…

Holanda Júnior já tem um esboço de secretariado

Há muita especulação sobre o secretariado do prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC). Mas, mesmo nas especulações – a despeito dos puristas – há sempre o que se filtrar de informações.

Este blog faz hoje um apanhado do que já surgiu em termos de nomes para a gestão holandina e o perfil de cada um.

Roberto Rocha: vice-prefeito eleito, deve mesmo ser o secretário de governo, espécie de chefe da Casa Civil do governo municipal.  Tem experiência, prestígio e autoridade para o posto.

Rose Sales (PCdoB): A vereadora é cotada para a Secretaria de Educação, mas enfrenta resistências no próprio partido, que prefere o professor Geraldo Castro.

Rodrigo Marques: Membro da Comissão de Transição, é outro cotado para o posto de Secretario de Educação. De uma forma ou de outra, exercerá forte influência no futuro governo.

Helena Duailibe (PMDB): a estranha cotação da peemedebista para a Secretaria de Saúde é fruto de três fatores: 1- a boa relação dos Holanda com ela e o marido, deputado Afonso Manoel (PMDB); 2 – a falta de um nome consistente para a pasta no próprio grupo holandino, que não vê com bons olhos a indicação de Edmundo Gomes; e 3 – a nomeação de Helena para a Semus abre vaga na Câmara para Osmar Filho (PMDB).

Gustavo Marques: É indicado de Roberto Rocha para a Secretaria de Obras. Já exerceu o cargo na adminsitração Jackson Lago (PDT) e mantém boa relação com empresas do setor, embora seja pouco querido no meio profissional e político.

Felipe Camarão: Deve ser o procurador-geral do Município. Amigo pessoal de Edivaldo Holanda Júnior, é um dos técnicos mais respeitados do grupo que apoiou o candidato.

Milton Callado: Pode ser secretário de fazenda ou de Administração. É homem de confiança do pai do prefeito eleito e exerce influência direta sobre Holandinha. Técnico do setor, também é preparado para o posto.

Márcio Jerry (PCdoB): O cargo dos sonhos para ele é a Secretaria de Governo, mas deve ir mesmo para a Secretaria de Comunicação. Jornalista de formação, enveredou-se pela política partidária e é hoje uma espécie de lugar-tenente do ex-deoputado Flávio Dino. Mas pode optar  por ficar fora da gestão.

Há outros nomes especulados nos bastidores.

Por enquanto, no entanto, estes apresentam maior chance de vaingar…

Marco Aurélio D'Eça

28 Comments

  1. Como de costume acordo e dou uma navegada na internet pra ver as novidades sobre Politica. E de cara vejo uma suposta lista do novo secretariado de São Luís: e o que vejo me fez sentir náusea! Até que ponto isso é verdade? O filho de Rosa Reis Nelsinho do laborarte como secretario de Cultura, a irmã da cunhada de Flavio Dino na secretaria de Saúde, Felipe Camarão no Urbanismo? Não prefiro acreditar que isso é mentira esse tal Filipe entende o que dessa área se não deu conta nem na área que é especialidade dele que é direito do consumidor; foi demitido do PROCON por incompetência e improbidade administrativa, a governadora o demitiu por telefone. Senhor prefeito isso é uma escolha técnica? Sinceramente se for: sinto muito mais eu que sou uma das pessoas que lhe dei o meu voto de confiança me arrependerei e digo-lhe isso não é renovação é o lado podre que sempre reinou continuando no poder, e nada será diferente. Adeus Flavio Dino pra governador pelo menos essa escolha o povo é que faz. E você senhor prefeito aí encerra sua carreira na politica.

  2. A ICN dá resultados. É administra com seriedade, presta contas de seus resultados, é cobrada e exige resultados. Agora lembrem-se: quem manda são aqueles que elegemos. Eles modulam e direcionam tudo o que deve ser feito e no tempo que entendem . Abr

  3. helena esposa de afons.o manoel, fazem parte da oligarquia maldita do maranhao,eles vao apoia luis fernando, candidato da governadoura roseana sarney, tu ta doido hedivaldo, se tu fizer isso tu so tem uma mandato, tipo joao pe di chinelo castelo.

  4. Dizem as más linguas que já tem um tal de Carlos Alberto, da Estação Gráfica e Produções de olho na polpuda conta publicitária do município.

  5. ANATA AI:

    SECRETARIA DE ESPORTES: GERALDO CASTRO

    EDUCAÇÃO: CHICO GANÇALVES

  6. Helena Castro para a saúde ? tá louco ,chega de aventuras e funções tão importante baseados em amizades, espero que está tenha ido com o Dr. Jackson.

  7. Se Edvaldo escolher Rodrigo Marques para sua equipe estará de parabens…O rapaz é muito competente…O Gustavo Marques também é outra boa opção.

  8. rapaz, eu tô ficando burro politicamente…
    o q eu não entendo é porque edvaldo anda se aproximando tanto do pmdb!

    já que serão os principais adversário nos tais projetos para 2014, será que ele esta tão inteligente assim!?

    criar asa para helena trabalhar para o candidato adversário em 2014 “luis fernando ou lobão”?!

    para favorecer osmar filho que também é do pmdb?

    vai da tiro no seu proprio pé …

    de olho nos desenrolar

    nada contra helena, ate porque acho ela a pessoa mais viável para a secretaria da saúde!

  9. dr edivaldo holanda jr.entre essa muça, que ela e seu marido afonso fazem parte da oligarquia mais doutor edmundo, gomes, que e seu alido politico, e ajudou cencer as eleiçoes, e sabe onde tem recurso em brasilia.

  10. Você quer porque quer emplacar sarneístas de carteirinha no secretariado de Holandinha. São eles que pediram para você sugerir o nome deles ou se trata de uma forma de mostrar serviço para eles? E vem gente falar em apoio da sociedade para esses três nomes. Com certeza, essas sugestões não partem da sociedade que votou no Holandinha. Votou em Washington no primeiro turno e em Castelo no segundo. Holandinha, ouça a tendência da sociedade que está trocendo por você e não torcendo pelo caos.

  11. edivaldo sou jovem votei a 1 vez, em voce,posso votar em flavio dino, mais colocar helena, e voce esta trazenndo a mafia de sarney para dentro da prefeitura, coloque alquem que deu O SANQUE NA SUA CAMPANHA, DR EDIMUNDO GOMES,sabe tudo dessa caoica saude de sao luis.

  12. Marco D`Eça, quem é o nome forte para a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer? Estou sabendo que o vereador Pereirinha já está mexendo seus pauzinhos para continuar com a Secretaria sobe o seu comando, e seu homem forte para comanda essa barca furada é um tal de Cocoia quem é esse cidadão? fico aqui esperando as noticias sobre esse caso interessante.

  13. Um novo expoente na política maranhense que está surgindo é Rodrigo Marques. Muito competente, e ao meu ver poucos de sua geração aqui em Slz tem o seu conhecimento . Filho de um dos profissionais de maior credibilidade no Maranhão…prof.Cidinho Marques onde já tive oportunidade de assistir e me encantar com várias de suas palestras….Também acho o Gustavo Marques uma boa opção. …Estou torcendo por eles….Vamos aguardar..mas esse anuncio tá demorando muito ….
    Joana

  14. Helena Duailibe e Afonso Manoel não têm projeto político. O projeto é o bolso($$$$). Ela já quer sair de Roseana. Prefeito procure outro nome pois a primeira coisa a fazer será entregar os Hospitais para o ICN. Abs

  15. EU TENHO CERTEZA QUE A ESCOLHA DE HELENA DUAILIBE SERÁ BEM VINDO A SEMUS, PQ ELA TEM PRESTIGIO PRA COMANDAR UMA SECRETARIA QUE HOJE É SINÔNIMO DE SUCATA, EDIVALDO SE VC ESCOLHER HELENA DUAILIBE VC NÃO VAI SE ARREPENDER FAÇA A COISA CERTA, A TITULO DE SUGESTÃO:
    PRIMEIRO NEM:
    EDMUNDO GOMES, PQ ELE JÁ FOI SECRETARIO MUNICIPAL E ESTADUAL DE SAÚDE E NÃO HOUVE AVANÇOS NA SAÚDE, PQ ELE CONTRATOU UMA EMPRESA DE SANTA CATARINA CHAMADO CIAP E ATÉ HOJE OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NÃO RECEBERAM AS INDENIZAÇÕES, PRA ELE É UM MAL GESTOR.
    SEGUNDO: HELENA CASTRO NEM PENSAR ELA TAMBEM É RESPONSAVEL PELO FRACASSO DO PSF EM SÃO LUIS, ENTÃO PQ DÁ OPORTUNIDADE PRA FIGURINHAS REPETIDAS E CARIMBADAS TEM QUE DÁ OPORTUNIDADE PRA PESSOAS COMO HELENA DUAILIBE QUE NUNCA FORA SECRETARIA DE SAUDE.

  16. Rose Sales é o nome que tem total competencia e credibilidade com a sociedade,Edivaldo começa bem na educação.

  17. Eita Sarará ruim de palpite, tu não acertou um!! Vou rir muito de ti qndo Junior anunciar os nomes e não sair nenhum desses aí, pelo menos nas secretarias que tu aponta!! Já te disse que tu não serve pra Mãe Dináh.

  18. professor geraldo tem se destacado muito bem no periodo q passou a camara assumndo o lugar do vereador fernando lima e tenho certeza q será um bom nome para a educação

  19. Concordo plenamente com a escolha de Dr. Milton Calado, pois é um tecnico bem preparado e experiente. Pois já ocupou cargos importantes no governo, e é uma pessoa de confiança, conhecedor dos principios da administração pública. Legalidade, impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Tenho ceteza que o mesmo irá desempenhar as suas funções com muito esmero e competencia.

  20. alem da competencia o escoohido tem que ter a aprovação da sociedade. desses nomes destaco 3 que com certeza terá o aval da sociedade e do meio técnico, politico e administrativo: Helena dualib, Felipe Camarão e Calado.

  21. Amigo Blogueiro, um nome muito forte para a secretaria de saúde é a da ex secretaria e ex vereadora do PDT Helena Castro, a mais preparada do que os nomes citados.

  22. Marco,

    De fato, no cenário atual pós-eleições 2012, o que ficou claramente demonstrado é o desejo de renovação em latu sensu pelo novo. Ou seja, gente nova, com ideias novas. E o fenômeno aconteceu no país inteiro. No Maranhão, a eleição de Edivaldo Holanda e Luciano Leitoa, tidos como de oposição, foi um bom exemplo.

    Entretanto, e como manda o bom-senso, uma pesquisa com tanta antecedência só pode refletir o momento atual, ou seja, o de que Flávio Dino – nome mais conhecido, até pelas disputas que já travou, concorrendo à prefeitura de São Luís e ao governo do Estado -, leva uma grande vantagem sobre qualquer outro nome. Ou seja, fora Flávio Dino, já considerado o candidato das oposições, não se conhece nenhum outro nome tão bem colocado no inconsciente coletivo para competir com ele… mas muita água vai rolar sob a ponte.

    Que essas eleições mostraram um forte desejo de renovação, ah!, isso mostraram. E mais: o forte desejo de se ver livre do domínio da família Sarney ficou mais do que claro, com a eleição de lideranças jovens.

    Há um grande porém nessa história toda: o nome do Luís Fernando. Sim, se formos comparar a capacidade administrativa de um e de outro, o Luís Fernando dá de cano de ferro no Flávio Dino, cuja capacidade de administração só agora está sendo testada à frente da Embratur… Ou seja, uma política voltada única e exclusivamente para o desenvolvimento do turismo interno. Sim, não conhecemos se o Ministério do Turismo, via Embratur, ora desenvolve campanhas nos grandes centros emissores do exterior para atrair os turistas estrangeiros ao Brasil…

    Quanto à aplicação de políticas públicas, de muito maior abrangência, pois envolve praticamente os mais variados setores da economia e do bem-estar social, o Luís Fernando é mestre. E mais: tem grande capacidade de convencimento, pois já demonstrou que é um grande administrador público – tem exemplos a dar. A diferença é que Flávio Dino vem tendo muito mais exposição na mídia, desde as eleições de 2008 e 2010. do que Luís Fernando. Daí a grande necessidade deste também buscar a mídia para se fazer conhecido.

    E provável que o maior problema do Luís Fernando seja o de ser candidato do clã Sarney, coisa que os ludovicenses, por exemplo, não vão perdoar. Prova disso foi o quarto lugar do WO, apoiado pela governadora. E como todos sabem, foi grande o empenho do Flávio para que o Holanda Júnior ganhasse as eleições em São Luís. Ou seja, assegurar uma boa votação na Ilha, a ponto de transmitir a renovação na política para todo o interior do Estado.

    Mas aqui, também, há uma grande diferença: Luís Fernando tem muito o que mostrar em termos de realizações como administrador público: Flávio Dino, não!
    Somente em 2014 é que iremos ver pesquisas retratando melhor a realidade da campanha. Até lá, é só especulação de um instituto que torce pelo Dino.
    Tarik Afif Al Moussad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *