Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Gil Cutrim vai reduzir salários para compensar perdas do FPM – inclusive o dele…

Gil Cutrim anuncia corte de salários

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), anunciou nesta quarta-feira (28) redução de cerca de 30%  na gratificação dos servidores que ocupam cargo de comissão no município. A medida, visa diminuir o impacto da perda de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O salário do próprio prefeito, do vice-prefeito e dos secretários também sofrerão o corte.

O Projeto de Lei que prevê a redução dos salários já foi encaminhado à Câmara Municipal, e deve ser votado nesta quinta-feira – e tudo indica que o corte já será efetivado já nos vencimentos de novembro, que começam a ser pagos sexta-feira.

– Essa crise financeira, ocasionada pela queda vertiginosa de repasses do FPM, está afetando todos os municípios do Brasil. Em Mato Grosso, por exemplo, dezenas de prefeituras fecharam as portas. Aqui no Maranhão, temos informações de que muitos prefeitos estão a meses sem pagar o funcionalismo. Portanto, volto a dizer: as medidas que estamos adotando visa, tão somente, evitarmos este cenário de caos em São José de Ribamar – afirmou o prefeito.

Outras medidas já foram tomadas para evitar o caos.

Em outubro, Gil Cutrim mandou devolver cerca de 90% da frota de veículos alugados. Também alterou o horário de atendimento ao atendimento, para economizar energia e material de expediente.

Os cortes salariais visam também garantir o pagamento de todos os benefícios dos servidores, inclusive o 13º, cuja primeira parcela deve ser paga até a próxima sexta-feira.

Sair da versão mobile