22

Augusto Bastos é o novo nome sugerido pela classe cultural ludovicense

Zé Américo, Augusto Bastos e Beto Pereira

Mais um nome é sugerido pela classe cultural de São Luís para assumir a pasta da Secretaria de Cultura de São Luís na nova gestão. Desta vez, o nome do músico, maestro e produtor cultural Augusto Bastos foi aclamado por artistas e representantes de  entidades culturais, blocos organizados, tambores, movimento negro, capoeira, entre outros em um evento ontem (29) , no Grêmio Lítero da João Lisboa.

Durante a cerimônia de apoio, o cantor afirmou que caso seja lembrado como futuro secretário, irá implantar o Parlamentarismo Cultural, um fórum que irá se reunir todo mês onde discutiremos os problemas e os rumos da pasta. “Tudo dentro  da mais absoluta transparência”, disse.

Até o momento o manifesto de apoio a Augusto Bastos já conta com mais de mil assinaturas entre eles:

Zé Américo Bastos
Gdam e entidades do movimento negro
Tadeu de Obatalá
Professor Novaes (Poeta)
Paulo Washington (Jornalista)
Nauro Machado
Chagas – Cantador do Boi da Maioba
Ronald Pinheiro
Walkir Marinho (Jornalista)
Mano Borges
Celso Reis
Ana Cláudia
Cláudio Lima
Osvaldo Mandou Legal
Beto Pereira
Carlinhos Veloz
Erasmo Dibel

(veja o restante da lista aqui)

Marco Aurélio D'Eça

22 Comments

  1. Meu amigo de longa data, desde a epoca de juventude, insinuações que não condizem com sua personalidade. O velho Solon Bastos, foi um bom ciador. O resto é inveja. Não se deixe abater por comentarios maldosos, politica é assim mesmo, é um mundo vil.
    Vá em frente, amigo.

  2. Augusto é apoiado por grupos de Tambor de Criola, Cacuriá, Bumba-meu-Bois, além de artistas como Samy do Cavaco e Mano Borges.

  3. Nelconha indicado para a cultura ta louco so se for para transformar a fundação em uma boca DE FUMO,vamos ter noção do que é bom para nossa cultura historico de vida e de cultura é AUGUSTO BASTOS,nelconha mostre o que vc ja fez por nossa a cultura fora andar xilado pelo reviver.QUERO VER O QUE VC JA FEZ PELO BUMBA BOI,PELA MPM(MUSICA POPULAR MARANHENSE),POR UM SEGUIMENTO CULTURAL QUE SEJA.

  4. Nao sou fa do Augusto Bastos, porem quando falamos de cultura, visão e profissionalismo musical aqui no Maranhão, Augusto Bastos Possui uma bagagem extensa, décadas de produções, shows e projetos, já ouvi varias produções dele, e se for para falar de quem usa drogas nessa disputa, basta olhar pra esse rapaz Nelsinho, triste essa indicação, uma manobra equivocada…

  5. A UBOMAR VEM ATRAVÉS DESTE DEMONSTRAR A NOSSA TOTAL INDIGNAÇÃO E INJURIA EM RELAÇÃO AOS COMENTÁRIOS IRRESPONSÁVEIS E MENTIROSOS A RESPEITO DO NOSSO MAESTRO CULTURAL AUGUSTO BASTOS. UM HOMEM DE HÁBITOS SIMPLES E PERSONALIDADE FORTE. SEMPRE IDEALIZADOR E ARTICULADOR DE PROJETOS E GRAVAÇÕES E PROL DA DIFUSÃO CULTURAL DO MARANHÃO, MUITO CRITICADO QUANDO INTRODUZIU O BAIXO, VIOLA E VIOLINO AO BUMBA-BOI DE ORQUESTRA, POREM SEMPRE RESPEITOU AS TRADIÇÕES E CÉLULAS MUSICAIS QUE COMPÕEM O NOSSO BOI DE ORQUESTRA. PELA ACLAMAÇÃO E PELO MOVIMENTO QUE SE FORMOU RAPIDAMENTE POR PARTE DE TODAS AS VERTENTES CULTURAIS DE NOSSA ILHA PARA QUE ELE ASSUMISSE A FUNC, ALGUNSOUTROS MENOS GABARITADOS E SEM BAGAGEM CULTUAL SE SENTIRAM AMEAÇADOS, TENTANDO ASSIM ATRAVÉS DE TEXTOS MENTIROSOS MANCHAR A IMAGEM E REPUTAÇÃO DE NOSSO MAESTRO, QUE SEMPRE LUTOU PELA VALORIZAÇÃO DE NOSSA CULTURA, POR ISSO TENHAM MAIS RESPEITO POR ESSE HOMEM QUE TANTO JA FEZ POR NOSSA CULTURA. SEM MAIS.

    UBOMAR.

  6. Nos da UBOMAR vimos através deste meio de comunicação manifestar a nossa total indignação e revolta em relação aos comentários que foram feitos denegrindo a imagem do nosso MAESTRO CULTURAL AUGUSTO BASTOS. Um homem de costumes simples e de personalidade forte, sempre idealizador de projetos e gravações gratuitas em prol da difusão e manutenção de nossa cultura. Foi sim muito criticado ate mesmo por nos quando introduziu instrumentos como Contra-Baixo, Viola e Violino no Boi de Orquestra, porem sempre respeitou as células musicais e tradicionais que complementam o Bumba Boi. Devido a sua grande aprovação e aclamação por parte das manifestações folclóricas as pessoas que possuem menos gabarito e historia cultural se sentiram temerosas e ameaçadas, tentando assim manchar o caráter e a reputação de Nosso Maestro. A UBOMAR esta com você MAESTRO. MAIS RESPEITO POR QUEM FAZ E SEMPRE FEZ CULTURA NESTA TERRA!

  7. “Nos da UBOMAR vimos através deste blog prestar a nossa solidariedade esclarecer que Augusto BASTOS sempre foi um homem simples e sincero, que possui uma personalidade forte sim, porém nunca foi um mal caráter e sim um diferencial para a cultura do Maranhao, muito criticado quando revolucionou e sintetizou o boi de orquestra introduzindo com toda sua inspiração e coragem o BAIXO, VIOLA e VIolino porém sempre seguindo e respeitando as tradições. Então tenham cuidado e mais respeito quando começarem a espalhar mentiras a respeito do nosso Marstro.Ta lindo, lindo lindo”

  8. Apesar destes comentários sem fundamentos, Jose´Bastos é homem honesto, e faz verdadeiramente parte da cultura ludovicense…

  9. É AUGUSTO BASTOS mostrando que seu nome tem força na cultura,vai la augusto mostra como se faz cultura.

  10. Acho que as pessoas estão fazendo papel ridiculo falando mau de um grande artista como AUGUSTO BASTOS vamos ter respeito por quem faz parte da historia cultural do nosso estado.Assim como beto pereira,mano,zé carlos,ronald pinheiro e outros talentos da terra.(pra fazer cultura,tem que se vivenciar cultura)
    Nelsinho com todo respeito a sua pessoa você não tem historico cultural para tamanha responsabilidade.
    APOIO O GRANDE ARTISTA AUGUSTO BASTOS.

  11. Meu Deus aonde vamos parar? Falar de política sim mas queria denegrir a imagem das pessoas com mentiras ai é demais para nós leitores. Temos vários nomes postos e todos tem sim potencial seja político ou pessoal para assumir a FUNC mas falar que Augusto Bastos é usuário de drogas ai é demais. Quem o conhece fica no mínimo revoltado com estes comentários e penso eu que me parece que quem escreve os comentários anteriores estão preocupados sim com o crescimento do nome do mesmo para presidir a FUNC e perder aquela boquinha tão sonhada. Espero que o prefeito Edivaldo tenha bastante discernimento para saber quem realmente não pode representar a cultura como todo na sua gestão e quem é que realmente usuário de drogas que sei que entre os nomes citados tem um que come como birimbal. E se duvidar tem até outros comunicáveis que se passar pelo teste da urina, já estará de fora.

  12. Que povo que nada esse é da lista do Renato Dionizio que sempre indica vários nomes e espera pra ver se cola. Esse Renato Dionizio Realmente é poderoso. Ele consegui manipular e fazer tudo do jeito que ele quer com esses golpes baixos de sempre. A ultima agora dele é tentar queimar a integridade do Birra do Pindaré, afirmando que o mesmo é quem indicou o novo secretario de cultura, e é tudo mentira! Essa indicação do Nelsinho quem fez foi Ele Renato Dionizio. Moral da historia: Renato Dionizio continuara com seu trabalhinho sujo e podre. É lamentável, mas, se mudança é isso! Sujeira por sujeira deixasse Caostelo. Prefeito Edivaldo deu o Chute do Saci Pererê.

  13. Augusto Bastos! Essa piada já perdeu a graça. Conte-me outra? Essas citações de nomes pra Gestor da FUNC estão virando piada. Cada dia surge alguém de paraquedas tentando entrar na verdadeira casa da mãe Joana que tornaram a FUNC. Povo é hora de acordar, os tempos são outros o prefeito Edivaldo Holanda não é um homem de molecagem e nem de barzinho. Creio que do seu lado colocará pessoas integras, que não tenham rabo de palha que trabalhem por uma classe e não por um grupinho bichado e carimbado de todas as festas.

  14. Eu como artesã quero deixar meu apoio a Rogéryo Du Maranhão, esse sim seria a pessoa certa pra representar a classe artística tão esquecida, por ser um cara que tem uma carreira independente. Não estou aqui querendo puxar saco mas se você for fazer uma busca em cima de cada nome desses que já foram citados sempre cairá no mesmo lugar. Porque pra todos esses “Gestores” que passaram até hoje pela FUNC: Cultura é só pirilampo, bicho e barricada. E Augusto Bastos pelo amor de Deus vai ser só cazumbaça: (Cazumbá + aguardente + Fumaça).

  15. Augusto Bastos era Castelista doente.. Ele e seus filhos trabalharam diretamente na campanha de Castelo.. Me compre um bode!!

  16. Eu não acredito Que o prefeito Edivaldo Holanda e seu pai com tanta experiência politica caia num engodo dessa natureza esses músicos meia boca que estão apoiando o tal Augusto Basta! Basta de enganar basta de viver à custa das secretarias. O que o Prefeito precisa ver é o caso de inúmeros talentos excluídos que nunca foram lembrados em nem uma gestão e jamais seriam caso mais essa mentira fosse emplacada. O Prefeito Edivaldo Holanda Junior é um homem evangélico de Bons princípios temente a Deus e com certeza não ficaria bem ter em seu governo pessoas viciadas em drogas, em bebidas, acostumadas com bacanais com orgias como é o caso desse atual gestor da FUNC. Que fez da FUNC um balaio de gato, metido em desfalques e falcatruas das mais diversas ordens. Quem prova o contrario? Mostre a cara.

  17. Esse mesmo grupo assinou um manifesto contra Edivaldo Holanda e a favor de castelo, durante a campanha eleitoral. Ligavam pros artistas e pediam que comparecessem na FUNC pra assinar esse manifesto.
    Palhaçada isso gente! Acham que Edivaldo é burro ou tem amnesia. Jamais aceitará um cara desses que cai agora de paraquedas como pretenso candidato a FUNC. Engraçado o filho dele José Américo que tem o nome de seu irmão, trabalhou no comitê da juventude abertamente com João Castelo e continua trabalhando na Prefeitura empregado do seu candidato do peito João Castelo. Edivaldo é mudança e essa Caostelada é figurinha repetida.

  18. A maioria destes músicos, meia boca, que aparecem nesta lista eram castelistas, agora querem opinar na escolha do secretário da cultura. É muita pretenção, recolham as suas insignificâncias!

  19. Quando Holandão perceber que essa indicação é arrumação da turma de Eri castro, Dimas e Maxuel, vai dar varada com certeza. kk.
    É muita molecagem com os artistas, como beto pereira e outros.

  20. SE FOR SECRETARIO ELA VAI VIVER NAQUELE BAR PERTO DA FONTE ESSE GOSTA DE UMA CANA VAMOS BOTAR GENTE SERIA NA FUNC EDVALDO HOLANDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *