Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Morre, aos 104, o arquiteto Oscar Niemeyer

Depois de várias idas e vindas ao hospital por problemas de saúde, o arquiteto Oscar Niemeyer nos deixou ontem na noite de ontem (05), no Hospital Samaritano, aos 104 anos. Principal nome da arquitetura no Brasil, Niemeyer morreu por volta das 22h. Ele estava ao lado da mulher, Vera Lúcia, 67, e de sobrinhos e netos no momento da morte.

O carioca, que completaria 105 anos no próximo dia 15, é referência mundial em arquitetura. Seus mais famosos projetos estão na cidade de Brasília e foram fruto de uma indicação de Juscelino Kubitschek (1902-1976), então prefeito de Belo Horizonte. Niemeyer projetou, no início dos anos 1940, o Conjunto da Pampulha, uma de suas obras mais conhecidas.

Além do Brasil, o arquiteto ficou conhecido mundialmente por projetar o prédio onde atualmente é a sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York. Niemeyer também deixa quatro trinetos, 13 bisnetos e quatro netos, filhos de Anna Maria – sua única filha, morta em junho deste ano aos 82 -, fruto de seu casamento com Anita Baldo, de quem ficou viúvo em 2004.

Sair da versão mobile