5

Lobão Filho quer isenção de IR para o décimo terceiro salário

O senador Lobão Filho (PMDB-MA) entrou com um projeto de lei que determina a isenção do Imposto de Renda (IR) para o décimo terceiro salário. O projeto agora está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e aguarda relatório do senador Jayme Campos (DEM-MT).

Para Lobão Filho, a lei que trata do imposto de renda (Lei 7.713/1988) possui “distorções”, razão pela qual decidiu apresentar o projeto de lei do Senado (PLS 266/2012). Depois de passar pela CAS, a proposta será examinada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na qual receberá decisão terminativa.

Segundo segundo a avaliação do senador, a incidência do imposto é feita na fonte com aplicação das mesmas alíquotas da tabela progressiva, o que não permite que o décimo terceiro salário receba os mesmos abatimentos e deduções e, assim, a dedução se faz por alíquotas mais altas.

Ao justificar a proposta, Lobão filho observou que esse recurso do trabalhador dinamiza a economia, atua com significativa função social, bem como contribui para a redistribuição de renda.

O adicional de recursos, resaltou, gera movimento de compras de fim de ano, em especial no período natalino, insere os trabalhadores no mercado de consumo e contribui para a formação de poupança para socorrer o cidadão em momentos de endividamento ou de excesso de despesas, como as de educação em início de ano.

A isenção, disse Lobão Filho, beneficiará os trabalhadores sem afetar o orçamento do governo, uma vez que a parcela dispensada retornará aos cofres públicos sob a forma de tributos incidentes sobre o consumo, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e as contribuições para os programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e o para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Boa tarde Sen. Lobão Filho.

    Gostaria de saber de V. Ex. se PLS nº 266/2012, referente a isenção do 13º sobre o IRRF será aprovado ainda este de 2014.
    Na oportunidade, quero parabenizar ao nobre senador pela brilhante iniciativa.
    Saudações Democráticas
    Ubaldo Costa
    Cuiabá-MT

  2. Há muito, se diz que “salário não é renda”… Se não fosse, o 13o. mais ainda!!! O senador deveria propor mais abrangência. Afinal, quem paga imposto de renda, porque é descontado na fonte, é o assalariado, uma injustiça sem tamanho. Gostaria que ele propusesse a taxação do imposto sobre as grandes fortunas… Será que ele topa? Quer fazer gracinha o senador…

  3. Parabéns boa iniciativa, tem que ver também quando os funcionários do estado ganham um terço de férias, eles também descontam o imposto de renda, no meu ponto de vista tá errado, porque o terço é um direito trabalhista ou direito adquirido e não pode ser descontado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *