47

Como este blog já havia antecipado, Holandinha sinaliza demissões na prefeitura…

Desde a campanha eleitoral em São Luís, este blog vem mostrando que a intenção do prefeito Edivaldo Holanda Júni0r (PTC) sempre foi a de demitir os funcionários do tipo “Serviços Prestados” na Prefeitura de São Luís.

Durante a campanha, o próprio Holandinha foi à TV negar esta possibilidade, depois que o seu adversário João Castelo (PSDB) denunciou que seus aliados haviam solicitado a lista dos SPs.

A negativa era uma forma de o então candidato petecista garantir a eleição – como garantiu.

posse

Holandinha e seu secretariado (Imagem: Blog do Zeca Soares)

Mas este blog sempre buscou nos bastidores a verdadeira intenção do prefeito. E confirmou entre o aliados que não havia como manter os milhares de SPs, muitos dos quais desde o tempo de Jackson Lago (PDT). (Releia aqui e também aqui)

Para alguns Holandista, a cota chegava a 22 mil SPs. Outros, falam de 12 mil.

O fato é que hoje, durante a posse dos secretários, o prefeito anunciou recadastramento dos servidores da prefeitura – todos eles, efetivos, comissionados e Serviços Prestados.

O recadastramento é o primeiro passo para demissão em massa.

Mas este blog já havia avisado…

Marco Aurélio D'Eça

47 Comments

  1. concurço publico acomoda vagabundos que nao estao nem ai com as pessoas ex,ministerio publico fui busca informaçoes 08,00 horas sai 12.00 tem que ser como empresa privada ai vai.

  2. Muito Boa medida do Prefeito.
    O Governo do Estado tem que Fazer o mesmo…Concurso Público é o que rege a Constituição.

  3. Emílio, parabéns para o cerimonial? Fala sério?! Você foi a posse ontem? Eles meteram os pés pelas mãos. Primeiro Holandinha nao queria empossar os secretários das secretarias que ainda nao foram criadas, porém foi surpreendido quando começaram a chamar os mesmos. A cerimoniarias teve que fazer uma ressalva. Segundo, anunciaram que seria em ordem alfabética, mas nao sei quem alfabetizou esse povo, pois Jerry saiu depois de Vinicius. Kkkk estavam mais perdidos que cego em tiroteio no Barreto!!!!

  4. TA VENDO SÓ OS COMENTÁRIOS CARO D’ÉÇA A CADA DIA QUE PASSA VOCE MOSTRA REALMENTE A SUA PARCIALIDADE E PRA QUE SERVE O SEU BLOG, QUE DIVIDIR A OPINIÃO PUBLICA, QUALQUER LEIGO CONSEGUIRIA PERCEBER QUE JÁ É PERSEGUIÇÃO DA SUA PARTE, PERGUNTO MAS VC NÃO RESPONDE, A MANDO DE QUEM E PRA QUE VOCE FAZ ISSO? SE O SEU BLOG TIVESSE TANTO IBOPE ASSIM TALVEZ EDIVALDO NÃO SERIA ELEITO, POR QUE VOCE VEM JOGANDO SUJO HÁ MUITO TEMPO, VOCE É O UNICOS JORNALISTA DO GRUPO, QUE CRITICA DESTRUTIVAMENTE AS ATITUDES DO PREFEITO, OU VOCE É O MAIS INTELIGENTE DE TODOS , QUE SÓ PERCEBE(OU FANTASIA) O QUE OS OUTROS SEM INTELIGENCIA NÃO CONSEGUEM VER? INFELIZMENTE MEU CARO VOCÊ TEM COLOCADO A SUA IDEIAS POLÍTICA ACIMA DE QUALQUER ATITUDE DO ATUAL PREFEITO, VOLTO A REPETIR QUE O SEU PROBLEMA COM ELE É PESSOAL TENHO CERTEZA QUE A MAIORIA DOS SEUS LEITORES JÁ PERCEBERAM ISSO, VC É O ÚNICO QUE O DENOMINA COMO ” HOLANDINHA” E EU SEI POR QUE ISSO, TENHO AMIGOS JORNALISTAS QUE MUITO ANTES DAS ELEIÇÕES JÁ HAVIAM ME FALADO ISSO, ACHO QUE VC DEVERIA CRITICÁ-LO COMO POLÍTICO E NÃO COMO PESSOA QUE É ISSO QUE VOCÊ VEM FAZENDO NOS ÚTIMOS MESES.E OUTRA NINGUÉM TEM CULPA DE CASTELO NÃO TER PAGO O TEU SALÁRIO DE DEZEMBRO

  5. tira-se uma corja e coloca-se outra pior. vão roubar ainda mais que o passado.

  6. Nosso prefeito não tem palavra ele afirmou que não ia mexer com o sp aff.. um cristão de verdade não mente, maudita jogada da politica

  7. Gostaria de parabenizar as equipes dos Cerimoniais da Prefeitura e da Cãmara Municipal de São Luis pelas solenidades realizadas , parabens Cybele e parabens Vãnia . Emilio faray , Diretor da representação do Comité Nacional de Cerimonial Público no Estado do Maranhão .

  8. Todo inicio de gestão o recadrastamento é feito muito normal, existem vários Sps que não moram aqui, inclusive a filha de uma ex-secretária municipal que mora na Holanda, na Secretaria de Saúde ocorreu um fato merecedor de investigação, vários funcionários que eram cargos comissionados no dia posterior a eleição do segundo turno formam transferidos para Sps, tentando assim permanecerem “funcionários” Assim como os Holandas possuiam sps e que foram demitidos qndo Edivaldo Júnior anunciou sua candidadura. Acontece que os vereadores da CÂmara: Perereirinha, Astro de Ogum, Ivaldo Rodrigues, Josué, Nato Chaguinhas, José Joaquim, Chico Carvalho, OSmar Filho, Severino Sales, Barbosa Lages, José Joaquim, Marlon Garcia e o principal GUTEMBERG, todos com mais de 300 cargos sps.

  9. A governadora do estado deveria fazer a mesma coisa e acabar com esse cabide de cargos comissionados no estado.

  10. Hoje a tarde as tais demissões ocorreram em massa na semus. E a secretaria direta do secretario ainda explicou: vocês devem sair pq o pessoal da fundação ( Josué montelo) virão pra cá.
    A fundação sairá do dutra pq lá ira assumir uma fundação federal.
    Concurso publico sim, politicagem pra Salgado se eleger deputado federal não. Esse êh o novo???

  11. Hoje a tarde as tais demissões ocorreram em massa na semus. E a secretaria direta do secretario ainda explicou: vocês devem sair pq o pessoal da fundação ( Josué montelo) virão pra cá.
    A fundação sairá do dutra pq lá ira assumir uma fundação federal.
    Concurso publico sim, politicagem pra Salgado se eleger deputado federal não. Esse êh o novo???

  12. Caro Jornalista,você tem informação de quando o Prefeito começará o recadastramento?

    Resp.: Não.

  13. Essas pessoas que não são concursadas, precisam ser demitidas em nome da lei e valores republicanos

  14. AGORA É HORA DE HOLANDINHA E SEU GRUPO MOSTRAREM PARA QUE VEIO,POIS SE FOSSE PARA ADMINISTRAR COM VERBAS ABUNDANTES,NAO TERIA SENTIDO ESSA ELIÇÃO PARA PREFEITO.
    A COISA TÁ PEGANDO , E ESSES PSEUDOS COMUNISTAS PEGARAM O BONDE DESFILADEIRO ABAIXO, E SEM FREIO…….CADÊ OS COMPETENTES SECRETARIOS DE HOLANDETE?

    EM UMA COISA HOLANDINHA TÁ CERTO, REDUZIR A MAQUINA ADMINISTRATIVA, A COMEÇAR POR ESSES SERVIÇOS PRESTADOS, QUE DE FORMA ILEGAL OCUPAM CARGOS NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.E QUE PORTANTO MERECEM DE UMA LEGALIZAÇÃO ATRAVÉS DE CONCURSO PUBLICO.
    É HORA DE ACABAR ESSA LETARGIA NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA MUNICIPAL, E DEIXA DE RECLAMAR DE C ASTELO, QUE É COISA DO PASSADO…….

  15. esse SANTOS é um frustrado deve ser bem algum “merda” que rala pra ter as coisa. Entao para você mudar simplesmente faça concurso e terá outra posição a nosso respeito.

  16. EU FICO IMAGINANDO SE FOSSE NO GOVERNO DA ROSEANA!!! AQUI SERIAM SÓ CRITICAS!!! BANDO DE HIPÓCRITAS!!!

  17. ISSO É INEVITÁVEL! SE FOR ADMINISTRAR DE VERDADE TEM QUE TIRAR AS LARANJAS PODRES DO SACO!

  18. Carlinhos
    02/01/2013 – 15:50
    Concurso, é um meio de acomodar os vagabundos que não querem trabalhar.

    Uma das coisas mais bobas que eu já li.

    Até porque os contratados podem fazer o concurso. Se têm tanta vontade de trabalhar que façam.

  19. Prezado Carlinhos,

    Discordo do seu posicionamento.

    A estabilidade do servidor público existe para atender ao interesse público. Os servidores sem estabilidade pensam unicamente em atender o interesse do Chefe, não pensam em atender o interesse público. Se o Chefe pedir ajuda para roubar, certamente eles vão ajudar. Afinal, não podem fazer nada, caso contrário serão demitidos (digo em linhas gerais pois quem tem caráter não troca seu sono tranquilo por dinheiro). Já com o servidor concursado, ele está protegido e tem condições de recusar participar de falcatruas.

    Agora, é claro que existem servidores concursados corruptos, preguiçosos, mas isso é algo normal de ocorrer em qualquer classe/categoria, e não porque são estáveis.

    Durante todas as eleições, é comum ver notícias de que os Secretários e outros chefes estão obrigando seus subordinados a fazer campanha para seus candidatos. Eles gostam de fazer isso? Certamente não, mas fazem com medo de serem demitidos.

    Quem gosta de servidores sem estabilidade é porque age de forma arbitrária, sem respeitar as leis, e tem medo de ser denunciado por servidores estáveis.

    Qualquer gestão que queira ser bem sucedida tem que reduzir bastante o número desses cargos de livre nomeação (nem falo dos SP pois isso é ilegal e não deveria nunca existir) e profissionalizar a gestão pública.

    Outra coisa necessária é dar autonomia aos secretários na montagem da equipe. Como um Secretário pode ser cobrado por resultados se na maioria dos casos ele não tem autonomia para montar sua equipe? Em alguns casos, como parece que vai ser na futura Secretaria de Cultura, o secretário Adjunto estava lutando firmemente para ser o titular, mas não conseguiu. Será que ele vai ajudar o titular a ter sucesso? Ou vai boicotar para no futuro ser lembrado para o lugar dele? Isso não funciona, nunca funcionou nem nunca funcionará. Acho que os titulares dessas secretarias ficam mais tempo brigando internamente entre si do que trabalhando em prol do povo.

    Prefeito, sei que mudar não é fácil, mas precisa começar.

  20. Caro Marco D’Eça,

    Desde ontem na posse que começou o discurso de “herança maldita” que fora inaugurada no Brasil por Lula, o expert em corruptocracia, tanto que, até hoje, tudo de ruim é culpa do governo do PSDB. Eu vinha alertando que isso iria ocorrer em São Luís, haja vista que o candidato Edivaldo só acusava o ex-prefeito de preguiçoso, ou seja, dinheiro tinha de sobra. Agora essa retórica de “volume criminoso” de dívidas.

    O problema é que os políticos em campanha são “promessistas”, qundo chegam ao poder são “reclamistas”, pois só quem sabe onde o sapato aperta é quem o calça. Ele disse que Castelo “esqueceu” de pagar o funcionalismo, não é verdade, o FPM é que não chegou a tempo. Agora, se o novo prefeito não pagar logo ele é que estará sendo o “esquecido”, pois a dívida é do município e não da pessoa do ex-prefeito.

    Na questão da transparência, competência, meritocracia e et caterva, e a estória de não dar emprego a candidatos a vereadores derrotados, é outro detalhe que já foi pelo ralo. Os candidatos derrotados estão abarrotando os cargos nas Secretarias com as esposas, filhos, noras, genros e até sogras. É só dar uma verificada para ver. Por exemplo, hoje mesmo a esposa de Pedro Celestino assumiu uma Superintendência. Tem até candidatos derrotados do interior assumindo cargos.

    Creio que irão “caçar os velhos fantasmas” e substituir pelos “novos fantasmas” que estão rondando por aí.

    Enquanto isso, o PC do B e o PDT estão em pé de guerra na SEMED.

    Se cuida Holandino!

    Arthur da Távola

  21. Mesmo IP do Silva coisa nenhuma! Essa Madureira é outra pessoa, se escreve com outros nomes não sei,mas com certeza não é o meu mesmo IP.

  22. O MINISTERIO PÚBLICO APLAUDIRÁ ESSA INICIATIVA…EU POR EXEMPLO CONHEÇO UMA GALERA QUE SÓ RECEBE.

  23. SERVIÇOS PRESTADOS???? EXISTE ISSO NA LEI? TÁ CORRETO, TEM MAIS É QUE TIRAR E FAZER CONCURSO PÚBLICO. ESSA PREFEITURA POSSUI MUITOS FANTASMAS QUE SÓ RECEBEM SALÁRIOS, POR ISSO ESTÁ DA MANEIRA QUE ESTÁ. aTÉ AGORA NÃO VEJO NADA DE ANORMAL NAS ATITUDES DO ATUAL PREFEITO, E ELE FALOU O CORRETO QUE IRIA VALORIZAR OS VERDADEIROS SERVIDORES DA PREFEITURA.

  24. Concurso, é um meio de acomodar os vagabundos que não querem trabalhar.

    Se analisar, as pessoas que buscam concurso público querem apenas ter uma salário bom e principalmente estabilidade que é o principal fator para aumento de ociosidade no trabalho. Ex: tem muito servidor da justiça que trabalha pouco, faz corpo mole, e sabe porque? simples, possuem estabilidade e por isso não se preocupam em trabalhar o suficiente para atender as necessidades de determinado segmento, ou seja, tão nem ai!

    No exemplo de servidores que não dispõem de estabilidade, estes sim se preocupam em trabalhar, porque caso contrário, serão demitidos sumariamente.

  25. SUA PATROA DEVERIA SEGUIR O EXEMPLO, ESSE GOVERNO DO ESTADO É UM VERDADEIRO CABIDE DE EMPREGO, TEM GENTE DE FORA QUE RECEBE ALTOS SALÁRIOS, QUEM SABE O NOVO ADMINISTRADOR ENSINE ELA.

  26. Acho uma ótima medida. Aliás, nada mais faz o prefeito do que buscar o interesse público acima dos dos particulares.
    Não é nada de mais Marco D’éça.
    Em relação ao passado, se o atual prefeito mantinha ops SP’s, investigue-se, oras, embora acho que como ele não era autoridade nomeante, não será responsabilizado.
    Você, como jornalista, deveria aplaudir essa medida, e não criticá-la.

  27. Quem tem ido trabalhar regularmente na prefeitura, não tem pq ter medo de demissão, afinal, so serão demitidos os fantasminhas camaradas sustentados por vários prefeitos, apesar de saberem da ilegalidade de muitos funcionarios. O prefeito está de parabéns pela atitude, que de DEMITA MESMO esses milhares fantasminhas. 😉 Não entendi pq vc noticiou como negativo.. Vc é ou tem parentes nessas SPs? rs..

  28. Jogada de mestre do ex-prefeito que nos extertores da sua indigestão foram contratados servidores que chegavam se tremendo de medo de serem descobertos nos locais de lotação e ninguém denunciou isso, agora que Edvaldo vai fazer o que é certo será o maior auê pra dizer que ele é o errado. Isso tudo foi premeditado pra denegrir a imagem do novo prefeito. Edvaldo, demite é mesmo, tô contigo e não abro, contrata gente pra trabalhar e corta fora os sanguessugas!

  29. Desde quando fazer faxina na casa da mãe joana e ruim ??

    resp.: Enraçado! Será por que seu IP é o mesmo de Joãozinho Ludovicense, do Marc, do Silva e de outros??? São dois números, divididos entre vários comentaristas: 187.123.81.144 e 187.123.88.158. E todos acando ótimo a medida do prefeito? Será que são a mesma pessoa? Quem é quem, afinal de contas?

  30. Ate onde li, em varios veículos de comunicação haverá um recadastramento dos funcionários, isso é normal, ainda mais numa prefeitura q está numa pindaíba deixada pelo antecessor. Agora se os “fantasmas” q estavam vivendo da mamata nos ultimos 4 anos estão com medo de perder a “boquinha” aí já é outra história.

  31. Excelente notícia caro Marco.

    Isto significa que o prefeito quer colocar ordem na casa…Bom sinal.

    Tenho conhecimento de muitas pessoas que só recebem pela prefeitura, mas nunca aparecem para trabalhar. Esses devem sair imediatamente.

    Quanto aos SP (Serviços Prestados), sempre estiveram em situação irregular, e da mesma forma que entraram facilmente no serviço público, sem concurso público, nada mais normal também saírem sem muita burocracia.

    É um início para a profissionalização do serviço público, já que vai levar a abertura de concurso público. Lembram que no Tribunal de Justiça tinha os mesmos SP há alguns anos atrás? A Justiça mandou eles demitirem todo mundo e fazer concurso. Hoje a qualidade dos serviços melhorou muito.

    O ideal é que os SP saiam na medida em que os concursados tomem posse.

    Acredito que você saiba caro Marco que existe processo na Justiça do Trabalho para obrigar a Prefeitura a demitir os SP, afinal de contas depois da Constituição de 1988 admissão de servidores somente por concurso público ou para cargos em comissão.

    Agora, para os prefeitos que inventaram isso, e todos os que continuaram com a prática, sugiro punição rigorosa.

  32. É possivel te enviar uma denuncia pra seu email de uma obra municipal ou não? sei que seu blog tem credibilidade por isso estou lhe perguntando

    Resp.; Mande documentos, provas e testeunhas. o e-mail é: [email protected]

  33. O correto é fazer concurso. De outra maneira a prefeitura vira cabide de emprego. É seguir a Carta Magna. Que tiver competência permanece, simples assim. O serviço público deve buscar a excelência.

    Resp.; Nos últimos quatro anos virou cabide de emrpego da família Holanda. Pai e filho dividiam cerca de 400 SPs, segundo a deputada Gardeninha.

  34. Ótima notícia, “serviço prestado” é algo totalmente ilegal. Qual é a lei que permite esse tipo contratação? Nenhuma!

  35. Marco esse recadastramento tem q ser feito,nessa prefeitura tem muito funcionario fastasma e muitos marajas, eu por exemplo comheço uns 3daqui do meu bairro (vila embratel) que vão simplesmente so receber,entao acho que esse recadastramento e otimo para ou colocar esse povo pra trabalhar ou acabar com essea ladroes dos cofres publicos.

  36. É incrível como cada um descreve um fato de acordo com seus próprios interesses. O mesmo fato fora exposto pelo jornalista Gilberto Léda analisado de forma positiva com intuito de retirar da folha de pagamento todos os funcionários fantasma e o blogueiro aqui fala como se isso fosse negativo. Tu tens parentes funcionários fantasma na prefeitura blogueiro? Se tens, fique preocupado mesmo!

  37. sim e me diga qual o problema em fazer isso, até pq ele afirmou que quem realmente estiver trabalhando ele irá manter.

    na verdade eu entendo que para ser democraticamente correto ele deveria demitir todos os sp e realizar concurso público, assim só ficaria quem realmente tiver capacidade e não por apadrinhamento, pois, essa prática é muito comum tanto na prefeitura quanto no governo estadual

    simples assim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *