16

Deputados querem “reserva de mercado” por vaga no TCE…

A gravura mostra cenas do feudalismo

A prerrogativa de a Assembleia Legislativa indicar, com exclusividade, os nomeados para as vagas no Tribunal de Contas do Estado está transformando a Casa em uma espécie de feudo dos deputados estaduais.

A reação de alguns deputados à candidatura do servidor Flávio Olímpio Neto, segundo divulgou hoje o jornalista Gilberto Léda, em seu blog, é uma prova disso.

Apesar de a lei garantir que qualquer cidadão pode se candidatar às vagas de conselheiro do tribunal, os parlamentares manipulam para que os candidatos saiam apenas dentre eles e para eles, como uma espécie de confraria.

A candidatura de Flávio Olímpio – que, na verdade, pouca chance tem de vencer – é uma espécie de protesto contra a “reserva de mercado” imposta há naos pelos deputados.

Ele quer apenas mostrar que qualquer cidadão pode – e deve – se candidato ao posto.

A rigor, deputado nem deveria ser candidato à vaga no TCE – até para evitar o controle político do órgão.

Mas querer impedir que qualquer cidadão se candidate é  uma covardia contra a população.

Da qual os próprios deputados deveriam ser representantes…

 

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Agora veremos a seriedade dos mebros da AL. Eles tambem tem direito de concorrerem ao cargo do TCE, mas aí, limitar a inscrição apenas aos deputados, é demais! E pior, BOICOTAR a candidatura de um pobre barnabés é imoral.
    Marcos, parabens pela iniciativa de escrever sobre uma eleição tão nebulosa….

  2. Na verdade Marcos, os Tribunais de Contas em nosso País é una instituição que só serve para dar abrigo a políticos em fim de carreira, aqueles que não conseguiram se firmar na vida política,não se reelegendo e, como prêmio de consolação são agraciados com cargos para os quais não reúnem as condições para assumir, pois muitos não tem nem mesmo o ensino médio, assim como demonstrou matérias feitos por jornais de circulação nacional como Folha de São Paulo e outros.
    A reação ao nome de uma pessoa coma as credenciais do senho Flávio Olímpio bem demonstra o espírito dos que fazem aquela Casa.
    Flávio Olímpio é reconhecidamente uma pessoas preparada e reúne todas as condições de assumir qualquer função dentro do Tribunal de Contas (TCEMA), pois, dentre tantas qualidades necessárias para exercer as funções de Conselheiro do TECEMA, ele detém aquelas que a meu ver são indispensáveis, que são: formação e profundos conhecimentos da área de Controle e Gestão Pública; conhece como pouco as normas, as regras e a legislação aplicada ao setor Público e o mais importante, é um cidadão íntegro que sempre agiu no exercício da função pública com isenção, transparência e honestidade.
    Seria muito bom ter uma pessoa com o perfil do jovem Flávio Olímpio no Conselho do TCEMA, afinal de contas preparo, competência e honestidade ele tem de sobra.

  3. O TCE-Ma.é um orgão auxiliar da AL,nunca foi privativo que sua composição seja feita por parlamentares,e,como bem citastes Marco,eles sequer deveriam se candidatar para não politizar o Tribunal.Fazer do Tribunal uma pensão vitalícia e politca,NÃO!!!vai perder a credibilidade.O Dep.Rogério Cafeteira,tão jovem já está atrás de uma aposentadoria??Rale mais Deputado.

  4. A curriola do Parlamento vai passar por cima… Não importa…vocês verão que o escolhido há de ser um bola de bilhar qualquer! Não estão nem aí…se tivessem vergonha na caracescolheriam um técnico! O certo mesmo era escolher membros do próprio quadro de auditores ou um profissional capacitado! Vergonha!! Vira jogo de comadres!!!!

  5. Quer dizer q deputados ultrapassados, desgastados naum querem perder a boquinha…querem ser perpetuados no TCE? só aki no Brasil.

  6. O fato do candidato Flávio ser concursado não muda o fato da indicação dele ser política também, bem política por sinal.

  7. A tentativa do Flávio é louvável, digna, grandiosa, mas ficará apenas na tentativa, ou os srs. acham que os interesses pessoais dos deputados e dos chefes do executivo ficarão para trás? È claro que não indicarão o Flávio, os deputados colocarão algum colega para ficarem de acordo e manipulando vários e muitos prefeitos, assim como faz o Edmar Cutrim, o grande poderoso da política do Maranhão. Esse homem é detentor de grande influência nos meios políticos, manipula e comanda vérios prefeitos do estado, julga contas de quem ele quer, condena os que ele quer, absolve e dá o jeitinho nos que ele quer, enfim, como por exemplo cito o atual prefeito de Matinha: Marcos Robert Silva Costa (seu parente), vulgo Beto Pixuta, que se encontra com as contas de 2005 a 2008 no Tribunal de Contas e nunca são apreciadas ou julgadas, são muitos interesses políticos nesse jogo, vamos aguardar e ficar de olhooooooooo…..

  8. João Castelo é um bandido e deveria estar na cadiea, e quem o apoiou deveria ter vergonha. Mas concordo plenamente com este “post” sobre o TCE. Da forma que é a família Sarney consegue exercer um controle sobre quem deve fiscalizar as contas de seus governos.

  9. apoiado Flavio, essa vaga tem que ser para quem estiver melhor preparado quem tem curriculum e nao pra quem faz politicagem

  10. O servidor Flavio ta de parabens pela iniciativa. Isso eh só o começo, demonstra que estamos começando a despertar pra uma nova era e derrubar a hegemonia desses deputados. Sou servidor do TCE e nao tenho medo de criticar, politico nao devia exercer cargo de tal responsabilidade, ficam engessados por seus interesses pessoais. Bem ou mal o Flavio incomoda os outros candidatos, porque ele me parece o mais qualificado para o cargo, ate porque se nao interessasse nao estariam preocupados em todo momento q este nao tem chances. Acho bom o Bloquinho da AL rever seus conceitos e por em pratica o juramento q fizeram na posse. O voto eh secreto e quem sabe não vem surpresa por ai. Que Deus ilumine os votantes e deem oportunidade ao novo.

  11. Na verdade o Flávio Olímpio tem mais capacidade do qualquer destes deputados!

  12. Concordo, também, enfatizando ainda que a “restrição” a outros supostos candidatos, perfeitamente enquadráveis, impede que o quadro do TCE seja composto por pessoas COMPETENTES, ISENTAS, IMPARCIAIS, ÉTICAS… Abaixo esse “monopólio”!!!

  13. Quando foi o último concurso para auditor do TCE no Maranhão?

  14. Marco você acha que Edmar Cutrim tem competência pra exercer o cargo de conselheiro???? Você acha correto ele ser tantas vezes eleito e reeleito pra presidir o TCE. Responda que não, duvido se tem coragem….

  15. Post perfeito! Agora Max Barros também quer entrar nessa disputa. Se soubessem o tanto que foi desviado na SINFRA, dos recursos das enchentes de 2009, ele deveria se candidatar a uma vaga em Pedrinhas.

  16. Concordo com você plenamente, isso é uma falta de respeito. Porque somente eles? Apenas eles tem competência para um cargo de tão alta investidura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *