31

Uma ação respeitável da polícia…

O corpo de Piauí: melhor que tenha sido ele a tombar – e não a vítima

Este blog tem visão fortemente crítica da atuação da polícia maranhense – e até sofre represálias por isso.

Mas não pode deixar de reconhecer que a ação de uma policial civil – ainda não confirmada oficialmente – contra um bandido que tentara assaltar uma mulher em uma agência bancária de São Luís foi um exemplo de ação policial respeitável.

Este blog valoriza ações de valor da polícia.

Polícia só não pode é proteger bandido; polícia só não pode é agir como bandido.

A morte do marginal Euclines de Menezes, o Piauí, é uma vitória da sociedade. Especialista em saidinhas bancárias, o ladrão vinha dando trabalho para a polícia maranhense há anos – e se mostrava incorrigível.

É menos um marginal a assombrar a sociedade maranhense…

Para desespero do crocodilo Pedrosa…

Marco Aurélio D'Eça

31 Comments

  1. O QUE FICA É MAIS UM LAMENTÁVEL EXEMPLO DE PRECIPITAÇÃO NA AFIRMAÇÃO DE QUE UM CRIME FOI PRATICADO POR UMA AUTORIDADE POLICIAL, INCLUSIVE COM INFORMAÇÃO DE LOTAÇÕES QUE FACILMENTE IDENTIFICA EQUIVOCADAMENTE A PESSOA QUE SUPOSTAMENTE TERIA SIDO AUTORA, CAUSANDO DANOS MORAIS E PONDO EM RISCO UMA PESSOA QUE NADA TINHA A VER COM OS FATOS. RESTA MUDAR TAIS PRÁTICAS E SE REDIMIR.

  2. Ok, então fica combinado o seguinte: armamos todos os brasileiros, de preferencia com a .40 e sairemos a matar todos os que estão a roubar a população, Roubos esses que na maioria das vezes tem valores maiores do que o que estava na bolsa da mulher assaltada.
    Ótimo, Marcos, que dia começamos a matar os corruptos, os mensaleiros, os ladrões do dinheiro da ferrovia Norte-Sul que nunca termina e já consumiu bilhões que poderiam ser aplicados em educação e saúde?
    Ha sim deixem pra mim o tiro final nos figurões e ladrões maiores da republica. Jose Dirceu incluído.

  3. Deça acho que houve um erro de interpretação da sua parte, o que quis dizer é que de fato uma bandido a menos na rua é louvavel, contudo, ao que parece, não doi uma ação da POLICIA.
    E temos ainda que considerar que esse papel não cabe a um civil, que há uma (mais uma) arma de uso restrito espalhada por aí. E querendo ou não podemos admitir que voltemos a um estado de natureza. A Policia deveria ter açoes respeitaveis, mas nao é isso que estamo presenciando atualmente.

  4. acho que voce esta se equivocando em informacoes de homicidio de Fabio Brasil e Decio Sá…

  5. Finalmente leio algo com sentido e de muito bom gosto no seu blogue…Esse marginal já foi tarde….rsrsrs…
    Deixa Holandinha de mão rapá…o cara acabou de tomar posse…

  6. Ta custando aparecer um FDP idiota dos direitos humanos pra defender esse bandido aqui nos comentarios. Foi muito boa a atitude dessa policial, sou contra a pena de morte unicamente pq morreria muitos inocentes e com certeza isso aconteceria muito nesse país corrupto como o nosso. Mas bandido mesmo em flagrante assim tem que morrer mesmo pra ir direto pro inferno, pq se ele se arrepende ainda corre o risco de ir pro ceu, kkkkkkkk.

  7. Pena de morte com esse tipo de elucidação? Só louco para defender.

  8. PARABENS PARA A ATIRADORA, MOSTROU QUE TEM PONTARIA E EQUILIBRIO, SOU A FAVOR DA PENA DE MORTE, UMA VEZ QUE O JUIZ SEJA A POLÍCIA E A SENTENÇA SEJA EXECUTADA NO MOMENTO DA AÇÃO.

  9. E,segundo lí,o comandante da Polícia da capital declarou:”A Policia fica enxugando gelo,pois esse marginal já foi preso SETE vezes sendo duas no Piauí e,a JUSTIÇA soltava-o”.Assim não dá se,na primeira vez tivesse cumprido pena em Pedrinhas talvez demorasse um pouco sua volta às ruas.Ora veja,se a policial era estadual ou federal,pouco importa.Cumpriu sua missão,e a mesma não cumpriu crime algum,foi legítima defesa.(Dela e da sociedade)

  10. Bom, não vejo assim simplesmente porque há um cadáver de um bandido exposto ao chão. Não gosto de bandido. Mas vamos pensar. Essa história ainda não foi bem contada. Se a pessoa agiu de forma louvável porque fugiu e não apareceu até agora? Segundo, em que condições estava ela [suposta policial] no local do crime? Acompanhando a vítima? Estava passando pelo local? Fazia segurança particular da vítima que segundo a imprensa carrega alta quantia em dinheiro? E por que a polícia ainda não a identificou? São perguntas que a sociedade busca entender para compreender o fato e que precisam ser esclarecidas para compreendermos o que acontece nessa cidade e não simplesmente dá uma versão e todo mundo bater palmas sem saber do que realmente aconteceu. Se essa for mesmo a verdade, ótimo, baterei palmas também, mas, que seja conclusa a história.

    Resp.: Independente de ter sido um policial ou um cidadão comum, fez o qeu tinha de ser feito. É menos um bandido nas ruas.

  11. NÃO SOU A FAVOR EM HIPÓTESE DE ATOS VIOLENTOS CONTRA VIDA,MAS ESTA MULHER DEVE SER CONDENCORADA PELO ATO.

  12. Marco, essa nota saiu na revista Veja:
    O deputado MARANHENSE , Dominngos Dutra ( ou seria TRUTA?) entrou com um projeto na Cãmara Federal propondo o seguinte:
    Mudança total no sistema penitenciário, todos os presos teriam os seguintes direitos:
    – Cela individual para cada apenado.
    – Cada cela contaria com banheiro (incluindo chuveiro, um sabonete, um creme hidratante e um frasco de shampoo por semana).
    As celas contariam com ventilador, TV, mesa e livros.
    – Um médico Cardiologista, um clinico geral, um psiquiatra, um psicologo, quatro enfermeiras, oito professores e dois advogados por cada grupo de 400 presos.
    – Quatro mudas de roupas para cada três meses de reclusão
    – Cerca de duas dezenas de coisinhas mais

  13. Deca, onde voce sabia que o agiota tomou conhecimento antecipado que decio seria morto?
    Pelo que li nos depoimentos vazados pela mídia, a proposta da execução de Fabio Brasil havia sido oferecida a ele, e ele rechaçou a proposta, sendo assim ele acreditava que isso nao iria acontecer e que de fato aconteceu, pois bolinha estava a mando de outras pessoas e queria ganhar money de dois lados!
    Agora, de Decio??? Onde consta essa informação????

  14. Deça sei o que vc ta falando, sei que vc não ta defendendo ninguém mas sei que despresaram os fatos mais graves dessa investigação e tanto é que vazou o que todos ja sabiam no dia da morte do Décio… E só agora a ficha caiu que realmente o que o Deça defende faz sentido , o rumo da investigação era um e foi mudado da agua pro vinho e sem explicação nenhuma que sustentasse. Fico me perguntando porque o jr. bolinha falou com um figurao da barra do corda por duas vezes no dia da morte do Décio e isto não foi para a justiça??? Porque o jr bolinha confirmou este fato na acareaçao com o glaucio e o derlegado maymone discutiu com o advogado do glaucio e não colocou isso nos autos??? Porque o Décio recebeu ligação as 22hrs e nada foi para o inquérito?? Porque a história da arma que até hj nao foi provada ser do capitao??? Porque Glaucio mataria alguem com quem tinha amigos em comum,ronaldo ,fabio camara?? Porque gente que o Décio odiava e que perseguiu com 37 denuncias não foi nem ouvida??? E o jhonata disse que o principal mandante da morte do décio era o cutrim e ele se quer foi ouvido e o glaucio ta preso??? Pq o reu do juri foi visto com junior bolinha no catalana e ißo antes da morte e ninguém até hj ficou sabendo?? Porque o Aldo Andrade morreu e ninguém foi atras da verdade?? porque o advogado joao ribeiro morreu e o pistoleiro mansidao disse que chegou a ser contratado pelo pedro teles para mata-lo e até hoje ninguem prendeu o pedro teles??? A mando de quem todos os crimes no raio deße estado nunca são por motivo político ??? quem ta mandando o secretário “elucidar” casos com proteção aos políticos???

  15. Esse crime de saidinha bancaria poderia diminuir muito com as seguintes medidas: a) proibir moto de estacionar a menos de 100 metros da agência bancaria; b) obrigar o banco a impedir a vizualizacao do atendimento; c) criar zonas especiais na cidade para a instalação de bancos; d) instalar filmadoras nas imediações dos bancos; e) criar uma lei para obrigar os empregadores a pagar os salários mediante depósito em conta.

  16. Retira o post. A mulher que matou o meliante não era policial!

    Resp.; Independentemente de ser ou não, tem a minha aprovação do seu ato. Ela fez o que tinha que ser feito. è menos um bandido nas ruas. Qualquer punição a esta mulher é uma injustiça.

  17. Acaba de ser veiculado no jornal que a pessoa responsável pela morte do bandido não é policial. Aí a ação da polícia passa a não ser nada respeitável. Primeiro pelo simples fato de uma civil ter feito algo que caberia a polícia e segundo por possivelmente ter mais uma arma de uso restrito em mãos de quem não deveria. E agora?!? A quem devemos aplaudir e respeitar??

    Eita MA pra ter .40 espalhada por aí…

    Resp.; Independentemente de ela ser ou não policial, eliminou mais um bandido das ruas. Este ato por si só já é louvável. Eu faria o mesmo. E, sinceramente, se tivesse a aprovação da minha família, teria uma arma.

  18. É isso aí. Bandido bom, é mesmo, bandido morto. Quanto à pena de morte para bandido, também sou favorável, por que até o momento só há pena de morte para o cidadão de bem. Esse sempre se ferra nas mãos da bandidagem, e fica por isso mesmo.

    Arthur da Távola

  19. Marcos, eu concordo plenamente com o seu posicionamento, e digo mais: se as autoridades, ao invés de ficarem com aquela ladainha, que causa nojo e torna o cidadão presa fácil para a bandidagem, que é o incentivo à não reação, pois tudo tem sido feito para tornar as pessoas incapazes de agirem em seu legítimo direito natural de se defender, quando ameaçado, desarmaram-no e quando alguém sofre um infortúnio e perde a vida, logo aparece alguma “autoridade” com aquele mantra asqueroso, que isenta os bandidos da crueldade, que é: “… a vítima reagiu…”, mesmo tendo ocorrido de a vítima ser executada com um tiro na nuca; se ao invés disso, houvesse políticas que incentivassem as pessoas a se acercarem de meios para agir em situações com as que a todo instante acontecem, a situação poderia ser bem diferente dessa em que nos encontramos, pois sabemos que o estado não garante e nem cumpre com a função de oferecer segurança plena para todos.
    A cidadã que sofreu essa violência e agiu de forma exempla, sendo policial ou não, merece de todos nós o respeito e o reconhecimento de que agiu dentro do mais sagrado direito que todo cidadão tem, que é o de defender o seu patrimônio, a sua família, o seu próximo, a sua honra e a sua vida quando ameaçada, pois sabemos que bandido não tem respeito e muito menos dó daqueles tomados como suas presas e o estado não oferece proteção permanente.
    Pelo ato de coragem e bravura essa senhora merece uma condecoração, se policial for.

  20. EU PENSAVA QUE ESSE PICARETAO PEDROSA REPRESENTANTE DESSA OAB TUPINIQUIM COMANDADA POR MACIOSA, TINHA SE MUDADO PARA CORUMBA ONDE TEM UM PRESO PISTOLEIRO VAGABUNDO,JONHATAS SOUSA,QUE ELE MUITO ADMIRA,JA QUE SO VIIA EM PRESIDIOS DEFENDENDO VAGABUNDOS DA LAIA DESSE PIAUI,QUE SE FERROU NESSA SAIDINHA DE BANCO.

    AGORA MARCO DECA,QUEM FOI ESSA MULHER QUE MATOU ESSE BANDIDO PIAUI ? E PORQUE EM 5 MIN O LOCAL DO CRIME ESTAVA CHEIO DE POLICIAIS FEDERAIS ? NAO SERIA UMA ALTA FUNCIONARIA DA PF,QUEM TERIA COMETIDO O CRIME?. INVESTIGUEM UM CLUB DE TIRO QUE LA TODO MUNDO CONHECE ESSA BOA DE TIRO.

  21. gostaria de louvar a atitude corajosa e significante desta senhora! que ela deveria ganhar uma estátua na praça deodoro e condecorações de heroína! só dessa forma se faz justiça nesse país! que pelo menos dessa forma ela seja feita! parabéns a ela… e que o bandido vá roubar o satanás agora…

  22. ‘Bandido bom é bandido morto’…mas ainda alguns dos fdp dos direitos humanos dirão: “era tão jovem”, “não precisava tanto”…tá com pena ???

  23. Se confirmado a participação de um(a) policial, parabéns e zero para os chamados direitos humanos que queria que a policial deixasse o bandido fugir e depois ele ou ela registrasse uma ocorrencia na delegacia e ai sim a policia tomasse as devidas providencias. Pô me compre um bode direitos humanos!!!!!!

  24. cuidado d´eça ainda vao dizer que voce é afavor da pena de morte

    Resp.: E sou mesmo. Há bandidos que não se consegeue regenerar. O Estado só gasta com eles, que depois saem e matam novamente. É possível que num regime de pena de morte, possa haver condenação de inocentes. É o chamado efeito colateral, que existe em tudo na vida. Certamente, no entanto, bandidos de verdade, em sua maioria, é que acabarão no corredor da morte. E isto é justo.

  25. Amigo Deça,
    Eu sinceramente não sei que represaria vc sofre,
    entretanto gostaria de saber, qual dos motivos
    o faz agora criticar tanto as ações da Policia.
    tenho observado que de um tempo pra cá o nobre
    jornalista tem saido em defesa dos criminosos que
    cometeram esse crime repugnante, hediondo e perverso
    contra um colega e amigo seu. Fico chocado com essas atitudes, pois acompanhei a ardua missão da Policia no
    intuito de elucidar esse caso, e sempre lia em seu blog a lenha que vc descia na policia, sempre demonstrando total desprezo ao trabalho. Reconheça o seu erro e se retrate.. sei que vc é um homem bom e de conduta ilibada…
    Um grande Abraço.

    Resp.; Se você apontar, aqui neste blog, uma linmha só – uma linha não, uma palavra só – que chegue, por mais sutilmente que seja, a defender Gláucio e seu bando, mostre aqui e eu peço desculpas públicas a Aluísio Mendes e ao público maranhense. Não tenho nenhuma dúvida de que Gláucio é um criminoso. E certamente está envolvido – no mínimo por cumplicidade – com a morte de Décio. E nunca – mais nunca mesmo, e desafio você a provar o contrário – tergiversei sobre isso. Mas não posso deixar de ver, até como um cidadão intrinsecamente ligado ao caso, que há falhas graves, omissões e informações escondidas no caso Décio. Posso garantir a você, como testemunha arrolada no inquéirto e no processo, que vários outros caminhos apontavam em outras direções. Direções desprezadas sem explicações pela polícia. Haviam três linhas de investigação no caso. Duas delas foram desprezadas – mesmo com telefones, depoimentos, documentos e declarações. E você ouviu do secretário alguma coisa que justificasse o desprezo? É exatamente isso que cobro, meu caro.

  26. Bom seria se toda ação criminosa dessa natureza tivesse esse desfecho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *