36

Max Barros sonha com o TCE, mas quer ser ungido pelo governo…

O secretário de Infraestrutura Max Barros vai negar peremptoriamente, mas trabalha dia após dia – ao seu modo – pela indicação da Assembleia Legislativa para a vaga a ser aberta no Tribunal de Contas do Estado.

Está exatamente no “modo Max Barros” o problema do secretário.

Não há dúvidas de que Max é hoje um dos mais promissores quadros do grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB) – tanto do ponto de vista político quanto administrativo.

Não há – nem no governo, nem na oposição – quem duvide de sua honestidade, competência e capacidade de trabalho.

Mas o modo Max Barros de agir tem lhe tirado importantes espaços de poder.

Max Barros perdeu para ele próprio a presidência da Assembleia Legislativa, em 2011 e em 2012. Perdeu por que não quis articular sozinho a candidatura entre os colegas, preferindo que o governo Roseana Sarney viesse a impor seu nome de cima abaixo.

O resultado foi a eleição e reeleição de Arnaldo Melo (PMDB).

Foi deste modo também que Max Barros abriu mão da candidatura de prefeito em 2012 – posto para o qual mostrava absoluta má-vontade desde quando foi lançado publicamente pela governadora.

No modo Max Barros, é com a força do Palácio dos Leões que ele espera ser ungido conselheiro do tribunal de contas, na eleição de outubro próximo – que ainda pode ser antecipada.

Acha que a força do governo Roseana fará frente à articulação de corpo-a-corpo que já é realizada pelos colegas Rogério Cafeteira (PMN) e César Pires (DEM), e até pelo azarão Flávio Olímpio Neves, funcionário da própria Assembleia.

Esquece o secretário, que as guerras nunca foram vencidas apenas pela cabeça coroada de generais, reis e rainhas, do alto de seus palácios e quartéis-generais.

Elas são vencidas, sobretudo, pelas batalhas na planície…

Marco Aurélio D'Eça

36 Comments

  1. Concordo com o comentario do GM, o unico comentario consistente ate agora, ate pq os politicos q estao candidatos nao tem conhecimento necessario para o cargo. Entao sobrou o servidor da AL Flavio, que eh tecnico e nao politico. Apesar de nao ter apoio dos poderosos, eh o mais probo ao meu ver. E a gente ta falando eh de capacidade tecnica para o cargo, não eh quem ja ocupou cargo publico indicado por governador, ate pq nenhum deles possuem notorio saber em finanças publicas. Creio que a expressão usada pelo Marco Deça, seria “sortudo” Flavio (que tem a sorte de nao ser politico), e “azarados” politicos (manipuladores de votos).

  2. Trabalho no Shop Sao Luis e moro no Vinhais.Max Barros,Valeu pela Via Expressa. Nunca mais peguei engarrafamento…Deputado nao ligue para comentários ruins, é só inveja da sua competência e honestidade.

  3. Oh povo para gostar de criticar, e escrever besteira, esses comentários maliciosos sao de pessoas que com certeza viram seus interesses contrariados. Avante Dr Max Barros! Continue firme,o senhor é um homem honesto e trabalhador.

  4. Parabens pelo artigo Marco. Concordo plenamente em alguns pontos. O Dr Max é um homem que merece o nosso respeito e admiração.O conheço a muitos anos, pessoa simples. E todos os cargos q ocupou e que ocupa,são resultado de trabalho sério e por merecimento,portanto,se ele for indicado para o TCE, não é por imposição mas sim por merecimento.

  5. O Dr. Max Barros prá nossa alegria é um politico que trata o governo com responsabilidade,honestidade,competência e compromisso.. Parabéns Deputado

  6. Fica evidente que os comentários e afirmações sobre a postura do Dr. Max Barros, Deputado Estadual, exercendo o cargo de Secretário de Estado, são inconsistentes e calçadas numa análise pessoal desprovida de conhecimento sobre a personalidade do mesmo. Trata-se de um técnico de alto nível merecendo portanto, pleitear o referido cargo, que exige para tanto, pessoa preparada.

  7. É o HONESTÃO….as grandes obras da SINFRA ou são de Fernandão ou de Henry Duailibe , mais é tudo no maior rigor,KKKKKKKKKKKK Max só se elege montado na máquina do governo sempre foi assim…mais alguns tolos e outros puxa sacos querem passar a imagem de bom moço!!!!! Alem de tudo é frouxo não entra em embate, boneco de Jorge Murad

  8. Isso é uma piada! Quer dizer q basta ser cidadão( e político) para disputar uma vaga para Conselheiro do TCE!? Uma função equivalente a do Ministro do TCU(âmbito federal) e de extrema importância quanto a apreciação das contas dos municípios e do Governo do Estado. Vejam o que é preciso pra ser um Ministro do TCU: art. 73, § 1º e § 2º CF/88:
    “Art. 73. O Tribunal de Contas da União, integrado por nove Ministros, tem sede no Distrito Federal, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território nacional, exercendo, no que couber, as atribuições previstas no art. 96.
    § 1º – Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão nomeados dentre brasileiros que satisfaçam os seguintes requisitos:
    I – mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade;
    II – idoneidade moral e reputação ilibada;
    III – notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública;
    IV – mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior.
    “§ 2º – Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão escolhidos:
    I – um terço pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antigüidade e merecimento;
    II – dois terços pelo Congresso Nacional.”
    Aposto que esses candidatos não têm nem a metade da qualificação necessária. É triste!

  9. Para ser coselheiro deve satisfazer alguns requisitos:

    I – mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade;
    II – idoneidade moral e reputação ilibada;
    III – notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública;
    IV – mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade
    profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior.

    Max tem apenas o fim do Inciso III, ou seja, administração pública.

    Deve-se parar de colocar no TCE apadrinhados políticos. Embora eleito pela assembléia o ocupante deve ser escolhido pelo caráter técnico, e não como prêmio de consolação. O correto seria que todos fossem concursados para o cargo. Mas como é dificil acabar com as mazelas jurídicas nacionais, deve ser levantado um nome melhor que que deputados apadrinhados ou dirigentes administrativos não afeitos ao controle externo. Um nome forte aparecerá até fevereiro, e será praticamente unânime, esperem e verão.

  10. A Assembleia nao vai se curvar, nao aceita imposiçoes, ja deu provas cabais disso, tem que sentar p conversar, politica e dialogo, entendimento, o cargo em questao, requer preparo tecnico e psicologico, portanto, nada pode ser imposto.

  11. Caro Decio,
    Felizmente está havendo um processo de transformação a nivel nacional muito grande, onde a população começa a entender que necessitamos muito mais de politicos técnicos do que politicos profisionais e o Dr. Max Barros prá nossa satizfação,já faz parte deste time há muito tempo, pois,trata a coisa pública com responsabilidade,honestidade e honradez, sem se preocupar com comentários maliciosos a seu respeito de pessoas que com certeza viram seus interesses contrariados

  12. PRERROGATIVA DE NAO ATENDER, HOMEM PUBLICO NAO TEM, PREMIAÇAO POR OBRAS COM DINHEIRO PUBLICO, TA LOUCO, INTERNA, BUSCA O REMEDIO, FELIZ 2013 MARCO

  13. O povo tá lascado mesmo!!!
    Só “candidato” ao TCE carniça!
    Dep. Max pode ser bom, competente, mas honesto eu não sei, basta ver seu passado escondido nas salar da SINFRA.
    Dep. Rogerio Cafeteira, vulgo PORCÃO, é outro…deputado de primeiro mandato que se elegeu as custas das vendas das emendas do senador Cafeteira. Mais enrolado que arame farpado. Que o diga o prefeito de Miranda – Junior Lourenço.

  14. Moro na rua Raimundo Correia e sou grato ao trabalho de MAX desde a gerência, quando mudou o situação da nossa região. Conhecendo MAX, tenho certeza que não é arrogância… Ele só quer o bem do nosso estado e tem a prerrogativa de NÃO atender MESMO, alguns asseclas que só querem se dar bem. Se é pra falar o q pensa… Penso que o titular desse blog sim se perdeu… So fica falando mal dos homens públicos… A troco de que einn?!?! Queremos ver a premiacao por ter arrumado a minha ruazinha,a via expressa, o castelão, o espigão……….

  15. ESTRADAS DO MARANHAO, ASFALTO SONRISAL, UMA EMPRESA APENAS NAS GRANDES OBRAS, EDECONCIL, DIFICULDADES DE PAGAR OBRAS FEITAS, TERMINADAS, SENHORES DEPUTADOS, PENSEM BEM, PONTO FINAL

  16. marco, enquanto todos os prefeitos, receberam 500, 600 mil, a cidade de coelho neto, recebeu 12 milhoes, isso e honestidade, assim ele conseguiu 8 mil votos, facil, uma beleza.

  17. Muito bem, o max, se acha o tal, mas e despreparado, por isso e arrogante, instinto de defesa, entendeu, tce, precisa de gente solicita, gentil, por isso o nome e conselheiro, nao cabe no perfil, um abraço

  18. Quer dizer que só são publicados os comentários que desclassificam o DR.Max ? Não deveria ser assim, a verdade
    deve ser dita. Todos tem o direito de expressar o que pensa.

    Resp.: Aqui, todos dizem o que pensam, apesar de, se depdender do Max, apenas os elogiosos ficariam. E você sabe disso.

  19. Dr. Max Barros é um grande técnico, conhecedor dos problemas da nossa cidade e do Estado, o que llhe credencia a pleitear ou candidatar-se ao referido cargo. O
    mais são desejos contrariados.Basta de pessoas despreparadas a exercer cargos públicos importantes.

  20. Não há – nem no governo, nem na oposição – quem duvide de sua honestidade, competência e capacidade de trabalho.
    Como você frisou bem meu caro Marco, eu concordo plenamente. Max, Tem meu total apoio. Pessoa do bem,profissional competente.

  21. Noticia maravilhosa. Max Barros seguir o caminho do seu pai que também foi conselheiro do TCE. Tem meu apoio e incentivo!! Agora agradar a todos é difícil. Nem Jesus Cristo agradou!! As pessoas adoram criticar e falar mal dos outros. Max, vc é um homem bom e sua família é exemplar!!

  22. O Dep. Max Barros é um político honesto e respeitado. Masmo quando oposição nunca se deixou corromper.Acredito no trabalho dele e vejo que seria um nome sem nem restrição e poderia sim ser indicado para o Tribunal de Contas. Tenho certeza que o mesmo saberia honrar o nome do Tribunal como honra o de Deputado e de Secretário.

  23. Deputado trabalhador!! Homem correto!! Pessoa de confiança!! Deus abençoe!!

  24. Max Barros é um homem honesto,integro e correto. Será muito bom ele no TCE. Tem o meu apoio!!

  25. Marcos, não sei qual o modo que o secretario Max trabalha pela indicação ao Tribunal de Contas, mas tenho certeza que é o melhor nome da Assembleia para ocupar o cargo.

  26. AMIGO MARCO, ESSE MAX, NAO ATENDE NINGUEM, FAZ DS SECRETARIA UM FELDO SEU, ATRAPALHA O GOVERNO, INSATISFAÇAO GERAL, TCE NUNCA, E TENHO DITO.

  27. Marco, nunca vi voce elogiar alguém, como está fazendo com o Dep. Max. De fato ele é diferenciado. Entretanto acho seu comentário um pouco suspeito pois o Deputado sempre o considerou muito e é seu amigo.

    resp.: Não entendi. Pode ser mais claro?

  28. Prezado Marco Aurélio, acredito que você não entenda o “modo Max Barros” de ser e agir, porque ele não negocia cargos ou posições; é o seu caráter de homem probo, como você mesmo comenta em sua coluna quanto a sua honestidade e competência. Pode ele ter perdido os cargos mencionados de Presidente da Assembléia ou Prefeito ou qualquer outro cargo; mas os cargos que ocupou e que ocupa, são advindos de trabalho sério e por merecimento, portanto, acredito que que se ele for indicado para o TCE, não é por imposição mas sim por merecer, pois se assim o fosse, teria sido candiato aos cargos acima mencionados ou mesmo teria-os ocupados antes

    resp.: Vejo que é voc~e quem não entende o modo Max. Todos estes cargos ele quis sim. Só que, ao contrário dos demais que também queriam, não agiu para se viabilizar. Acha que é obrigação dos outros o apoiarem. E não é. Max precisa saber articular politicamente, conversar com as pessoas, buscar aliados. Os bons também se isolam.

  29. Caro Marco, não acredito em nenhuma palavra do que você escreveu acima; até porque o Dep. Max Barros conquistou suas posições travando o bom combate e, como você mesmo diz, “Não há – nem no governo, nem na oposição – quem duvide de sua honestidade, competência e capacidade de trabalho”; portanto, o jeito Max Barros como você fala, é o o jeito de conquista por mérito e não por imposição de quem quer que seja, senão teria sido candidato a Prefeito ou a Presidente da Assembléia… você se contradiz.

  30. Essa disputa pode trazer o passado recente de alguns competidores….César Pires deveria explicar algumas contratações milionárias quando passou na SEDUC, a SENTINELA ” empresa de vigilancia é uma delas!!!!

  31. ESSE MAX ESTA UMA VIDA NO GOVERNO NUNCA TERMINOU A PRINCIPAL ESTRADA Q LIGA A BAIXADA MARANHENSE, DEIXANDO DIVERSOS MUNICIPIOS A VER NAVIOS , VIANA, MATINHA, SÃO VICENTE FERRER, SAO BENTO E OS DEMAIS, É FRACO D MAIS, NUNCA TERMINOU A ESTRADA DA MAIOBA A VIA EXPRESSA É SÓ MARKETING POLITICO, SÓ ATENDE QUEM ELE QUER, ACHA MESMO Q É MAIS Q A GOVERNADORA. É FRACO DEMAIS, SÓ SE FOR POR INDICAÇÃO AI ELE É MUITO FORTE, FAZ PARTE DO MELHOR GOVERNO DA VIDA DOS MARANHENSES, A ESTARDA DE CUJUPE A PINHEIRO É UMA VERGONHA QUEM GANHA A LICITAÇÃO É SEMPRE AS EMPRESAS LIGADAS A FILUCA OU A DELE MESMO. TRISTE SECRETÁRIO SÓ NO MARANHAO.

  32. Arrogante e prepotente esse Dep Max, e tirar na lota se for indicado para TCE.

  33. Marcos um secretario que tem privilegiado, aliados com vultosos recursos do estado, como Solinei Silva ( enrolado com a PF), Eduardo DP (que tem 5 CPF, envolvido com todos os tipos de falcatrua)….será que é tão honesto assim????? A qualidade das estradas do Maranhão são de péssima qualidade…será que é tão capaz assim?????

  34. Max Barros é um nome muito melhor e mais qualificado para o TCE que Rogério Porcão, aquele playboy inútil que só chegou lá com o prestígio do velho Cafeteira.
    Max Barros seguiria o caminho do seu pai que também foi conselheiro do TCE.

    Resp.: Max Barros precisa entender que as disputas políticas se fazem na planície. Não há invenção de candidato. É preciso se relacionar com as pessoas.

  35. Prepotente, arrogante, mal educado. Se depender da assembleia só terá seu voto. Trava todas as ações de sua área , as insatisfações no mundo político é geral . Nem adianta tentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *