26

Reportagem da Rede Record frustra expectativas

Para quem esperava novos direcionamentos e elucidações sobre o caso da morte de Décio Sá ao assistir a matéria veiculada ontem a noite (13) pela Rede Record, no programa Domingo Espetacular se decepcionou ao ver algo tão superficial (reveja aqui).

A matéria resumiu-se ao clichê de analisar o perfil de “matador” do assassino de Décio, Jonathan Silva, de 24 anos, atualmente preso cela de segurança máxima em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Além disso, a reportagem limitou-se em usar apenas imagens do caso Décio, por exemplo, as do dia da reconstituição do crime e citar o nome do jornalista.

Desconsiderou totalmente o fato de que o crime ainda tem muitas perguntas a serem respondidas, fora uma pífia declaração do secretário estadual de Segurança Pública, Aluísio Mendes, a respeito do assassino.

Perguntas estas que o Jornal Pequeno, por meio do jornalista Oswaldo Viviani, tentou com competência responder por meio da entrevista feita com outro acusado, também preso, o empresário Gláucio Alencar (leia a matéria na íntegra aqui).

A reportagem do jornalista só congrega com a opinião que este blog tem a respeito de que pode haver muito mais além do que se é declarado à sociedade e à imprensa sobre a morte de Décio Sá e outros assassinatos no Maranhão.

A atitude da reportagem da TV Record perdeu uma ótima oportunidade de também mostrar ao Brasil de que o caso não é tão simples quanto se tenta aparentar ser.

Foram cerca de 18 minutos de enrolação, clichês e frustração para quem gostaria de saber mais afundo sobre o caso.

 

Marco Aurélio D'Eça

26 Comments

  1. penso que quem deveria agir nesse caso seria o promotor do caso. Por a questao logica: na reportagem do jornal pequeno ha fortes indicios de autoria em sentido diferente do que foi apontado pela policia. O MP pode aditar a denuncia se quiser buscar a verdade real (sua obrigacao enquanto fiscal da lei). E mais, o proprio secretario admite que havia duas linhas e que a mais provavel seria a que foi apresentada. Pegunto: por que a outra vertente nao foi esgotada? E se nao ha certeza, por que prenderam os acusados? Que loucura essa viu…Estarrecedora essa situacao. Arbitrariedade que salta aos olhos.

  2. penso que nesse caso quem deveria agir seria o promotor. A reportagem do JP demonstrou fortes indicios de autoria apontando em linha diferente da que foi dita pela policia. Resta saber: por que o MPE nao se move nesse sentido? Pode e deveria aditar a denuncia se tiver interesse em buscar a verdade real.

  3. D’Eça, o capitão está ligado à agiotagem praticada no Maranhão? Porque a sociedade sabe quem são os agiotas e pelo que me consta, o mesmo nunca teve seu nome envolvido nesses crimes… Certo??! Se a motivação foi a denúncia de prática de agiotagem, por que o “capita” está sendo considerado um dos mandantes do crime? E mais! Seria mesmo necessário a intervenção de um Oficial para que Jhonathan obtivesse uma arma e matasse Décio (ou Décio e Fábio Brasil)? Pelo que me consta, o assassino foi encontrado com algumas armas consigo, incluindo uma pistola com brasão do GTA (ligado estritamente à Secretaria de Segurança Pública e de sua inteira responsabilidade). Por que a SSP não se justifica com a sociedade sobre este armamento está sob poder de um criminoso? Pelo que me consta, também, já saiu o laudo pericial da arma que ceifou a vida de Décio. Não foi encontrado nada que a conecte (direta ou indiretamente) com o capitão, bem como desmentiu a versão de que teria vestígio na arma de um brasão da polícia. Certo?! Quanto às munições encontradas, é verdade que o assassino disse em seu interrogatório que as comprou da mão de um tal Valdênio, este morto após ser solto? Isso não seria “queima de arquivo”? E esse Buchecha, tá preso porque alugou uma casa para Jhonathan, certo?! Ele sabia das intenções do assassino e agiu em conluio, ou só está preso para “acalmar a sociedade”??? Os investigadores denunciados sabiam da trama e podiam evitá-la? O advogado também? Se puderes responder algumas destas indagações, agradeceria e certamente facilitaria o convencimento de muita gente sobre a “elucidação” deste triste e bárbaro crime. Aliás, não é porque o crime foi bárbaro e repugnante que a investigação deve seguir o mesmo rumo!!!

  4. D’Eça, o Capitão Fábio tem algum envolvimento com agiotagem? A sociedade conhece a grande maioria dos agiotas, mas pelo que me consta ele não está envolvido nesses crimes… E mais… como saber se a arma que ceifou a vida de Décio foi entregue pelo Capita, se o assassino foi preso em posse de outras armas, inclusive uma do GTA (DE RESPONSABILIDADE TOTAL DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA)? Ele precisava mesmo de um policial considerado de confiança por toda a Corporação para lhe fornecer armas? Não consta também nos autos a perícia da arma, desmentindo a versão de que havia vestígios de brasão da polícia???

  5. esse secretario fez pouco da cara da sociedade e da Policia Federal. So no maranhao uma gravacao dessa passa batido.

  6. A reportagem da Record foi uma porcaria, nao disse nada com nada. A do Jornal Pequeno esclareceu muita coisa que estava oculto da populacao e que faz sentido. O que a policia disse nao convenceu porque nada tinha a ver com nada; todo mundo querendo saber a motivacao do crime de Decio e a policia nao deu nenhuma explicacao logica. Depois da reportagem do JP deu pra entender. A mentira nao colou, mas a verdade encaixou. Foi por isso, Deca, que eles tentaram te intimidar, meu caro. Faz sentido, total. Rapaz, isso ainda vai feder pra muita gente que se acha intocavel. A sociedade grita: INVESTIGA FEDERAL!!!! A populacao quer que venha a verdade, chega de acobertar bandidagem, pistolagem, molecagem e agitagem. Como pode um secretario dar uma vacilada daquela? Ele mesmo derrubou o esquema dele. Fala serio..o maranhao ta em apuros na Seguranca. Isso mesmo Cristina: FORA ALUISIO e seus pupilos.

  7. a record deveria fazer uma reportagem sobre a fala do Secretario na gravacao. Como ele explica aquilo, gente? A federal deveria apurar isso, pois foi muito grave o que ele disse.

  8. OUÇAM A GRAVAÇÃO COM A VOZ DO SECRETARIO NA INTEGRA NO PORTAL DO JORNAL PEQUENO

    A gravação com a voz do secretário no portal do jornal pequeno!!!

  9. Essa reportagem foi claramente encomendada, tendo em vista que as autoridades da secretaria daqui do estado queriam mostrar que o Jhonatan ja matou muitas pessoas pois até isto chegou a ser questionado pela populacao e jornalistas…
    Esse secretário nao está dando conta do recado e está elucidando os homicidios de acordo com seus interesses próprios…
    eu digo tambem
    FORA ALUISIO

  10. A casa caiu! A reportagem do Jornal Pequeno é muito contundente. Já a versão da policia é pífia. A sociedade não engole mais o que essa comissão diz. O “competente” secretario esqueceu que população de hoje tem cérebro.

  11. TODO MUNDO JA SABE QUE ESSE BOSTA DO SECRETARIO É CANDIDATO A DEPUTADO POIS ELE MORRE DE INVEJA DO DR CUTRIM.OUTRA COISA E QUE A BANDIDONA DA MARILIA MENDONÇA É UMA DE SEUS CABOS ELEITORAIS COMO FOI A ÉPOCA DO DR CUTRIM QUANDO SECRETARIO DE SEGURANÇA.VAI VER JÁ E AMANTE DESSE AI TAMBEM. GOVERNADORA UM AGENTE QUE ATE JA SE BALEOU NÃO PODE ESTAR NUM CARGO DESSSES,ESSE BOSTA TEM QUE CONTINUAR MESMO E COMO SEGURANÇA PARTICULAR DA FAMILIA.

  12. Deça a cara de pau e o debpche a uma coisa tão séria como uma gravação dessa só demonstra que a corrupção tomou conta do maranhão e com a anuência da governadora que não veio a publico se retratar e ainda deixa esse secretário zombando da população e demonstrando que não está nem aí pra quem venha a esperniar…Da vergonha,mas ninguém ouviu o audio e o audio vai ser ouvido por todo maranhão em breve e ira parar no inquérito do Décio Sá. E o secretário disse que não lembra do contexto que disse o “ELA”… Debochou e zombou da população… Mas vem uma bomba dia 24 maior que a gravação secretário e ai vamo vê se tu cai ou não!!! Tu debochou né ta bom nem que tu mate o glaucio la dentro mas a bomba vira dia 24 de janeiro. Bora v se tu vai te segurar e sair rindo dessa, cumplice de assassino!!!

  13. Amigo Marco,
    O tiro saiu pela culatra, as aves agorentas espalhavam aos quatro cantos que uma bomba iria estourar e haveria uma reviravolta no caso Decio Sá. Os atos preparatórios iniciaram com a bendita visita da comissão de Segurança da AL capitaneada pelo Dep

    Cutrim e seu estafeta Raimundo Louro ao presidio Manelao onde
    Encontram-se presos Glaucio e sua turma. Qual seria o motivo da tal visita? Que interesse cutrim tinha pra ir aquele presidio já que lá nao existe superlotacao ? Entendo que a ida dele aquele estabelecimento era pra afirmar ao Glaucio e sua turma, a sua
    Solidadriedade, em seguida veio o segundo ato, cuja matéria no JP assinada pela pena alugada do Osvaldo Viviane e por alguns post de V. Senhoria pre- anunciando a bomba, que nao passou de
    Um traque, decepcionando muita gente que querna todo custo
    Se apossar dos res
    Encontram-se presos Glau

  14. Amigo Marco,
    O tiro saiu pela culatra, as aves agorentas espalhavam aos quatro cantos que uma bomba iria estourar e haveria uma reviravolta no caso Decio Sá. Os atos preparatórios iniciaram com a bendita visita da comissão de Segurança da AL capitaneada pelo Dep Cutrim e seu estafeta Raimundo Louro ao presidio Manelao onde
    Encontram-se presos Glaucio e sua turma. Qual seria o motivo da tal visita? Que interesse cutrim tinha pra ir aquele presidio já que lá nao existe superlotacao ? Entendo que a ida dele aquele estabelecimento era pra afirmar ao Glaucio e sua turma, a sua
    Solidadriedade, em seguida veio o segundo ato, cuja matéria no JP assinada pela pena alugada do Osvaldo Viviane e por alguns post de V. Senhoria pre- anunciando a bomba, que nao passou de
    Um traque, decepcionando muita gente que querna todo custo
    Se apossar dos res
    Encontram-se presos Glau

  15. fala serio essa reportagem péssima era melhor que não tivesse acontecido! a repórter tava morta de medo! o jhonatas não era aquele que deu a entrevista aqui no maranhão, agora tirei a duvida que aqui aquela entrevista fora ensaiada! essa reportagem tirou duvidas de muitas gente! isso é serio!

  16. Caro Deça conheço J.bol a 10 anos e nunca vi ele falar em matar nem uma mosca, ele não matou e nem mandou matar ninguém,isso todo mundo já sabe e porq continua preso todo mundo tem direito de defesa em liberdade quem matou já está preso ele que tem k pagar isso é politicagem … Muito admiro tanta gente inteligente acreditar em convs de assassino psicopata

  17. Derça esse aluizo mais uma vez tentou enganar o povo do maranhao mandando a record fazer matérias do caso decio mais o que queremos e que ele se explique a respeito da gravação da branca e manipulação de inquéritos não adianta tentar tirar o foco do q realmente queremos. As respostas desse caso.

  18. Aluisio Mendes chefiando essa secretaria so vai dar nisso mesmo!
    Repito: glaucio e seu pai, nao tinham motivos convincentes para mandar matar Decio! Dar a desculpa que foi por causa de duas postagens que nem sequer tinha o nome deles, é achar que acreditamos em papai Noel!
    Na época da prisão fizeram um estardalhaco do tamanho de um tsunami para convencer quem já tinha opinião formada que levava a outro rumo!
    Rumo este citado na reportagem do jornal pequeno, e finalmente alguém falou diretamente alguns pontos que deveriam ser esclarecidos!
    Mas em contrapartida tenho receio da “resposta” que os verdadeiros mandantes irão dar, pois com esse povo nao se brinca….
    Nao tão simples assim….
    F
    O
    R
    A
    A
    L
    U
    I
    S
    I
    O

  19. E SE ALUIZIO MENDES NÃO SEGURAR ESSA LINHA DE INVESTIGAÇÃO, SUA CORRIDA RUMO A CÂMARA DE DEPUTADOS JÁ ESTÁ OFUSCADA. E A FAMÍLIA METRALHA CONTINUARA SUA SAGA MATADORA,COM O APOIO DA CASA DO RANGEDOR.

  20. Deça voce ainda nao entendeu que querem nos enfiar goela abaixo que o caso esta complemente elucidado?
    Voce nao entende que acobertando a outra linha de investigação fica muito mais simples para o secretario?
    Voce nao compreende caro jornalista que deixar ps agiotas nessa situação é menos prejudicial aos interesses do secretario?
    Deça acredito na competência de vocês e no poder que a imprensa tem para pressionar esse povo para deixar essa elucidação o mais transparente possível!
    Agora dizer que a linha mais verossímil era a que levava as pessoas que estão presas, é achar que nós leitores e cidadãos somos completos idiotas!
    Obrigada
    E antes que eu me esqueça:
    FORA ALUISIO

  21. Perfeito e muito bem observado Deça, a rede record não sabe nem 10% do que realmente é este caso Décio. Isso ta tomando um rumo diferente e as mentiras claras do Secretario Aluísio agora estão se encontrando com a versão correta e estão vindo a tona e saltando aos olhos, só não encherga quem não quer ver. Nunca entendi porque esse rumo dessa investigação mudou de uma hora pra outra. Não entendo como passou tudo despercebido bem na frente do nosso nariz e agente nem tava se dando conta… Parabéns Deça, o Décio se foi mas se eles pensavam que estavam livres , se enganaram pois você é mais duro que o Décio. Parabéns !

  22. E a investigação sobre agiotagem? Ninguém fala mais nada. Vai da pizza?

  23. Sinceramente, a família Teles fez uma verdadeira chacina e pessoas que também já tinham o telhado de vidro acabaram sem responsabilizados por todos dos crimes. A policia civil com seus delegados corruptos, e todos sabem disso, se beneficiando de algo nao vao investigar a família terrorles…

  24. enquanto esse secretario de segurança estiver no comando nada vai ser feito….. antes a familia Sarney tinham interesse em resolver o caso mais rapido possivel, agora o que eles mais querem é abafar o caso….. como fica a familia TELES e CUTRIM nessa historia…….nao tem fim mais será dado como concluido.
    Loro Bil, ainda ta solto, pior que Cutrim calou a boca para nao prejudicar o irmao traficante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *