25

Juízes parecem temer julgamento do caso Décio…

Ariane Mendes marcou audiências e tirou férias

Há uma estranha movimentação nos bastidores da Justiça maranhense que leva à interpretação de que os juízes escalados para o caso – ou melhor, as juízas – estejam temendo o julgamento do agiota Gláucio Alencar, e os demais suspeitos acusados pela morte do jornalista Décio Sá.

O titular deeste blog receb eu ontem a intimição da audiência do dia 29 de janeiro, na qual figura como testemunha de acusação do caso. O documento é assinado pela juiza Ariane Mendes Castro Pinheiro.

Hoje, no entanto, o blog de Gilberto Léda re vela que Ariane pediu férias exatamente no período em que ela própria marcou as audiências.

Com as férias de Ariane Mendes Pinheiro, as audiências serão tomadas pelo juiz Márcio Castro Brandão, que teve pouco mais de 15 dias para conhecer os autos do processo.

É o segundo caso de juíza que se afasta do julgamento da morte de Décio com justificativas oficiais, porém estranhas.

Em junho do ano passado, a juíza Alice de Souza Rocha, então titular do 1º Tribunal do Juri, pediu remoção do posto logo após decretar a prisão dos acusados pela morte de Décio Sá. (Releia aqui)

Em ambos os casos, tanto as juízas quanto seus pares alegam que os pedidos nada têm a ver com a gravidade do caso. mas não há dúvida de que os juízes envolvidos no caso vivam sob pressão constante.

De um lado, o lobby intenso dos advogados de defesa dos réus – muitos com forte influência no próprio Judiciário – pressionando por decisões favoráveis a Gláucio & Cia.

Do outro, a determinação da própria cúpula do Judiciário, segundo a qual o caso deve ser punido exemplamente, sob pena de punição por eventuais negligências ou omissões. (Releia aqui)

De qualquer forma, o titular deste blog está pronto para depor no caso Décio.

E repetir exatamente o que já disse à polícia, nas oito vezes em que fora ouvido…

Marco Aurélio D'Eça

25 Comments

  1. dudu, ninguém ta dizendo que é culpa do Sarney, o secretario que disse que “ELA QUEM MANDOU”… agora temos que perguntar para o secretário quem é “ELA”…

  2. Deça voce será testemunha de defesa do Glaucio 100% certeza. O fato de te botarem como testemunha de acusação também é estratégia do secretário pra te jogar de encontro com o Glaucio, digo com 100% de certeza porque o Glaucio te colocou como testemunha de defesa logo que foi denunciado, muitos meses atras…e Aluísio soube. Ricardinho ja ta fora e vc dependendo do que for falar tome cuidado poque esse povo não brinca e tem o sec do lado…Esse secretário é tão louco que valdênio vai depor. Falo sério, vc vai ver , por video conferência. Cara não deviam ter feito a mini serie Sereia, deveria ser Décio, pq isso parece um filme e de terror..Esse secretário é louco e vai aos ultimos limites pra defender um grupo político do interior…Por isso cuidado, ele não tem limites, eles fazem tudo na vista e fica assim mesmo, e poder eles tem…Se disserem é pra fazer, eles fazem mesmo!!!

  3. TUDO QUE ACONTECE NO MARANHÃO É CULPA DO SARNEY. SERÁ QUE ELE PODE MANDAR CHOVER PRA MULAR A MINHA ROÇA QUE PLANTEI MANDIOCA?

  4. Marco Desinformado Deça, isso é normal acontecer na Justiça. Nenhum Juiz deixa de marcar uma audiencia criminal, civel ou do trabalho porque vai tirar férias. É pra isso que existe Juiz Substituto.

    Então, larga de especulação só porque se trata de um processo de um jornalista que era da casa dos SArneys!

    Abraços,

    Aproveita e larga o Holadinha de mão, ele só tem duas semanas como Prefeito.

  5. Tomara que esse juiz leia tudo mesmo. So vai dar errado pra quem foi protegido pra nao constar no processo. A policia eh que deve temer, pois a versao apresentada pode ir pelo ralo.

  6. Éééé meu amigo o cerco esta fechando, isso so mostra que esse caso esta mais sombrio do que imaginamos….
    Elucidação mentirosa….

  7. Em tese, o juiz que faz a instrução do processo deve ser o mesmo que julgará.

  8. Caro Deça, você tambem será testemunha de defesa do glaucio, arrolado pelo próprio advgado do glaucio. Não sei se foi por algo que voce falou que beneficie a defesa do glaucio, ou seja , a verdade… E Deça com relação a tão falada gravação do Glaucio com o junior bolinha, dizem que o bicho pegou.Que a polícia alterou a metade das frases mas o glaucio tinha copia guardada. Resultado, mandaram pedir pra juiza para perícia ser feita pelo ricardo molina da unicamp, homem séríssimo. E dizem que se não concederem ele vai distribuir mil cópias na cidade. A polícia se f… nessa!

    Resp.; A intimação que recebi me põe como testemunha de acusação.

  9. Pode ser que esse juiz se digne a ler o processo, examinar as provas, comparar os depoimentos, observar os furos e concluir que a elucidação ainda está longe.

  10. Eh Ricardo Fernando,,,naum é só aki naum…veja uma coisa: os ministros do supremo estão em recesso, quando voltarem às atividades…vai ter ministro q irá adoecer, outros tirarão férias, outros farão curso naum sei por onde…e por ai vai. RESULTADO: os condenados do mensalão nunca cumprirão pena…ANOTA AÍ.

  11. simples, sao réus? serao julgados, se condenados, cadeia neles! sem essa de sofrer pressao desse ou daquele, afinal se isso acontecer abrirao outras precedencias e a justiça ficará em maus lençóis.

  12. MARCO! NAO FOI ESSE O JUIZ DA POLEMICA GRILAGEM DE UM GRANDE CONDOMINIO DA FRANERE E TENDA,NUMA CONTRUCAO PIRATA NO ARACAGY/S J RIBAMAR,TAMBEM AFASTOU UM SECRETARIO MUNICIPAL DE S J RIBAMAR,E, TAMBEM INTERROMPEU UMA GRAVIDEZ DE RISCO.
    PORTANTO ESSE JUIZ NAO TERA MEDO DE ENTRAR NESSE CASO ENVOLVENDO BANDIDOS DA CASA DO RANGEDOR E ESSE BANDO DE GLAUCIO E BOLETE.
    AGORA,TAMBEM ACHO QUE ESSAS JUIZAZINHAS FRAQUISSIMAS E MAU PREPARADAS SE MIJAM TODAS QUANDO TEM QUE DECIDIR SOBRE UM CASO COMO ESSE DE DECIO SA.SEM ESQUECERMOS QUE TAMBEM TEMOS DESEMBARGADORES P NO C, MAIS MEDROSOS QUE UM PERSONAGEM DO SCUBIDU…..KKKKK

  13. Todos são frouxos(as). Juizas covardes. É muito cara de pau, marca a audência e tira férias.PALHAÇADA! Por isso que o Maranhão impera o medo, a violência, a corrupção, pois os juizes são conviventes com o banditismo.

  14. Será que tem algo haver com a Familia TELES e os aliandos de Roseana ???????, vai ocorrer que nesses autos iram passar varios juizes cada um com uma decisão, o primeiro juiz decreta a prisao, o segundo marca audiencia, um terceiro faz audiencia, O Quarto JUIZ da a sentença e um quinto juiz recebe um suposto recurso, deixando para o sexto MM analizar o tal recurso… talvez em 2015 transita em julgado isso se nao for para Brasilia

  15. Eu ein, quanto mais se fala nesse caso, mais ele fede!
    Porque a pressão de forças ocultas em cima de quem liberar esse povo para ir pra casa?
    Esse caso ainda vai dar mto o q falar!!!
    E eu assisto de camarote e so quero q a verdade aparece e nao essa elucidação meia boca e forjada que fizeram a gente engolir esse tempo todo!!!!

  16. Ministério Público, Polícia Federal, por favor alguém aí! Eu quero saber quem são os políticos que pegaram empréstimo com os agiotas assassinos!

  17. Doutora Ariane tava com férias marcadas desde agosto. Pela Vara responde agora o Dr. Márcio Brandão, que não tem medo de nada e vai conduzir os trabalhos da melhor forma e com a firmeza que lhe é peculiar.

  18. Marco
    Apesar de não ter nada haver com essa matéria, voce poderia esclarecer aos seus leitores o porque desse aumento de quase 20% de aumento na gasolina sem que ainda tenha havido qualquer determinação do governo federal para qualquer aumento . Os demais estados continuam com o preço antigo, aguardando o aumento em nível nacional. Só no Maranhão, Por que?

  19. ESTAR CLARO QUE JUIZ NENHUM QUER PARTICIPAR DAS MUTRETAS DO SECRETARIO,POIS SABEM QUE TEM COISAS NÃO ESCLARECIDAS TOTALMENTE. GOVERNADORA TIRE ESSE RAPAZ DAI POIS A JUSTIÇA TA SABENDO QUE A VERDADE TODA NÃO VEIO A TONA AINDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *