50

Nesta, Holandinha está certíssimo…

Carnaval de passarela: as escolas tem que saber levantar dinheiro

O blog apoia de forma incondicional a decisão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) de restringir os investimentos municipais no Carnaval de São Luís.

O blog sempre criticou a relação promíscua do poder público com manifestações culturais e folclóricas.

Nem a Prefeitura, e muit0 menos o Governo do Estado, devem pagar cachê a grupos carnavalescos, juninos, ou qualquer que seja a manifestação cultural. Foi esta relação que criou o vício e a promiscuidade que faliu a essência do carnaval e do São João maranhenses.

A postura do presidente da Fundação Municipal de Cultura, Chico Gonçalves, deve ser vista como a quebra de um círculo vicioso estabelecido há alguns anos.

Desde que o poder público resolveu pagar grupos que se apresentam nas ruas, o Carnaval virou um comércio tocado por interesses esscusos, que descaracterizou o aspecto comunitário das associações que se apresentavam em décadas passadas.

O dinheiro do governo e da prefeitura atiçou a ganância de espertalhões e a festa passou a ser manipulada por interesses políticos. Hoje, deputados e vereadores manipulam verbas públicas ao bel prazer e direcionados apenas por interesses políticos.

Esrtrutura e segurança: isto sim é obrigação do estado

Apenas os grupos que tinham boa relação com o poder passaram a ser beneficiados com verbas públicas milionárias, em detrimento de grupos até centenários.

Em alguns casos, bastava ser amigo de secretário, de deputado ou de vereador para se inventar uma apresentação e ser agraciado com dinheiro público.

Escolas de Samba, Grupos de Bumba-Meu-Boi, grupos de dança, cantores, performers e qualquer outra manifestação cultural devem sobreviver da sua própria expertise.

Ao poder público, como bem explanou Chico Gonçalves, cabe apenas garantir a infra-estrutura necessária para as apresentações, dando segurança e conforto ao público disposto a vê-las.

Mas se o corte do dinheiro público levar estes grupos à decisão de não desfilar, este blog também apóia a decisão da Func de não gastar para construir passarela.

E os R$ 2 milhões previstos podem até ser investidos em outras coisas.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

50 Comments

  1. D’éça não referir a a sua crítica e sim da decisão do prefeito, para que a mesma fosse estendida para o futebol,foi isso que eu quis dizer

  2. juarez tu mistura alhos com bugalhos oque tem a ver crente com catolico se explodir e tu estar salvo? Concatena teu raciocinio como ja dizia Jairzinho (seu ze cueca)

  3. Leva este teu post para ser lido pela Olga faz tudo do governo, ou melhor a Secretária de Cultura, pois a secretaria se transformou em um balcao de negocios onde prefeitos, donos de agremição, gatos, cachorros e bicho terras, ficam disputando um recurso que poderia ser muito bem usado na saude deste estado. Cada prefeito ja contratou a preço de ouro a sua banda que vindo da Bahia recebe o dinheiro dos maranhenses para gastar em outro local.

  4. sou evangélico não gosto mesmo de carnaval vou unir o útil ao agradável, eu vou é para o meu retiro, católico que se exploda kkkkk…. eu já tou salvo.

  5. valeu holanda junior, que atitude de homem que tem compromisso com o povo, nao ligue para os bagunceiros , alem de diminuir as verbas, vc vai consegueir diminuir as violencias, pois todo disfele tinha brica , vsc querem cultura vao para o livro estuda historia .

  6. Caro Marco, a iniciativa do professor Chico Gonçalves é tão sensata e coerente com a situação que estamos vivendo, quanto a análise que vc fez dos fatos expostos. A ambos expresso a minha solidariedade e apoio nesse quesito. São atitudes de coragem, como esta, que mostram o valor dos homens. Teremos a cidade que desejamos quando tivermos ousadia de arrebentar as bases da corrupção na qual vive a nossa política.

  7. Parabéns, D’eça, até que enfim saiu algo sensato dos teus dedos.

    Resp.: Só é sensato por que arada ao teu pontod e vista, né?

  8. D’éça eu sempre te critiquei e você sabe muito bem disso, há alguns dias havia deixado de ver o seu blog por alguns assuntos que eu julgava desnecessário. Portanto devo reconhecer que sua análise foi bem sensata quanto ao assunto em pauta, não por que elogias A ou B e sim por que eu achei que você foi bastante contundente em seu comentário,agora acho que a mesma atitude deveria se estender para o futebol profissional que há muitos anos só vive das migalhas que caem da mesa do poder público, seria bom para que o nosso futebol pudesse ser de fato ” profissional”. Agora alguns estão perguntando o porque não foi tomada essa decisão antes? já imaginou se ele tomasse essa decisão antes? com certeza muitos iriam dizer que era por que ele é crente e logo é contra o carnaval, o povo é assim mesmo bem previsível, todos devemos lembrar que ele é prefeito da cidade não pastor de uma Igreja.No mais um abraço

    Resp.: Recomendo que você acesse a cateoria futebol. Lá, verá topdas as críticas que faço à dependência que o futebol maranhense faz questão de manter do poder público.

  9. EDIVALDO HOLANDA ESTÁ CORRETÍSSIMO. TEMOS PRIORIDADES PARA NESSE MOMENTO EM QUE JOÃO CASTELO DEIXOU O MUNICÍPIO UM CAOS. PORQUE NÃO PEDIR DINHEIRO PARA A DEPUTADA GARDENINHO? A EMPRESA QUE MELAVA DE ALFALTO AS RUAS DE SÃO LUIS (PAVITERRA) E RECEBIA MILHÕES AGORA ESTÁ FECHADA NUMA AVENIDA DO BAIRRO DO CALHAU, E BEM EM FRENTE FICA A LOCADORA DE VEICULOS SÃO LUIS, COM O PATIO CHEIO DE VEICULOS E CAMINHÕES DA CINTELUZ. É SÓ COMPROVAR O QUE ESTOU DENUNCIANDO.

  10. Samba na avenida aqui na Ilha sempre foi fraquinho, está correto o prefeito.

  11. MARCO DECA VC DEVE RECEBIDO ALGUM POÉ PRA TA ELOGIANDO O HOLANDINHA NE

    Resp.: Talvez você julgue os outros por você, não? Se Holandinha pagasse alguém que tanto lhe critica apenas pra receber elogios, então ele não teria caráter algum, não concorda?

  12. E………………. se as agremiações tivessem aceitado o dinheiro? Não haveria esse repasse para a saúde? Ou seja, não foi uma atitude deliberada, foi ocasional, acidental. Tranferiu para a saúde porque sobrou. E verifique se é NENHUM ou NEM UM.

  13. ESSA DISCUSSÃO ME FEZ LEMBRAR UMA COISA: O QUE FAZER COM O PATROCÍNIO GOVERNAMENTAL, POR EXEMPLO, DO MINISTÉRIO DA CULTURA QUE PAGA COM DINHEIRO PÚBLICO FILMES, SHOWS, ARTISTAS,ETC. ? PORQUE SE SEGUIRMOS LÓGICA DA PREFEFITURA DE SL, DEVE-SE ENTÃO REPENSAR INCLUSIVE A POSIÇÃO DOS GOVERNOS, INCLUSIVE O FEDERAL EM RELAÇÃO À CULTURA.
    TEREMOS UMA NOVA POLÍTICA CULTURAL OU ESTA NUNCA EXISTIU?

    Resp.; Esta política cultural do governo federla é critica, inclusive, por alguns artistas.

  14. Deça, meus cumprimentos pelo post. Parabéns ao Holanda Jr e ao Chico Gonçalves. De fato, era um absurdo financiar arremedos de escolas de samba cariocas. AGORA EU DUVIDO MUITO QUE O GOVERNO DO ESTADO VENHA A ADOTAR O MESMO CRITÉRIO. Até para velório tem o Bicho Terra.

  15. Ai eu venho aqui novamente perguntar, será que é o inicio de uma nova “era”? tomara!

  16. Gosto muito de carnaval, é uma manifestação popular com muita diversão, folia e folguedos. Contudo, penso que a administração pública local deve priorizar alguns serviços essencialmente necessários, não desprezando a cultura, mas o momento caótica deixado pelo ex-gestor não é favorável a comemorações (festas), a saúde da população, nessas circunstâncias é, sem dúvida, a mais acertada decisão da atual administração.

  17. Durante a campanha para prefeito, já se falava que Holanda iria fazer isso, que ele não gostava do carnaval, etc…
    Tudo muito lindo, mas já imaginou como João Castelo seria malhado, se fosse ele que tivesse tomado essa atitude?

  18. Eu também sou folião, gosto de carnaval principalmente dos carnavais de outrola onde se colocava os blocos na rua por prazer e cultura, mais como já foi dito hoje é comércio!
    E ainda tem uns babacas que usam este espaço para ser contra a decisão do prefeito, das duas uma, ou esses babacas que estão reclamando são beneficiados diretamente ou não tem um pingo de noção do caos que a cidade enfrenta, na saúde, educação, transporte enfim. apoiado Sr. Prefeito

  19. Não votei no Edivaldo Holanda e acho pouco provável votar nele um dia, o motivo? Ele está mandando demitir pais de família das secretarias, especificamente da Semosp. Minha revolta é que estão alegando que são servidores castelistas. Que coisa absurda!!! Estão demitindo técnicos com mais de 16 anos de prefeitura e que nunca sequer cruzaram com Castelo!!!! Prefeito veja isso. Eu nao acredito que o senhor esteja sabendo dessas ações vingativas e descabidas.
    Bem, fugi um pouco do tema, mas vou me reportar a ele neste momento: Concordo com essas decisão do prefeito em nao patrocinar carnaval nenhum! Quem quiser botar o bloco na rua ou os arremedos de escolas de samba que puxem dinheiro bolso ou usem da criatividade de suas equipes pra levantar fundos da iniciativa privada e ou dos simpatizantes dessa festa popular!
    Parabéns! Marco D’eça! Mais uma vez vc está mostrando como se comenta notícias. Dando louros quando elas tem e criticando quando assim merecem! Vc não é vaca de presépio! Vc estudou pra isso!
    Parabéns prefeito! Nessa o senhor acertou direitinho! Isso tem dedo dos seus dois secretários que são competentes de fato, Márcio Jerry (Secom) e Francisco (Func). Parabéns aos dois também!

  20. Boa Marco Informado Deça…. Muito boa! O direcionamento do dinheiro para a saude é o melhor caminho a ser dado p essa grana. Parabéns pelo apoio a decisao de nosso Prefeito!

  21. Caro Jornalista, sou crítico de algumas notas suas neste espaço, entretanto, assim como você, eu também, sei reconhecer quando há uma boa analise sob o aspecto dos fatos. E você, demonstrou isso. Portanto, meus sinceros PARABÉNS, pela analise desses fatos em especifico. Realmente, essa turma tem que se AUTOSSUSTENTAREM…Estive no Rio em Setembro/2012, e pude ver de perto, o quanto gira economia $$$ nos barracões..Camisa, brindes, sourvines…etc… No mais, um abraço…(mas, continuo seu crítico viu..Rsrs).

    Resp.: E é uma honra pra mim tê-lo como crítico, amigo. isso só fortalece o blog, apesar dos eventuais exageros – de ambas as partes. Grato pela participação.

  22. parabens deça….isso é jornalismo…não pq aprovou a medida de holandinha, mas pq vc critica e analisa o fato…e eu tb as vezes te critico qd acho que devo e tenho a ombridade de te parabenizar qd acho que devo…simples assim….jornalismo e democracia…

  23. Olha Marco…gostei dos seus argumentos em responder aos desavisados sobre a forma de realização do carnaval do Rio e São Paulo.
    Qualquer ensaio no Rio é cobrado portaria, porque assim que eles bancam as escolas. Patrocínio tb.
    Aqui o costume é mamar sempre na teta do governo, seja estadual ou municipal. Não são autosuficientes…não vendem camisas, não promovem festas, ensaios, não vendem apresentações. Ficam só nos barracões esperando o dindin.
    Bem feito…eles mesmo decidiram por não se apresentar.
    Então…que paguem agora pelo ônus da inércia.

  24. Em 2004 quando fui candidato a Prefeito de São Luís fui perguntado o que faria para contribuir com o desfile das Escolas de Samba e respondir na linha do estar sendo praticado agora. Quem mais lucra com o desfile das escolas de samba são os revendores de Cervejas, pois eles que paguem por isso. A diferença entre o que estar sendo praticado e a minha resposta á época é que falei mesmo sabendo que ia perder votos.

    Resp.; As cervejarias fazem acordo de exclusividade com bares, restaurantes e vários show e eventos. Poderiam muito bem fazer um destes acordos com blocos e escolas de samba. Afinal, nestes eventos, são consumidos quantidade surpreendente de cerveja e outras bebidas. mas os “donos” de manifestações culturais preferem esperar o dinheiro do governo.

  25. Em parte concordo, mas, pelo menos esse dinheiro do carnaval, são joão etc…, circula no Maranhão, o dinheiro quase que 90% fica empregado na economia local.
    Agora Companheiro, o que dizer dos milhões que o governo da Rose gasta com artista de outros estados, que vem aqui só buscar nossas economias e abarrotam os bancos do Rio, Bahia etc. Isso é que é o certo?
    mas, como os maranhenses as coisa de fora que é o bonito, essa pouca vergonha é o certo. Só no Maranhão mesmo, o submundo da política suja, o suprassumo da política imunda.

    Resp.: Nem um incentivo financeiro do poder público a manifestações artísticas e culturais é certo, meu caro. O governo deve se limitar a garantir a infra-estrutura necessária – de segurança, saúde, espaços públicos decentes, etc…. O resto tem que ser bancado pela iniciativa privada, produtores de shows e empresários do show bussines. Da mesma forma como critico o pires na mão dos donos de escolas de samba, bumba=boi e outras manifestações culturais, também critico o apadrinhamento do governo ao marafolia, Bicho Terra, Boizinho barrica. Est´[a tudo errado, e a decisão de Chico Gonçalves deve ser respeitada como a quebra de um paradigma. E além do mais, para ser ainda mais radical, acredito que os desfiles da passarela do samba nem farão falta ao carnaval.

  26. Caro Marco, parabéns ao prefeito Holanda Júnior. Ele está exato em sua postura quanto ao carnaval, pois esperamos postura idêntica quanto ao São João e outras atividades culturais ou esportivas. O poder público tem obrigação de fomentar estas atividades, mas somente garantindo estrutura para realização e jamais alimentando grupos folclóricos (escolas de samba, blocos, etc.) ou grupos esportivos profissionais (times e clubes de futebol, basquetebol, etc.) com o dinheiro público. Isto serve para todas as esferas do poder público.

  27. pela primeira vez não vamos ter o carnaval de passarela essa balela de falta verba para saude é historia de que não tem competencia na capanha era tudo fácil porque ja teve prefeito que pegou a prefeitura pior de que estar e fez o carnaval e não precisou tar com essa disculpa que naum tem dinheiro pra saude isso é o primeiro migué tá ai o que dar votar em crente

  28. Voce esta enganado, pois há sim, verba publica para as escolas de samba do RJ, pode nao ser a maior fatia do orçamento deles, mas há, voce encontra isso facilmente pesquisando por aqui. Quanto a patrocinio de agremiações, a SKOL fez acordo com a prefeitura de Sao Luiz do Paraitinga e praticamente financiou todo o carnaval de la, mas cobrou um preço alto pra isso. O que era tradicional agora vai virar mais uma festa, que se vê por ai. Adeus marchinhas – voilá DJs!
    Um estrupro à cultura local!
    Voce tem ideia de quanto é o custo para um bloco tradicional de Sao Luis se “equipar” com intrumentos e fantasias? Qual empresa pagaria, 30, 40 mil reais para patrocinar um unico bloco? Agora some isso a essa enormidade de blocos (benza deus!) que temos aqui.

    Resp.: Quem não pode com o pote não pega na rodilha, meu caro. Se o custo para “equipar” um bloco é caro, o “dono” do bloco deve saber antes de se aventurar. Por que tem que ser o governo a bancar estes custo?

  29. Concordo plenamente. Escolas de samba devem buscar patrocínio na iniciativa privada. E se não conseguirem patrocínio, cada participante que arrume sua fantasia e vá curtir o carnaval com muita alegria mas sem gastar dinheiro público (em segurança e banheiros químicos, tudo bem).

  30. Eu discordo perguntando se alguem aqui conhece alguma cidade, que para desenvolver as atividades culturais, nao depositem dinheiro para as agremiações? Isso tem retorno, turistico, informem-se quanto a prefeitura do RJ injeta de dinheiro para cada escola.
    O carnaval daqui enfraquecido, corremos o sério risco de acontecer aqui o mesmo que tem acontecido com São Luiz do Paraitinga, sem verba a prefeitura vendeu o carnaval de la para uma cervejaria, o que antes era o carnaval mais tradicional do estado de Sao Paulo, com marchinhas e blocos de rua, etc a skol irá transformar num grande evento particular, com area vip (venda de abadás), shows de DJs, bandas de pop, etc… E as marchinhas e os blocos perderam espaço, e correm o risco de acabarem, pois nao tem como se auto-sustentarem.

    Resp.; A prefeitura do Rio não injeta nenhum tostão nas agremiações do samba. O que governo e prefeitura de á fazem é garantir a estrutura, com segurança pública, espaços para apresentações, transporte, atendimento médico e decoração da cidade. As agremaições recebem dinheiro de patrocínios. Só a Globo paga uma fortuna à Liga das Escola para transimssão do Carnaval. As escolas recebem também dinheiro por eventuais temas. E é a própria Liesa quem paga a premiação dos desfiles. Como você mesmo mostra, a Skol patrocina o carnaval de São Paulo. Aqui, as escolas e blocos têm preguiça de correr atrás de patrocínio por que se acostumaram a receber “cachê” do governo, uma aberração. O mesmo vício está sendo criado na classe artistas. cantores e outros tipos de artistas estão se vicviando no patrocínio do poder público até para gravar CD. Qualquer bloco tem condição de arrecadar recursos com a realiaçãod e eventos, venda de abadá e de bebida.

  31. Comendador.
    Acredito que se fizermos uma pesquisa com o IBOPE ou IBGE, creio que só 20% das pessoas brincam o carnaval, os outros 80% querem só descansar e relaxar em casa por alguns dias.
    Por isso o prefeito está certo em não dar dinheiro para isso, quem quiser que faça com seus recursos e cobre por isso.
    O dinheiro público não pode ficar a mercê de grupos de pressão organizados como estes “Produtores culturais”, “Donos de bois” e outros espertalhões.

    Resp.; Eu brinco carnaval. Realizo minhas festas e pago por isso. O Bloco Sarará custeia suas despesas lá no “Principado” do Coroado com a venda dos abadás. Vou dar um exemplo prático: a confecção de 100 abadás sai, em média, por R$ 2 mil. Cada um é vendido por, em média, R$ 50,00 – alguns cobram até R$ 200,00, com Open bar. Só com a venda doas abadás, se cobre os custos da festa. Nas escolas de samba, a possibildiade de patrocínio é ainda maior. E de arrecadação também, com eventos e festas durante o ano inteiro. É simples assim.

  32. corretissimo,gosto das festa,mais tem muita gente ficando rico atravez desses recursos,parabéns.

  33. É MESMO. TÁ CERTO.
    E MESMO SE TIVESSE COM GRANA A PREFEITURA DEVERIA ENTRAR SÓ COM ESTRUTURA E SEGURANÇA, COMO DITO NO POST. O RESTO É CAPTAÇÃO DE RECURSO VIA PATROCÍNIO E INICIATIVA PRIVADA.

  34. Marco, você está certíssimo. Imaginem quantos milhões, reafirmo, milhões o BOI BARRICA e o BICHO TERRA já não faturaram nos governos de Roseana ? Alguns ‘dirigentes’ dessas arapucas já se manifestaram profundamente chateados com a decissão da prefeitura. Se esses sujeitos querem MOLEZA que vão trabalhar no Banco do Brasil.

  35. Nesta, D’ecinha está certíssimo… Prefeito Edivaldo Holanda Júnior e secretário Francisco Gonçalves NOTA 10. O Bloco dos Pacientes agradece

  36. MAS NA CAMPANHA O HOLANDINHA MESMO DISSE QUE NÃO GOSTAVA DE CARNAVAL,DE SÃO JOÃO E DE OUTRAS FESTAS POPULARES….
    AGORA AGUENTA 4 ANOS SEM ESSAS MANNIFESTAÇÕES !

  37. CARO MARCOS ALÉM DESSA MEDIDA TRÊS OUTRAS ME CHAMARAM ATENÇÃO, O PESSOAL LIMPANDO NOSSA RUA, NÓS SOMOS VIZINHOS, E OS GUARDAS DE TRÂNSITO SINALIZANDO NAS AVENIDAS E UM CARRO DE LIXO NOVO, SEM PINGAR ÁGUA FEDORENDA NO CHÃO. AGORA SÓ FALTA A CAEMA NOS FORNECER ÁGUA TODOS OS DIAS E A PRESENÇA DE POLICIAS NO NOSSO BAIRRO, JÁ QUE OS ROUBOS EM NOSSAS RUAS SÃO CONSTANTES.

  38. Plac, plac, plac. Finalmente Holandinha fez algo que agradou o jornalista.
    Ufa!

  39. Nota dez ao Prefeito. Pacientes sem leitos, hospitais sem comida, crianças morrendo desnutridas. Não podemos darmos ao luxo de bancar carnaval e grupos para se apresentares para ricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *