18

O que a chefe dos transportes quer dizer com “realinhar tarifas”???

Miriam Aguiar: o termo é “realinhar tarifas”

O governo Edivaldo Holanda Júnior (PTC) tem absoluta incapacidade de explicar as coisas claramente. Em todos os setores de sua gestão, o diálogo é superficial, escamoteado ou evasivo.

A ameaça de reajuste nas tarifas de ônibus é um exemplo deste tipo de tegiversação.

Em sua entrevista coletiva para apresentação de ações para a pasta, a secretária de Trânsito e Transporte, Míriam Aguiar, tentou negar o aumento das passagens de ônibus, mas não conseguiu fugir à pergunta direta e objetiva da jornalista Carla Fiquene, da TV Mirante.

Segundo a secretária, existe a possibilidade de “reorganizar tarifas”.

Mas o que seria isso senão um aumento puro e simples no preço das passagens? E por que Holandinha não fala claramente com o povo que o elegeu e diz que não pode oferecer transporte de qualidade sem aumentar passagem?

Neste ponto, o vice-prefeito Roberto Rocha (PSB) foi mais honesto que o prefeito.

Em entrevista ao jornalista Ronaldo Rocha, de O EstadoMaranhão, ainda em novembro, Rocha admitiu que não teria como cobrar dos empresários um transporte de qualidade sem a contrapartida do reajuste tarifário.

A declaração gerou forte polêmica e levou o então indicado para a secretaria de Comunicação, Márcio Jerry, a falar em nome do prefeito e desautorizar publicamente o vice, que passou a ser isolado no grupo holandino.

Para evitar o assunto, o próprio prefeito escondeu-se como pôde da imprensa.

Mas ao ser questionado, respondeu, cinicamente, que Roberto Rocha havia sido mal interpretado na entrevista – embora o próprio Rocha já tivesse admitido publicamente que a reportagem do jornal fora fiel às suas declarações.

Agora é a vez de Míriam Aguiar admitir, ainda que de forma enviesada, a possibilidade de um aumento no preço das passagens de ônibus em São Luís.

Ação que parece estar sendo escondida da população…

Marco Aurélio D'Eça

18 Comments

  1. DIMITRI, ESSA MULHER FO ESCOLHIDA PORQUE QUEM FINANCIOU A CAMPANHA DE HOALNDINHA FORAM AS EMPRESAS DE ONIBUS DE SÃO LUIS.
    ESTAS EMPRESAS FICARAM COM RAIVA DO CASTELO,PORQUE ESTE IMPLANTARIA O VLT E NÃO DEIXARIA MAIS A CIDADE REFÊM DESSES EMPRESÁRIOS NUMA GREVE,AI RESOLVERAM FINANCIAR A CAMPANHA DE HOLANDINHA E PEDIRAM PRA ELE O CARGO DE SECRETÁRIO DA SMTT…TÁ EXPLICADO !

  2. CLARO QUE ELA QUIS DIZER QUE VAI AUMENTAR AS TARIFAS DO TRANSPORTE COLETIVO DE SÃO LUIS.
    O TÃO FALADO BILHETE ÚNICO SO VAI SER INSERIDO QUANDO AUMENTAREM OS PREÇOS DAS PASSAGENS…PODE ESCREVER AI !!

  3. MINHA GENTE,
    NA LIGUAGEM JURIDICA/COMERCIAL O TERMO REALINHAMENTO É O MESMO QUE AUMENTO, PORQUE O REALINHAMENTO É QUANDO OS CUSTOS DE TUDO QUE O EMPRESARIO PAGA PARA MANTER UM DETERMINADO SERVIÇO SOFRE REAJUSTE, COMO POR EXEMPLO: HOUVE CONVENÇÃO COLETIVA DA CATEGORIA DOS MOTORISTAS E COBRADORES, O EMPRESÁRIO ALEGA QUE NÃO PODE CUMPRIR O ACORDO DA CATEGORIA SEM REPASSAR PARA O USUÁRIO DOS TRANSPORTES. AI SE COSEDE UM REALINHAMENTO DE PREÇO, QUE NADA MAIS É DOQUE UM AUMENTO. ESSES EMPRESARIOS DIZEM QUE JÁ ESTÃO HA MAIS DE 04 ANOS SEM TER AUMENTO NAS PASSAGENS, SE ISSO FOR VERDADE ENTÃO PAGAMOS UMA DAS MAIS CARAS DO PAÍS, PORQUE MESMO SEM REAJUSTE NESSES ANOS TODOS OS VALORES ESTÃO EM ALTOS. COMO EXPLICAR ISSO?

  4. Essa totalmente despreparada fraca dmais, nao sei qual o interesse de Holandinha nessa escolha, por uma pessoa ligada aos empresarios de empresas de onibus coletivos, que nao tem compromisso nenhum com a populaçao na SMTT? pq sera? vao ser 4 longos anos …

  5. Essa totalmente despreparada fraca dmais, nao sei qual o interesse de Holandinha nessa escolha, por uma pessoa ligada aos empresarios de empresas de onibus coletivos, que nao tem compromisso nenhum com a populaçao na SMTT? pq sera? vao 4 longos anos …

  6. caramba cara realinhamento e aumento de passagem este pessoal esta maluco este transporte aqui d esao luiz e uma bosta e aind avao aumentar

  7. Há inflação, os custos aumentam, as passagens de ônibus certamente tem que ter aumento pelo menos uma vez por ano. Pode-se discutir de quanto será o aumento, se 2% ou 10%, mas que haverá aumento, isto é líquido e certo em qualquer cidade.

  8. babão da roseana e do castelo, fala um pouco da reportagem do deposito da prefeitura que passou no jornal hoje de hoje. Cuidado para não defender tanto e dizer que o culpado é o edivaldo holanda.

    resp.: já já vai ao ar, paciência.

  9. Ao invés de ficar de blablablá por conta de um reajuste que nem sabe se virá, procura saber do boneco de Olinda pq ele reajusta tanto o valor de uma água que ninguém vê e esgoto que não é tratado!?!?

  10. Deça, do Aurélio, “REALINHAR” significa: alinhar(-se) novamente ou de modo diferente,ou seja, pode aumentar ou abaixar.

  11. É Marcos talvez a Prefeitura de São Luís tenha aprendida com os péssimos exemplos emitidos pelo Governo do Estado que aumenta as tarifas de empresas públicas sem dar satisfação nenhuma. Como bem colocou o José em comentário acima, dando exemplo da CAEMA que a justiça já se manifestou impedindo os aumentos abusivos que afetam diretamente as camada mais pobres da população.

  12. Marco, o Prefeito eleito de são luis sabia disso, agora ele tem que enfrentar. e o que eles falam da iluminação pública?

  13. Marco,

    Pior foi o absurdo do aumento da CAEMA, que ano passado aumentou mais de 50% e agora em janeiro vai aumentar mais 38%…

    Em menos de um ano vai aumentar mais de 80%…

    Água que é bom, nada…

    Quando João Castelo quis aumentar o IPTU, o grupo Sarney foi o primeiro a reclamar…mais por interesse político do que para proteger a população mesmo…Agora quando o aumento é de uma empresa administrada por eles, não tem problema algum, não é?

  14. Essa EQUIPE de Edivaldo não emplaca os 4 anos de governo. Essa aí não sabe nem dizer os nomes das avenidas de São Luís.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *