Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Município de Ribamar pode dar suporte a São Luís

Representantes do Ministério da Saúde (MS) iniciaram ontem (16), uma das muitas reuniões a serem realizadas a fim de celebrar um pacto de ação regional de urgência e emergência entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e os municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Alcântara.

O subsecretário estadual de Saúde, José Márcio Leite; o secretário de Saúde de São Luís (Semus), Vinicius Nina; a procuradora federal Ana Karizia Nogueira; e representantes do Ministério da Saúde (MS), Liana Ribeiro e Anderson Fagundes, discutiram as principais demandas da rede municipal de saúde da capital para execução do plano.

“Este plano de ação consiste em definir claramente o papel de cada instituição e as unidades que atenderão urgência e emergência, leitos de UTI disponíveis, leitos de retaguarda clínica para onde serão encaminhados os pacientes e quais os hospitais para onde serão transferidos os de longa permanência. A partir daí, os hospitais de urgência e emergência passarão a receber um adicional de recursos SUS”, esclareceu José Márcio Leite.

A avaliação de Liana é de que o município de São José de Ribamar possui condições mais favoráveis inclusive para amparar São Luís, devido a seu sistema de saúde encontrar-se organizados.

O suporte, segundo ela, seria em casos de urgência e emergência e em consultas ambulatoriais.

Por falar em suporte, o município de Ribamar poderia também dar suporte em termos de educação, área pela qual o município só recebe elogios desde a época de Luís Fernando como prefeito…

Sair da versão mobile