21

Ideia estranha: desligar semáforos para dar fluidez ao trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) justificou o ato de desligar os semáforos da Avenida Carlos Cunha, no jaracaty para dar maior fluidez ao trânsito.

A justificativa, claro, não foi satisfatória e hoje (19), por ordem judicial, o conjunto semafórico será reativado. A SMTT alertou para lentidão no tráfego em virtude do religamento dos semáforos.

Contudo, a culpa da lentidão do trânsito, pode ser tudo, menos dos semáforos. A ideia também não havia agradado pedestres que se sentiram inseguros com o desligamento.

A SMTT informou que está estudando outra forma de solucionar a circulação de veículos na área. Mais sensato.

*Com informações do Jornal O Estado Maranhão.

Marco Aurélio D'Eça

21 Comments

  1. O semáforo em frente ao hospital são domingos é é irritante. Ele é um dos principais empecilhos a fluidez do transito na Jeronimo de Albuquerque. Nota -se que apos o semáforo o transito flui normalmente. Ah, vale ressaltar que tem uns motoristas filho da puta que sao lerdos, o sinal abre e eles saem lentamente, resultado, o sinal fecha e ninguem passa.PALHAÇADA!

    Resp.; O problema ali nem é só o semáforo. Há a enrada do São Domingos, que atrapalha completamente a fluidez do trânsito. Já abordei este assunto no blog. Como a entrada é estreita – e não tem recuo – os carros ficam na própria avenida aguardando entrada. Uma das saídas seria deslocar a entrada do hospital para o terreno mais à frente, seguindo pela antiga entrada do Terminal da integração. O estacionamento do próprio São Domingos, inclusive, vai até lá, o que facilitaria a movimentação das próprias ambulâncias.

  2. Aquele semáforo que fica em frente ao posto de gasolina se destina unicamente aos que saem do Shoping São Luís. A maior parte do dia quase não saem carros por ali, devia era ser eleiminado pois só atrapalha.

  3. Em alguns sinais, a direita pode ficar livre, pois nao causa nenhum problema, mas nao fica, contribuindo para engarrafar. Outros poderiam ser desligados a noite, especialmente os que controlam passagem de pedestre, mas nao desligam. Se fizer um levantamento, da para melhorar muito.

  4. O que mais irrita no trânsito em São Luís são as paradas em avenidas,elas não existem em lugar nenhum do mundo e a solução é simplesmente criar um bolsão para os onibus,são soluçoes simples que melhorariam sensivelmente o transito na capital.

  5. É DESSE JEITO QUE A MUDANÇA ESTÁ CHEGANDO A SÃO LUIS,ESSES SECRETÁRIOS DE HOLANDINHA ESTÃO MAIS PERDIDOS QUE CEGO EM TIROTEIO !!!
    ESSA SECRETÁRIA MINEIRA MIRIAM DEVERIA SE PREPARAR MELHOR E COM MAIS COMPETÊNCIA PARA ASSUMIR UMA SECRETARIA DE GRANDE IMPORTÂNCIA COMO É A SMTT.

  6. Os semáforos foram ligados, conforme o recomendado pela justiça, agora eles não saem do verde. Encontrou a famosa brecha.

  7. GENTE!!!!
    Secretária da SMTT, vc quer um sugestão?
    Mesmo nao querendo, vou deixar a minha.
    A primeira coisa que deve acabar, são aqueles contornos que existem ao longo das avenidas, aqueles que se vai um carro contornar, eles ficam obstruindo a metada de uma pista.
    Segunda coisa: acabar com carros estacionados ao longo das Avenidas, se a Av. é de 3 pistas, ja foi uma embora ocupada por carros estacionados.
    Terceira coisa: Acabar com essas rotatórias que existem nas Avenidas. Gente, vcs ja viram o tamanho delas? Ja pensaram quantos carros vao poder passar de um lado para outro sem elas?
    Pensem.

  8. O motorista ludovicense, em regra, é lerdo e barbeiro. Desconhece que a via da esquerda é rápida e não usa retrovisores. Tem quem reduza a velocidade a 12km quando passa nas barreiras eletrônicas de 40 km. Isso, sim, prejudica a fluidez do trânsito. As autoescolas são péssimas, com instrutores despreparados e que permiemque alunos apenas marquem suas presenças sem a necessária carga horária de aulas. Que tal uma fiscaluzação nas autoescolas e uma campanha na televisão visando esclarecer aos lerdos e barbeiros desta cidade?

  9. olha rapaz, em pirapemas o negócio não tá bem como tão pintando, lá existe a figura da “Dama de Ferro” lembram da Margaret taticher. pois é, só da família dessa sra. tem mais de 20 pessoas empregadas na prefeitura, depois eu mando os nomes, lá quem manda é ela, o marido parece um bobão.

  10. Os semáforos, quando bem utilizados, são úteis. Porém, o que se vê em São Luís, são semáforos mal colocados, alguns praticamente ao lado de outros, não sincronizados, o que fazem com que um motorista tenha que parar por até 3 vezes consecutivas na mesma avenida, mesmo andando na velocidade padrão da via.

    Se a situação é de CAOS, realmente não vejo nada de mais em tentar-se todas as alternativas para melhorar o trânsito de São Luís, inclusive desligar sinais inúteis, como os localizados na frente do COC na Holandeses e do DETRAN na Franceses, que funcionam à noite e nos finais de semana, para dar passagem a fantasmas!!!

  11. Os semáforos foram inventados EXATAMENTE para controlar e dar fluidez ao transito,aqui querem reinventar a Eng.de Trafego.Tudo acontece no Maranhão!!!!

  12. A questão é que em menos de 500 metros tem outro semaforo cuja finalidade é a mesma: dar vazão à saída do shopping São Luís. Neste outro semáforo (em frente da UDI) já existem 2 saídas do shopping são Luís (uma em direção ao centro e outra em direção ao calhau). Assim, é desnecessária outra saída e outro semáforo para esse shopping (basta observar o inexpressivo fluxo de carros desta saída do shopping em face dos inúmeros veículos no sentido centro/calhau). Também esse semáforo não repercute em nada no shopping Jaracaty. Seria importante saber quem ajuizou essa ação e qual o fundamento da decisão, pois em regra o ato da Administração que escolhe o local no qual será instalado o semáforo é discricionário. Por fim, concOrdo que a culpa pelos congestionamentos não é desse semáforo, mas, numa cidade com inúmeros veículos e sem transporte publico de qualidade ( realidade de quase todas as cidades brasileiras) é fundamental que, pelo menos, a utilização dos semáforos e das demais sinalizações não atrapalhe ainda mais o trânsito.

  13. O trânsito de São Luis tende a piorar e muito. Essa Secretária vai cuidar apenas dos interesses das empresas de transporte. Ms os eleitores do “novo” acharão que estará tudo maravilhoso.

  14. Sim, semáforos causam engarrafamento e afunilam o trânsito.
    Neste sinal na frente da UDI o ideal, visto estar fechada a saída do shopping São Luis, é um sinal com botão para quem for atravessar apertar e pedir passagem.

  15. Votei em EHJ e torço para que o governo dele dê certo. Já disse ao D’eça que o respeito muito mas não concordo com algumas coisas que ele fala. Mas sinceramente já estou começando a ficar preocupado. Não deu tempo de sanar todos, mas alguns probleminhas já deviam ter sido alvo de atenção imediata. É mais ou menos como um paciente que chega para um tratamento longo, mas de início o médico toma logo uma medida paliativa para aliviar os sintomas, como passar um analgésico. Ao longo do tratamento vai resolvendo o problema como um todo. Ou será que a situação está tão grave que não dá nem para mandar consertar um semáforo?

  16. Sei que a pergunta não tem nada haver com o texto, mas Vc não vai comentar nada sobre a entrevista ou depoimento, sei lá, do Glaucio Miranda ao Jornal Pequeno, publicada hoje ?

  17. Punir severamente as paradas na avenida, estabelecer velocidade mínima e colocar semáforos sincronizados com a velocidade estabelecida. Nos carros daqui parece que só instalaram freios e esqueceram do acelerador. Punir tbm quem fica se arrastando na faixa da esquerda. Esse último item é o que mais me i

  18. Idéia de girico issom sim… Os ignorantes com iniciativa, Napoleão odiava e não queria em seus exércitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *