17

Saúde não é brincadeira

Foi apenas um auê.

Toda a odisseia de marcar reunião e solicitar parceria com o Governo do Estado, foi apenas uma brincadeira para a gestão de Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Além de marcar reunião, demorou a enviar uma proposta contreta de como exatamente queria esta parceria e, por fim, recusa a resposta do governo de assumir o Socorrão II entre outras propostas para a saúde da capital.

Não se sabe de quem nesta gestão partiu esta brincadeira, diga-se de passagem, sem graça.

O que se pode dizer, no momento, é que, de início, o prefeito poderia até estar com boas intenções e ter a sensatez de unir forças em período tão caótico.

Porém, o que parece realmente é que mais uma vez ele se deixou dominar por seus aliados que a todo custo são contra o governo, mesmo que isso implique em prejudicar aquilo que deveria ser visto como prioridade.

O prefeito afirma, em documento encaminhado à governadora Roseana Sarney, que o Executivo Municipal tem condições de administrar “seu próprio Sistema de Saúde” e cobra a manutenção do apoio logístico do Governo do Estado.

Condições não era o que parecia quando Edivaldo solicitou a primeira reunião com a Governadora, onde parecia estar sem a menor noção de como resolver os problemas.

Roseana quem o orientou em como proceder. Mas agora, a gestão de uma hora pra outra ficou autossuficiente.

Ótimo. Mas este pingue-pongue só gerou expectativas e a saúde da capital não merece isso.

Lamentável perceber que “picuinhas” e fanatismo político resultaram neste vai e vem.

E no fim, sem objetivo algum, apenas brincar com a saúde…

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. Marcos Calado, entre no Ministerio da Saude clique em papel da UPA e conheça as razoes da implantaçao desse grande Programa. O SUS/Sao Luis é municipalizado,significando que todas as açoes e servicos de saude na capital sao de sua total responsabilidade. Para isto, o municipio alem de sua responsabilidades, que é o comando de toda rede existente na sua area seja publica e privada. Sobre as publicas, amplia-se a abrangencia aos da rede estadual e federal incluidos HU , Materno Infantil, Maternidade Marly Sarney, Todas as UPAS etc. Portanto esse conjunto de responsabilidade obrigatoriamente tem como precedente o conhecimento do gestor comandante do que é seu papel diante dessa politica do SUS, que nao é Federal é de umpacto federativo onde a Uniao atraves do Ministerio por decisao de competencia repassa os recursos que sao de estados e municipios a estes. Insere-se nesse conjunto tambem a obrigatoriedade de aplicar em saude o % de no minimo 7%, que podera ser feito diretamente ou atraves de estados e municipios. Portanto, anexe ao pouco conhecimento as colocacoes do DIMITRI.

  2. marcos,vc parece o jonh cutrim ,ele so critica o sarney e vc so o edivaldo holanda.faça uma critica sem partidarismo,tem muita coisa errada dos dois lados.seria melhor para todos.

    Resp.: Farei isso quando você conseguir convencer o Jhon Cutrim a também fazer. Você já disse a ele isso que está dizendo a mim?

  3. Caro Dimitri, aponte aqui, o que se faz nas UPA´s ? Uma coisa eu sei que não, cirurgias…muitos menos Ortopédica. Isso eu sei. Se já estiver fazendo, me corrija por favor !

  4. Ricardo Murad é tão bonzinho que enquanto o hospital do IPEM estava no bagaço (e eu fui lá e vi), era dos servidores. Depois da reforma de milhões com o nosso dinheiro, o hospital foi entregue a quem, quem mesmo?
    Gostaria de aproveitar este espaço para pedir a todos que parem de insultar os inofensivos bonecos de Olinda, comparando-os com este inescrupuloso secretariozinho.

  5. Já pensou vc olhar seu filho morrer no hospital público e nao poderfazer nada? Isso acontece todo dia no Socorrão da rua do passeio.

  6. Seguinte: O HolanDINO quer passar o Socorrão mas quer ficar com o dinheiro!? Quer a chamada parceria CARACU, né?
    Ora, senhor prefeito-pouca-prática, se o governo quer o Socorrão que, segundo seus soluços, dispõe de recursos insuficientes, passe-o adiante e deixe que o governo se vire. Agora não dá é o Governo assumir o hospital só com o ônus, deixando o bônus para a sua prefeitura, né?

  7. a população é que sofre. a proposta do governo do estado era para administrar os recursos que são repassados pelos municípios, desonerando assim a Prefeitura. Pena que os gestores municipais não entenderam isso!

  8. Unir forças rsrsrsrsrrsrsrs Ricardão quer manda em tudo, e o pior estoura orçamento, planeja mau e etc………

  9. Pelo menos Holandinha já mostrou que burro ele não é. Entregar 77 milhões nas mãos de Ricardo Murad era assinar o atestado de burrice.

    Na verdade, se Roseana e Ricardo estivessem mesmo preocupados com a saúde de São Luís, teriam construído (ou pelo menos começado a construir) um hospital decente, com recursos do Estado, em parceria com o gov. federal. Falo de hospitais, e não UPAS, que eles espalham aos 4 ventos que é obra do Estado, mas não é.

  10. Marcos Calado, caso vc nao saiba atendimento de urgencia e emergencia eh competencia da prefeitura e outra, qdo foram inauguradas as 5 UPAS aqui o prefeito da gestao passada fechou todas unidades mistas q ate intao la atendimento nenhum tinha, a incapacidade dos socorroes vai permanecer se Holandinha nao reabrir e ambliar as unidades mistas para fazer o atendimento primario a populaçao, vc nao precisa da UPA por isso esta sem noçao dq se atende la.

  11. Porque voce nao estampa na midia a respota que é o Nosso prefeito deu para nossa Governadora…..outros blogueiro fizeram isso e nao ficaram com historinha fiada, apesar de todos os internautas ja terem lido coloca ai o documento entregue na casa da doutora do bigode.

  12. ROSEANA SARNEY e RICARDO MURAD (TRATORZAO) quer moleza VAi sentar no pudim Rosinha e tu Tratorzao vai chupar uma laranja., Essa turma se fosse pobre ja estava na cadeia, deixa o Sarney velho morrer quero ver quem vai proteger voces em brasilia, para federal

  13. Caro Jornalista, o Ricardo lá de cima, te deu uma “chicotada”, e vc, se quer se levantou. Brincadeiras de lado, vamos a analise. Que parceria é essa, que quer COMER tudo sozinho. Ora, amigo, o Estado já tem o cofre abarrotado de verbas federais para a Saúde, vem construindo “PAREDES” e não hospital de verdade com o nome de UPAS, essas UPAS, se quer faz algum tipo de cirurgia (ah, UPA não é pra isso, não é pra quilo), vamos deixar de bobagem e falar a verdade. Se realmente, os teus chefes quisessem resolver o problema, já teriam agraciados os Ludovicenses e vizinhança, com um hospital para atendimento apenas para ORTOPEDIA….já teria resolvido 90% do problema, pq o que chega nos Socorrões é 90% problemas de ortopedia…Outra coisa, que se deve falar aqui, esse RM, só quer aparecer mesmo…(vc não coloca uma nota sobre os SUPER FATURAMENTO DAS UPAS…). O Edivaldo tá certo, deve continuar com as ações….entregar hospital todo pronto e todo equipado para RM, é que nao pode…VAI CONSTRUIR HOSPITAL DE VERDADE SEU RM..e daí entrega para a POPULAÇÃO…VAI CONSTRUIR OS HOSPITAIS REGIONAIS…DE VERDADE…COMO O DE PRESIDENTE DUTRA…QUE O JACKSON CONSTRUIU…AI SIM, VC VAI ESTA AJUDANDO EM ALGUMA COISA…No mais, é tudo uma verdadeira PANTOMIMIA…Simples assim.

  14. Agora holandinha nao pode mais chorar por ai, recusou a melhor proposta que algum gestor poderia aceitar em uma saude tao caotica cmo ele herdou, agora a populaçao vai esperar um resultado de prefeito despreparado que nao sabe nem por onde começar…. abram esse link e vejam la, ponha o nome: Sao Luis (sem acento) no beneficiario e vao ver o oq tem de dinheiro nas contas da prefeitura. ABRAM O LINK
    https://www42.bb.com.br/portalbb/daf/beneficiario.bbx

  15. Esse rapaz é refém de dois projetos políticos pessoais: um de senador e outro de governador. Não irá a lugar nenhum.

  16. Governo do Estado ta querendo fazer midia fazendo uma proposta ilegal para arrecadar dividendos politicos para 2014

  17. Ou você está mais uma vez à mando dos teus chefes, ou se faz de ingênuo. Você não sabe o porquê da parceria, não?
    Vou lembrar aqui: Você sabe por que o acordo, a parceria não foi firmada? Teu chefe, o megalomaníaco, simplesmente queria todo o orçamento da saúde, que o governo federal disponibiliza para o município. Se fosse o contrário, amigo, do jeito que você é, já imagino como seria o título da matéria que você iria postar. Você apenas justifica seu salário, seja lá que tipo de matéria você vende.

    Resp.; O que importa agora, meu caro, é que, agora sem desculpas, Holandinha tem é que botar a mão na mssa e trabalhar, coisa que ele nunca fez na vida. Chororô não cola mais. Nem falta de dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *