14

Centro Histórico agoniza

centrohistórico

Imagens nem tão meramente ilustrativas assim, infelizmente.

Por Aline Alencar

Apesar de a prefeitura de São Luís já ter iniciado alguns trabalhos para cuidar do Centro Histórico de São Luís, como capacitar vendedores e até mesmo cuidar da limpeza e hienização do local, ainda são ações tímidas para o que aquele lugar realmente precisa.

O Centro Histórico agoniza e se torna uma piada pronta chamar aquilo de Reviver, como é conhecido popularmente.

Agora o Centro Histórico apenas sobrevive.

Ainda que não seja de total responsabilidade da prefeitura, mas sim do Governo do Estado, a atual gestão deve mostrar um interesse maior em cobrar dos responsáveis pela revitalização do local.

Começou essa semana com uma reunião com a superintendente do Iphan, Kátia Bogea.

Ela afirmou que as ações de proteção patrimonial devem estar associadas com dinâmica urbana da cidade para a recuperação urbanística, econômica e social do Centro Histórico.

Só não há mais detalhes do que seria essa tal revitalização.

Porque há anos, o Centro Histórico que deveria viver e respirar sua cultura de forma que grande parte do sustento local viesse de lá, fica à parte no cenário econômico e turístico da capital.São-Luis-Maranhao-Pontos-Turísticos-Matraqueando-Expedição-Brasil-45

Então que haja projetos consistentes para resolver inúmeros problemas observados até por quem não mora aqui:

– Não há estrutura para receber  o turista, pois os casarões têm condições de habitação precária;

– Restaurantes e bares sem estrutura, com mau atendimento e preços exorbitantes;

– Poucas atrações culturais, porque o ludovicense não é apenas tambor, reggae e pagode, há muito mais a ser explorado e valorizado;

– Museus pouco valorizados. Na última gestão do ex-prefeito Tadeu Palácio, um projeto para o museu do azulejo ficou para ser executado pelo ex-prefeito João Castelo, mas nada foi feito. Que se dê continuidade a esse e modernize também os já existentes;

– Trafegabilidade. Bondinhos circulando pelas redondezas seriam perfeitos. Nem tão modernos, úteis e, sobretudo, encantadores.

A lista é extensa se cada ítem fosse uma reclamação de um popular ou turista.

É uma vergonha uma cidade que tem tudo para mostrar, se comportar tímida perante uma cidade como Natal que não não tem a mesma bagagem histórica, mas explora ao máximo seu potencial turístico.0,,19386957-EX,00

Vergonha até mesmo perante uma Recife que em cada canto do seu centro histórico, valoriza um ritmo diferente.

São Luís tem tudo para se destacar com sua história antiga e rica, portanto basta aqueles que podem fazer algo – prefeitura, Estado, Iphan – olhar com mais carinho para aquilo que pode render frutos excepcionais  e fazer sua parte.

Não é difícil.

 

Marco Aurélio D'Eça

14 Comments

  1. E São Luís é honradamente no ano de 1997 agraciada pela UNESCO com o título Patrimônio Cultural da Humanidade.

  2. D’eça verdade é muito triste, mesmo apesar da prefeitura através da Semosp já ter iniciado o processo de higienização do centro histórico muito tem a se fazer. Vamos cobrar do nosso atual prefeito Holandinha e sua equipe, e dos vereadores também.

  3. UMA VERGONHA NACIONAL, NACIONAL O PATRIMONIO
    MUNIDIAL DA UNESCO DIGNO DE PAIS DE TERCEIRO
    MUNDO E ESTADO DE TERCEIRO MUNDO DUMA CIDADE
    QUE FEZ 400 ANOS…EXPLODE CORAÇÃO

  4. Esse teu “Artigo” (assim, mesmo em ASPAS), é uma verdadeira piada de mau gosto….Quer dizer, que tudo agora, tem que ser creditado na conta de Holanda Jr. Menininha de Faculdade recém formada…Cheia de titica de galinha na cabeça…VAI PROCURAR COBRAR DE QUEM REALMENTE SÃO CULPADOS POBRE MENINA….Parece uma “piquena” de recados do Marcos D´eça…(até imagino o teatro do 2….Vai lá Aline, escreve alguma coisa ai….Pra não ficar feio só eu bater no Holanda…), ISSO QUE CHAMO DE JORNALECO DE MEIA TIGELA….

    resp.: piada de mau gosto é não saber ler, apenas lamento.

  5. Cara Aline, parabéns por seu artigo. Nestes dias disse ao meu estimado amigo Ted Lago que só se recupera esse Centro com a recuperação da sua utilidade econômica/comercial e para isso tem de se trazer de volta o transporte de massa que equivocadamente foi retirado ao fim de 1997. Ele me falou da idéia do bondinho e eu respondi que é um equívoco pois aquele bondinho tem produção artesanal e é por isso muito caro para construir e principalmente para manter. Basta ver o que aconteceu com o recém acidentado bondinho de Santa Teresa no RJ. Sou a favor dos bondes elétricos articulados que circulam pelos centros de cidades históricas européias, que saõ muito mais velhas que São Luís. Aí sim ! O restante passa pela articulação de todos os setores, do público ao privado, do municipal ao federal etc…

  6. Aqui tem história! História não muito conhecida por parte da própria população e muito subvalorizado. Aqui precisa de um choque de auto-estima na população.

  7. É lamentável o descaso do Municipio, Estado e União com um dos mais ricos patrimonio do mundo.

  8. O Ministro do Turismo bem que poderia ter destinado aqueles trinta milhões da tal despoluição das praias para iniciar a re-revitalização da Praia Grande. Pergunto se aquele dinheiro não pode ser remanejado, já que Dr. Sarney, nosso oceanógrafo maior, o Ricardo Murad, hidrólogo renomado e o LACEM, disseram que não tem poluição na orla marítima da ilha.

  9. Falta banheiro público e limpo para os turistas que vieram de longe conhecer nosso maior patrimônio turístico. Podiam aproveitar um dos grandes prédios abandonados e fazer de lá banheiros públicos, limpos e asseados, controlar a entrada e a saída das pessoas utilizarem dele mesmo que cobrassem uma taxa simbólica para mnutenção e limpeza dos mesmos a exemplo do que é feito na europa.

  10. É MEU CARO, SÃO 50 ANOS DE DESMANDOS DOS TEUS QUERIDOS PATRÕES, ISSO É SÃO LUIS, TU PORQUE NÃO CONHECE O INTEIOR SE TU CONHECESSE IRIA VER A DESGRACEIRA NOS 50 ANOS DE TEUS PATRÕES, POR ULTIMO, AGORA ESTÃO DE OLHO NOS 70 MILHÕES QUE A PREFEITURA TEM DIREITO, ESTÃO FAZENDO SUJEIRA COM O PREFEITO, ESTÃO SUFOCANDO OS HOSPITAIS COM O PESSOAL DO INTERIOR, OS PREFEITOS ALIADOS SÃO OBRIGADOS A ENVIAR PARA OS SOCORRÕES DE SÃO LUIS TODOS OS DOENTES DAS CIDADES DELES, ASSIM SUFOCA OS HOSPITAIS DE DA PREFEITURA E NÃO ATENDEM NOS DO ESTADO, ALEM DOS 72 HOSPITAIS DO ESTADO QUE SUMIRAM, MAIS A CULPA DISSO TUDO TAMBEM É DA JUSTIÇA, CADÊ A JUIZA QUE ENQUADROU O CASTELO? PORQUE ELA NÃO ENCONTRA OS 72 HOSPITAIS?? SÓ COM CASTELO? CADÊ OS OUTROS??

  11. Concordo,tem que ser feito algo pelo principal ponto de turismo da nossa cidade,tinha tudo para ser lindo e harmônico.

  12. Edivaldo não pode fazer milagre com vinte e quatro dias de mandato a respeito do centro histórico !! Mas a governadora já teve tempo suficiente pra executar algum tipo de projeto na área do reviver…….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *