Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Holandinha longe de Momo…

Holandinha: eviodente antipatia ao carnaval

Da coluna Estado Maior

Não pegou bem a atitutde do prefeito Edivaldo Júnior (PTC) de deixar São Luís em pleno Carnaval exatamente no primeiro ano de sua gestão. Ele declinou do convite da governadora Roseana Sarney (PMDB) – para visitar o camarote da Secretaria de Estado da Cultura na Praça Deodoro – e viajou com a família para ciade não revelada nem para vários dos seus auxiliares mais próximos.

Todas as vezes que foi obrigado a falar de Carnaval, foi nítida para os interlocutores sua aversão à maior festa popular do país.

Evangélico praticante, a ponto de ser ranzinza em alguns aspectos – ainda que não se possa acusá-lo de intolerante – Edivaldo Júnior tem dificuldades em se relacionar com manifestações que sua doutrina considera “mundanas”.

Alguns observadores de sua postura em relação à cultura popular comentaram que o prefeito de São Luís não pensou duas vezes para bater na mesa e decidir que não apoiaria financeiramente os grupos carnavalescos tradicionais, como as escolas de samba, por exemplo, e determinar a não realização do Carnaval de Passarela.

Quando tomou a decisão de afastar a Prefeitura ao máximo da responsabilidade pelo Carnaval, sabia que sofreria desgastes, como vem seofrendo. Mas se aferra no argumento não muito convicente da falta de recursos, já que poderia ter articulado boas parcerias coma  iniciativa privada, o que não fez.

E para coroar a afirmativa de que não nutre qualquer simpatia pela festa, o prefeito escalou o vice, Roberto Rocha (PSB), para entregar a chave da cidade à realezacarnavalesca.

Publicado em O EstadoMaranhão, edição de 10/02/2013 

 

Sair da versão mobile