12

A renúncia do Papa…

Papa Bento XVI acena para a praça São Pedro, no Vaticano, em 29 de dezembro de 2012A idade avançada – 85 anos – e os problemas de saúde levaram o papa Bento XVI a anunciar sua renúncia para o dia 28 de fevereiro.

A decisão de deixar o posto foi tomada pelo próprio sumo pontícife da Igreja Católica, e comunicada ao Vaticano na segunda-feira.

De acordo com o comunicado, o papa alegou como motivo o fato de “não ter mais forças” para exercer o cargo.

É muito provável que a Igreja Católica fique sem o seu chefe por um longo período em 2013, até que a cúpula da igreja se reúna para escolher o novo Papa.

O alemão Joseph Ratzinger ocupa o papado desde 2005, após a morte de João Paulo II, um dos mais populares da história da igreja.

A renúncia do papa repercute no mundo inteiro…

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. Falam em reforma na igreja. Acho q os católicos deveriam voltar a agir como antigamente e tratar suas doenças (castigos divinos) apenas com penitências, confissões e exorcismos. E deixar os hospitais, remédios e tratamentos médicos apenas para nós infiéis.

  2. MARCO, NÃO GASTE SEU TEMPO COM COMENTÁRIOS IDIOTAS E VAZIOS IGUAIS AO DO TAVARES.
    QUE IGREJA É ESSA QUE PERSEGUIU OS CRISTÃO(INQUISIÇÃO) AO LONGO DOS ANOS?
    QUE IGREJA É ESSA QUE ALTEROU OS DEZ MANDAMENTOS?
    IGREJA CATÓLICA=”A GRANDE MERETRIZ”

  3. BESTEIRA FOI O QUE ESSE TAVARES COMENTOU:”quanta besteira se fala.
    A igreja catolica tem 2012 anos de existencia.”
    VÁ ESTUDAR TAVARES!!!
    A IGREJA CATÓLICA SURGIU COM O IMPERADOR CONSTANTINO, 300ANOS DEPOIS DE CRISTO.

  4. quanta besteira se fala.
    A igreja catolica tem 2012 anos de existencia. O Espirito Santo é quem a dirige. Ao homens cabe apenas indicar o caminho apresentado pelo Espirito Santo para a santificacao da humanidade.
    Antes de fazer-mos qualquer comentario ou critica a decicoes do Santo Padre, é necessário primeiro conhecer sobre o que se quer comentar ou criticar.
    Maior ignorancia é comparar a Santa Igreja Catolica, instituicao que mudou o modo de vida de tantos povos no mundo, que deixou um legado de descobertas fisicas e sociais, nao pode ser comparada a instituicoes falidas como a forma politica de governar um povo, como apotam os que nao conhecem o motivo pelo qual Nosso Senhor Jesus Cristo fundou essa Igreja e nao homens discidentes e desgostosos por nao quererem ascender ao poder de uma forma ou de outra.

    Resp.; Meu amigo, se o espírito santo dirige esta igreja hga 2012 anos e ainda há tanta miséira, tanta morte, tanta cvorrupção e a própria igreja vive rodeada de escândalos, então, meu caro, este espírito santo é um baita de um incompentente, não?

  5. Concordo com Falcon,não é saúde o verdadeiro motivo da renuncia do Papa.Tem mais,o mundo passa há tempos por uma nova ordem político-social,nova ordem ecnomica etc.,no Brasil tem crescido assustadoramente o numero de evangélicos,e,a Igreja Católica na sua cúpula se mantem com princípios do final so século XV.Se mantém fechada para disacussão com seus seguidores fiéis.O atual Papa mesmo fazendo parte dessa ala conservadora tentou atravé de suas viagens pregar uma nova ordem na igreja.Eu acho q ~a renuncia dele é um queda.Também não conseguiu o carisma do antecessor(João Paulo II).Esperamos que o Vaticano se renove a partir do dia 28.Também a Igreja Católica,também vê com preocupação o crescimento do Islamismo q segundo pesquizadores em 2040,será a maior religião do planeta.

  6. Pessoas deveriam estudar mais um pouco antes de falar merdas sobre a Igreja Católica. Conhecem primeiramente o que vem ser a Igreja Catolica Apostolica Romana.

    Resp.: Que importância tem?

  7. È verdade, se até o Papa Bento XVI , teve a coragem e a humildade de renunciar as forças estranhas da Igreja e da força de idade, pesada na sáude, o mesmo não acontece por aqui, onde a Esfinge do Deserto, por motivos pesados e conmhecidos, não tem o mesmo dom. A carga, de fato, é pesada, se sair agora, a casa desaba!!!

  8. Eu não acredito na versão que a saúde tenha motivado a renúncia do Papa. João Paulo II ficou até a morte no cargo. Pressões internas e externas por reformas na Igreja Católica podem ter sido realmente a causa. Os bastidores dessa renúncia não saberemos ao certo, porém, espero que a Igreja de Cristo seja preservada.

  9. Marco, quero aproveitar a credibilidade do seu blog para lançar o FLAVIO DINO como CANDIDATO a PAPA e olha que não falei PATO.Me apoie nessa empreitada.

  10. na verdade, o papa Bento XVI, cumpriria um papado tampão conforme estabelecido ainda a epoca do papa João Paulo II, enquanto era trabalhado um processo administrativo sobre corrupção no ambito do vaticano, segundo informa noticias internacionais.

  11. PORQUE SARNEY NÃO TOMA A MESMA ATITUDE ? O VELHO ANDA TREMULO, QUASE CAINDO,MAS NÃO LARGA O SSO DO PODER.

  12. NAO ME PARECE PROBLEMA DE SAUDE,MAS PROBLEMA DE ORDEM INTERNA DO VATICANO,OU SEJA ATE NO VATICANO TEM BISPO QUERENDO PUXAR O TAPETE DO PAPA BENTO XVI. COMO SABEMOS O PAPA É UMA PESSOA MUITO CONSERVADORA E CONSCIENTE,E, QUE ATUALMENTE SOFRE PRESSOES POR PARTE DE CARDEIAIS ITALIANOS PARA QUE FAÇA MODIFICAÇOES RADICAIS NO VATICANO, COMO APOIOS A CASAMENTO DE PADRES,CASAMENTO GAYS,CELULAS TRONCOS.EIS O PONTO DE DIVERGENCIAS ENTRE O ATUAL PAPA E OUTRAS ALAS DE CADEIAS MAIS LIBERAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *