Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Diversidade religiosa: Func reabre Capela de São Benedito

O sincretismo religioso no nosso estado é evidente. A mistura e a diversidade religiosa, além de atrair vários olhares, nos tornaram Patrimônio Histórico Imaterial da Humanidade.

Pensando nisso, a Fundação Municipal de Cultura reabriu na tarde deste sábado (16) a Capela de São Benedito, situada na Fábrica de Artes São Luís, no bairro Madre Deus.

A solenidade contou com a celebração de uma ladainha em homenagem ao Santo e  com a presença de integrantes de diversos grupos de Tambor de Crioula, que se apresentaram também na cerimônia.

A iniciativa visa revitalizar o espaço dedicado a essa expressão popular e religiosa que envolve diretamente na manifestação um contingente superior a 2.500 pessoas, isso só em São Luís.

Ao mesmo tempo, contribuirá para o resgate de um legado sócio-histórico-cultural herdado pela população afro-descendente.

– É fundamental que se multipliquem espaços que contribuam para o fortalecimento desta manifestação cultural que não é só nossa, ganhou o mundo com o título conquistado, e hoje atrai a atenção de pessoas de todos os lugares – frisou o presidente da Func, Francisco Gonçalves.

A Capela destinada a São Benedito foi inaugurada em 2007, ano em que o Tambor de Crioula foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

No entanto, o espaço esteve fechado por mais de quatro anos e encontrava-se em condições de abandono.

Uma iniciativa de respeito à diversidade religiosa.

 

Sair da versão mobile