21

Comércio de São Luís é preguiçoso

Caso você precise de algo com urgência entre os horários das 12h e 14h, são poucos os comércios de São Luís que estarão abertos neste espaço de tempo para atendê-los.

Os poucos você encontra no Centro da cidade e nos shoppings. Nos demais bairros quase que é inexistente encontrar sequer um armarinho aberto.

Uma situação difícil de encontrar em outros bairros onde a maioria dos comerciantes tem suas casas próximas ao negócio: o dono vai almoçar, tira um cochilo e depois volta para reabrir a loja.

Atitude um tanto quanto preguiçosa se comparada aos comércios de outras capitais como São Paulo que ficam 24h abertos independentes de qualquer coisa.

Mesmo com a violência que lá é sem dúvida mais alarmante do que aqui.

Um prejuízo para a economia local.

 

Marco Aurélio D'Eça

21 Comments

  1. Por isso a grande diferença entre o povo do Maranhão e o do Ceará, o que atesta o grau de desenvolvimento de lá comparado com o nosso.

  2. Acho que vc se equivocou caro Marco, pelo menos no que tange comércios de bairro, na COHAB-Forquilha não são poucos os casos de comerciantes que já morreram ou já sofreram alguma sequela por terem sido vitimas de assaltos nesse horário das 12h as 14h, a crítica deveria ser direcionada ao estado que não faz o seu papel de garantir segurança a população.

  3. Tinha um Rapaz que abriu uma venda de galetos no cohatrac e fechava para o almoço.

  4. Verificando os 10 comentários postados , eles mostram a realidade da Cidade Sr. Marcos ,que é a FALTA DE SEGURANÇA isto sim é fato , vivemos em constante medo , e hoje todo mundo é suspeito tudo não só decorrência da falta da policia e a inoperâcia desta que também é fato ,porém também pela NÃO AÇÃO da JUSTIÇA que não mantêm preso estes marginais , e em via de regra o Sistema Penitenciário tenta através de projetos medias para diminuir a população carcerária aí ninguém aguenta , e como diz o eterno bom malandro Bezerra da Silva ” É LADRÃO QUE NÃO ACABA MAIS”

  5. MARCOS TU TA COM FEBRE? EM POSTAR ESSA MATERIA ,TUA PATROA NÃO FALOU EM CAMPANHA QUE ERA O MELHOR GOVERNO DA VIDA DELA QUE NÓS PODERIAMOS DORMIR COM AS PORTAS E JANELA ABERTAS? ESSA TUA PATROU E MUITO E SINICA ISSO SIM.

  6. caro mauro,
    voce é feliz, pois já sabe o horario dos assaltos, assim pode se proteger, pois no meus bairro não tem hora marcada, é na hora que os bandiso querem e pronto, ninguem faz nada, CADE A SEGURANÇA DESTE ESTADO.

  7. caso, marco, já foi o tempo que os comerciantes do marnhão tinham segurança pra deixarem seus comercios abertos no horario do almoço, mas logo vai chegar o dia de em que não vão abrir horario algum com medo do caus que se instala neste estado por falta de SEGURANÇA.

  8. Não há como negar… os patrícios são mesmo descansados e preguicentos. Mas isso vem desde tempos imemoriais; grande parte herdada dos gentios e a outra parte maior, adquirida dos portugas. O resto ficou por conta dos governos pusilânimes que se suscedem. Não tinhamos como ser diferentes.
    josafá bonfim

  9. Por que não fecha o blog e abre uma quitanda, ou então, se oferece para trabalhar esse horário ? Cada uma…

    Resp.: Já tenho quitandas, meu caro. Quitandas, bares, depósitos de material de construção, casa de eventos… todas ficam abertas o dia itneiro.

  10. Marco, dependendo do bairro é muito arriscado manter o estabelecimento aberto até porque se é do próprio dono o mesmo não tem funcionário e fecha para o descanso, fora o risco de ser assaltado, moro em um bairro onde os assaltos acontecem neste horário entre 12:00 e 13:00hs, com relação ao centro e shoping eles pagam aluguel e caro para mante-los abertos, fora a quantidade de funcionários que tem para pagar salários, não se trata de preguiçoso é precaução e economia, não concordo com a sua colocação.

  11. Marcos, tenho o habito de aos domingos ir até o Centro, mais precisamente na Praça João Lisboa comprar jornais, revistas, saber das novidades e ter uma boa e enriquecedora conversas com o dono da banca, o seu João, que há décadas trabalha naquele logradouro, de quem eu sou cliente há bastante tempo.
    Nestes últimos tempos tem sido um sacrifício manter esses velho hábito, pois o seu João já não se sente encorajado a abrir a sua barraca aos finais de semana e feriados, pois a violência naquela área é assustadora, a bandidagem age a todo instante e jã não respeitam mais nem os cabelos brancos daquele Senhor.
    Sou morador do Vinhais, e aqui no planalto vinhais II tem um pequeno comerciante que já perdeu as contas de quantas vezes foi assaltado nestes últimos meses, ele já nem registra mais as ocorrências e deixa sempre uns trocados no caixa para não correr o risco de ser morto por não ter dinheiro para entregar aos bandidos; todos os pequenos comércios das redondezas fecham as portas ao anoitecer, quando muito ficam abertos até às 8:30, no máximo.
    O Povo é trabalhador, acontece que ninguém aceita correr risco de vida trabalhando para entregar o pouco que produz ao marginais, que sem limites e sem nenhuma cerimônia atacam à luz do dia, em qualquer lugar e nada acontece, nenhuma medida é tomada para garantir a segurança da população e a cada dia a bandidagem dita as regras e a população fica indefesa e à mercê da sanha dos marginais.
    Por falar em falta segurança e de providências das forças de segurança, já identificaram e prederam os assassinos daquele pequeno empresário, morto dentro do seu estabelecimento, no Mercado Central?

  12. Não temos descendência de judeu nem de árabe, respeitamos nossos limites e o que ganhamos nos horário básico de funcionamento já é suficiente para vivermos, por isso fechamos na hora do almoço, pois queremos respeitar o momento da refeição junto da nossa família, pois a vida é curta e dinheiro nenhum vai comprar os melhores momentos da sua vida que é a vivencia com a família. Agente não quer só dinheiro a gente quer inteiro e não pela metade, entendeu mercenário.

    E tu para pelo menos na hora da refeição para ficar com tua família Zé Buceta.

  13. Concordo plenamente. Aliás, tem muita gente pregiuçosa aqui no Maranhão. Vá nos bairros da periferia, princiaplmente, onde é comun as pessoas ficarem nas calçadas conversando… gente nova, mocinhas, celulares no bolsiho e, dentro de casa, o som ligado ou no regaae, forró etc. Claro, todo mundo tem direito de se divertir… desde que no final de semana, nas folgas regulares. E, para ilustrar, hoje liguei para um prestador de serviço que estou contratando para fazer um toldo, este só atendeu após a 4a. chamada, mais de 8 horas da manhâ, estava ainda dormindo… É mole?

  14. Armarinhos e pequenos comércios não ficam abertos 24h em São Paulo. O que fica 24h funcionando são algumas lojas de grandes redes de supermercado (p.ex. Carrefour, Extra) e que contam com um sistema de segurança de dar inveja à segurança pública do Maranhão, e geralmente localizados em áreas nobres da cidade, em bairros como Jardins, Higienópolis, Vila Madalena, Itaim, Bela Vista, você encontra padarias, restaurantes e supermercados abertos a noite inteira.

  15. Marco, o que você sabe sobre a questão dos horários dos Shoppings, ou seja, eles abrirem 12h aos domingos, etc.? Isso é em decorrência de lei, assim como os supermercados que são obrigados a fechar as portas às 14h aos domingos?

  16. E os taxis em dia de chuva? Mais da metade da frota sai do ar para não rodar. Os poucos que ficam, tentam cobrir toda uma cidade deseperada pelo serviço que deveria ter o cliente como principal objeto. Taxistas não querem colocar seus carros na lama e deixam a população “a ver navios”. Compromissos a cumprir, pessoas doentes que precisam se deslocar ficam abandonadas ao primeiro sinal de chuva. Recebi um grupo de amigos de outra cidade e passei um vexame ao ligar para tres serviços de ligue taxi e os tres me dizerem que as poucas unidades que estavam rodando estavam demorando em media 40 minutos para atenderem aos chamados. Se queremos ser uma cidade turistica, precisamos conscientizar todos os serviços e setores da sociedade ou essa cidade nunca vai ser levada a serio. A imagem que ficou para os meus amigos que São luis não tem atenção com o turista e muito menos com sua população.

  17. O fim do texto foi uma lástima, a violência aqui é MAIS alarmante que em cidades como Rio e São Paulo

  18. mEU AMIGO NÃO É PREGUIÇA NÃO, É MEDO DE ASSALTO, JUSTAMENTE NESSE HORÁRIO QUE A MALANDRAGEM APARECE. NÃO TEM SEGURANÇA.

  19. Tú é muito por fora.,.. é a hora que os ladrões mais ataca, na hora da ceia, todo mundo está descansando, bota um comercio e fica neste horário esperando cliente, o ladrão te pega dormindo e tú nem nota que foi roubado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *