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Clara Comunicação dá show e elabora bela marca do governo Holandinha…

marca prefeituraA Clara Comunicação, empresa genuinamente ludovicense, foi a responsável pela elaboração da nova logomarca da Prefeitura de São Luís, na gestão de Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

A peça trraz o nome “São Luís”, estilizado nas cores azul, amarelo, verde e vermelho, e o slogan “Prefeitura e você, construindo um novo caminho”.

 – A marca traduz, na sua essência, o movimento contínuo do trabalho e remete aos traços da cultura e da população de São Luís, nas suas mais variadas manifestações artísticas. Inspirada nas cores do brasão da Prefeitura de São Luís, a marca apresenta entre suas características o conceito de juventude e novo em sua forma – diz o site da prefeitura.

Presidida pelo jornalsita Félix Alberto Lima, a Clara Comunicação atua nos setores da publicidade, propaganda, assessoria de imprensa, editora e gravadora e é uma das mais importantes de São Luís.

A empresa foi responsável pela identidade visual da prefeitua na gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB).

Para a gestão Holandina, fez o trabalho a convite, e foi escolhida.

É mais um exemplo do puro talento da empresa maranhense.

Talento ignorado apenas pelo Governo do Estado.

Que insiste sempre em mais do mesmo na  área do marketing e da publicidade…

Marco Aurélio D'Eça

44 Comments

  1. Sabe o que acho? Um monte de designers gráficos mortos de dor de cotovelo e despeito porque não sabem e não conseguiram fazer uma marca melhor. Isso é só inveja. kkkkkkkkkk.

  2. Sinceramente nao gostei. Achei colorida demais. Cores berrantes. Acho q deveriam retratar as belezas naturais ou arquitetônicas de S. Luis.

  3. Este logotipo abre precedência pra chantagem, igual como fizeram com o nome CASTELO, que ficou como CAOSTELO. E pra se fazer isso, basta ter conhecimentos em photoshop e fazer uma bela montagem colocando buracos, uma menção crítica às ruas de São Luís..

  4. As cores do “ARCO-ÍRIS”…………o vermelho deve ser para homenagear o PC do B do chefe…..

  5. Félix ficou milionário na gestão do “ispirinte” Castelo, agora vai ficar bilionário na gestão atual.

  6. Em primeiro lugar, vejamos alguns conceitos na área do design gráfico.

    SÍMBOLO é um ícone ou ilustração para representar ou lembrar uma empresa. Ex: o símbolo da nike.
    LOGOTIPO é formado pelo NOME da empresa, escrito em extenso, de forma estilizada ou com algum design nas letras. Ex: O nome da empresa SADIA, cola-cola.

    LOGOMARCA: É a junção do SÍMBOLO com o NOME da empresa. Ex: A logomarca da NATURA (nome + símbolo).

    Baseando-se nestas informações técnicas, podemos concluir e afirmar que: o que foi apresentado à imprensa se dizendo ser “logomarca” da Prefeitura de São Luís, não é logomarca, e sim LOGOTIPO. Eu disse: LOGOTIPO. Aprendam!

    Agora eu fico impressionado como é que uma empresa de publicidade comunica algo na imprensa dizendo ser logomarca, e na hora é um logotipo. Falta faculdade? Falta estudo? Talvez seja, porque o que se mais tem é micreiro se passsando por designer. Erra tanto a empresa Claro Comunicação quanto a imprensa, e tolo quem se deixa acreditar.

    Existem regras fundamentais que devem ser levadas em conta, quando o assunto é criação de logotipo, símbolo ou logomarca.

    Erros que a “logomarca” da Clara Comunicação comete:

    a. Primeiro, não deve ter mais de três cores – ora amigos, o princípio da economicidade é extremante funtamental porque se eu tenho muitas cores, lógico, vou gastar mais com policromia.

    b. O layout deve ter uma forma original ou não combine elementos de logos populares com trabalho original – aqui se peca mais ainda. Não tem nada de originalidade. Lembra os desenhos, formas e cores da logomarca do navegador da Google, o chrome. Também lembra os desenhos de campanhas já apresentadas em são joão passados, ou seja, fitas formandos letras.

    c. Não utilizar efeitos especiais como degrades, sombras, efeitos de luz, etc;

    d. Deve ser reconhecível – fala sério, isto não lembra em nada São Luís? Absolutamente nada. Veja do ponto de vista de quem não mora aqui na ilha.

    e. Deve ser reconhecido quando espelhado – neste item, tenhos minhas dúvidas. Já pensou na situação hipotética de um motorista tentar ler isso pelo espelho retrovisor!

    f. Certificar-se de que será reconhecível quando redimensionado – kkk aqui tenho também minhas dúvidas. Imagine ai uma redução de 4 x 3 cm ou menor”

    g. Deve ter aplicação em preto e branco – neste item, simplesmente acaba com o conceito proposto pela Clara, oras, se as cores representam isso ou aquilo, o que dizer quando tiver impresso somente o preto e o branco? E este item é de extrema exigência, já pensaste na quantidade de cartuchos ou tones que seram esvaziados mais rapidamente nos impressos dentro do espaço público? Se tiver a versão preto e branco (o que perderá o conceito) se economizará em impressão dentro dos espaços públicos.

    Enfim, ainda existem mais de 30 regras a ser analisadas, e pouquíssimas vezes o proposto pela Clara Comunicação atende

  7. só pq tu é amiguinho do Felix… o governo é muito melhor servido de agência, a PHOCUS é uma super agência, tanto em estrutura como em trabalhos, altamente premiada e atende o gov do estado, é a única que tem competência ali daquelas agências do governo. Quanto a CLARA, nunca foi agência de propaganda, virou isso depois que pegou a conta da prefeitura/Castelo, pq o cara, o felix, foi assessor dele de muitos anos, isso todo mundo sabe.
    Essa marca ficou horripilante, pavorosa, medonha, feia e é uma copia da marca do google e do carnaval de uma prefeitura do interior.

  8. Achei a marca pertinente. O colorido nos remete à nossa identidade cultural, nossos ritmos e sabores. Seus traços são inovadores pois não encontrei uma fonte tipológica que lembre as letras utilizadas para o nome SÃO LUÍS. E se criou polêmica é porque é boa, pois se fosse igual a todas, sempre lembrando um azulejo, um vitral, um gradeado de portão antigo ou outro ícone da cidade, passaria despercebida. Ao amigo afro, juntando todas as cores, temos a cor preta como resultado, portanto, nem que se quisesse, ela poderia estar ausente nesse processo. E é óbvio que uma marca não agrada a gregos e troianos, mesmo porque, entre eles, estão os que trabalham em outras agências e os que torcem para que essa gestão não dê certo. Parabéns à agência vencedora!

  9. Essa marca é aepnas colorida e só. Não tem conceito. Desafio a quem me dê um conceito substantivo desta marca. Não é moderna como muitos tem dito e sobretudo não passa a sobriedade e o respeito q uma prefeitura deve pregar. Uma marca desse naipe pode ser colorida e jovial?? Sim, pode, desde q exista um conceito para q ela seja assim. Essa marca apenas foi feita envolta de um desenho preconcebido, usando o mesmo estilo da marca feita para os 400 anos por exemplo. Funcionaria bem como marca de carnaval, são joão, circo da cidade e afins, mas cm marca de prefeitura?? E não me venham com o bla bla bla das defesas q tem dado por aí p marac, pq é apenas blablabla p dar um sentido p algo q não tem. Essa marca foi escolhida apenas pq acharam bonitinha e pronto, ta legal, bota essa aí. Acho q faltou critério.

  10. Imagine se essa mesma logomarca fosse produto da empresa do EVILSON….aí o Marco Deça ía meter o pau, alegando que era brega, isso e aquilo…mas como é de gente lá da cozinha do Sarney, é maravilhosa…..Vá!!!!

  11. Bom dia Marco!

    Acabei de chegar de viagem e vim só “dar uma atualizada” antes de dormir…

    Gostei da logomarca! Só que quando eu vi a quantidade de comentários achei que ia ter muita gente falando da sociedade do Felix/CLARA com um secretário de PROA da prefeitura, sociedade esta que vem desde a gestão passada. Não acredito que apenas o talento tenha decidido a contratação da CLARA…

    Felix era unha e carne com Gardeninha até muitíssimo pouco tempo atrás! Isto é absolutamente notório. Somente uma amizade muuuuuito forte na cúpula da prefeitura para conseguir emplacar a Clara com todo o seu histórico.

    Uma fuçada rápida e você descobre quem é o grande amigo. Isto se você já não o souber…

  12. Enquanto os desenhos parecem com o Chrome da Google, o slogan com a Rede Globo, Globo e você, tudo a ver… Puro plágio, nada inovador

  13. A logo representa o tipo de governo que teremos e um pouco do perfil do gestor. Então acho que ficou perfeito, não poderia ser melhor. A marca da infantilidade, coisa de criança e seu brinquedo novo.

  14. Em primeiro lugar, vejamos alguns conceitos na área do design gráfico.

    SÍMBOLO é um ícone ou ilustração para representar ou lembrar uma empresa. Ex: o símbolo da nike.
    LOGOTIPO é formado pelo NOME da empresa, escrito em extenso, de forma estilizada ou com algum design nas letras. Ex: O nome da empresa SADIA, cola-cola.

    LOGOMARCA: É a junção do SÍMBOLO com o NOME da empresa. Ex: A logomarca da NATURA (nome + símbolo).

    Baseando-se nestas informações técnicas, podemos concluir e afirmar que: o que foi apresentado à imprensa se dizendo ser “logomarca” da Prefeitura de São Luís, não é logomarca, e sim LOGOTIPO. Eu disse: LOGOTIPO. Aprendam!

    Agora eu fico impressionado como é que uma empresa de publicidade comunica algo na imprensa dizendo ser logomarca, e na hora é um logotipo. Falta faculdade? Falta estudo? Talvez seja, porque o que se mais tem é micreiro se passsando por designer. Erra tanto a empresa Claro Comunicação quanto a imprensa, e tolo quem se deixa acreditar.

    Existem regras fundamentais que devem ser levadas em conta, quando o assunto é criação de logotipo, símbolo ou logomarca.

    Erros que a “logomarca” da Clara Comunicação comete:

    a. Primeiro, não deve ter mais de três cores – ora amigos, o princípio da economicidade é extremante funtamental porque se eu tenho muitas cores, lógico, vou gastar mais com policromia.

    b. O layout deve ter uma forma original ou não combine elementos de logos populares com trabalho original – aqui se peca mais ainda. Não tem nada de originalidade. Lembra os desenhos, formas e cores da logomarca do navegador da Google, o chrome. Também lembra os desenhos de campanhas já apresentadas em são joão passados, ou seja, fitas formandos letras.

    c. Não utilizar efeitos especiais como degrades, sombras, efeitos de luz, etc;

    d. Deve ser reconhecível – fala sério, isto não lembra em nada São Luís? Absolutamente nada. Veja do ponto de vista de quem não mora aqui na ilha.

    e. Deve ser reconhecido quando espelhado – neste item, tenhos minhas dúvidas. Já pensou na situação hipotética de um motorista tentar ler isso pelo espelho retrovisor!

    f. Certificar-se de que será reconhecível quando redimensionado – kkk aqui tenho também minhas dúvidas. Imagine ai uma redução de 4 x 3 cm ou menor”

    g. Deve ter aplicação em preto e branco – neste item, simplesmente acaba com o conceito proposto pela Clara, oras, se as cores representam isso ou aquilo, o que dizer quando tiver impresso somente o preto e o branco? E este item é de extrema exigência, já pensaste na quantidade de cartuchos ou tones que seram esvaziados mais rapidamente nos impressos dentro do espaço público? Se tiver a versão preto e branco (o que perderá o conceito) se economizará em impressão dentro dos espaços públicos.

    Enfim, ainda existem mais de 30 regras a ser analisadas, e pouquíssimas vezes o proposto pela Clara Comunicação atende.

  15. Victor Fausto, mas que mania de perseguição é essa? Vc sofre de esquizofrenia? Que mania besta que algumas pessoas tem de perseguição, é incrível, parece que ficam buscando meios de se fazerem de vítimas. Qual a parte do “Inspirada nas cores do brasão da Prefeitura de São Luís, ” que vc não entendeu? Faz o seguinte: procura ler e interpretar melhor e depois vc vem falar sua opinião, vc tem todo direito de expressar o que se pensa, mas tem o dever de saber o que diz e dizer com coerência, chamar isso de crime de racismo é forçar a barra, leia o código penal pra ver o que é crime de racismo.

  16. Amigo negão, ou neguinho, não sei teu tamanho,eu sou negão pq sou grande. Não tenho isso de racismo nem de preconceito…o q faço é discriminar mesmo! discrimo esses tipinhos q se fazem de coitadinhos pra chamar a tenção e despertar o apoio pra uma “causa ad eternum”, od tudo tem q ser voltado pra discussão se um negro,um branco, um índio, um homossexual foi lembrado ou esquecido! Ali é só uma logomarca, se tu é gay,branco,preto ou índio, é problema só teu…ninguém quer saber disso pra desenhar um nome pra representar um governo por determinado período. Num viaja e te recolhe!
    bjão

  17. Independente de agrada a todos a logo marca, o que estar passando despercebido pelos demais leitores
    é vc falar que o Governo do Estado(os Sarneys) não valorizar os talentos da terra, agora sim a imparcialidade surgiu no blog mesmo sendo bem discreta. Mas infelizmente a tua Governadora não estar nem ai para o que é dito neste blog nem em termos de matérias ou de comentários meu caro ateísta.

  18. Até onde eu sei no mercado publicitário uma marca bem aceita e aquela que se associa a um símbolo e este símbolo fale por si, e sao Luis tem belos elementos para compor um símbolo já que temos uma diversidade cultural evidenciada na simples marca apresentada

  19. antonio
    21/02/2013 – 17:36
    o POVO comenta…..coisa feia e brega -” parece coisa do interior”

    Ora mais vejam só! “parece coisa do interior”? Qual é o seu problema com o Interior, Ôôô.. (A)Objeto da cidade?
    Até parece que são Luís Paris!!!! Um arremedo de ilha cercado de miséria, violência, falta de educação por todos os lados!

  20. Félix o seu comentário reproduz com exatidão a típica postura racista daqueles que fazem da minha etnia motivo de piada e gracejos infames. Pra figurinhas como vc, racistas escondidos sob a capa do humor, é engraçado sinonimizar o negro com azul, com tiziu, com tição ou com outros vocábulos igualmente depreciativos. E se ficar esperto significar desculpar o indesculpável, saiba que eu estou contentado por saber exatamente quem eu sou e de onde eu vim porque me sinto e me faço sujeito da minha própria história. isso em vc Félix não é DALTONISMO é RACISMO mesmo!

  21. Cara A empresa ate pode ser boa mas criatividade e qualidade, ela não tem não… sinto muito… claramente da pra perceber que ela foi completamente … sera que esse pessoal pensa que somos trouxas.

  22. Caro amigo afro-descendente Victor Fausto,
    o negro está representado pela cor azul! Fique esperto!

  23. Essa marca á do CARNAVAL que saiu tardiamente, ou a do SÃO JOÃO antecipada????????? Essa marca não lembra em absolutamente nada São Luís……

  24. Rapaz, isso é fenomenal: Quando vi essa marca me arrupiei todo e na mesma hora me deu uma sensação de felicidade… Parabéns pela escolha e parabéns à Clara Comunicação pelo projeto…

  25. “Prefeitura e você, construindo um novo caminho” esta frase ficou boa, porem “SAO LUÍS” ficou horrivel, esse coloridao, esse Sao Joao e o resto dos anos e o Reggae, forro, brega…… ISSO É UMA POLUICAO VISUAL.

  26. Marco D’Eça, pra não dizerem que estou sendo superficial e que estou de picuinha, vou copiar vc e vou mandar aqui um Ctrl C / Ctrl V num trecho do que diz a prefeitura: ” – A marca traduz, na sua essência, o movimento contínuo do trabalho e remete aos traços da cultura e da população de São Luís”… Está dito oficialmente pelo prefeito aí que nessa marca A POPULAÇÃO DE SÃO LUÍS ESTÁ REPRESENTADA. Eu vejo O BRANCO representado ao fundo e preenchendo cada um dos espaços vazios da marca. Eu enxergo claramente O ÍNDIO traduzido no VERMELHO que aparece destacado inclusive na escrita do slogam. Mas KD O NEGRO? VC disse “mais do mesmo” e eu sou forçado a concordar contigo. Eu só quero é ver se Rose Sales e o professor Lisboa vão ficar calados ou se cometerão o erro capital de aplaudirem mais esse gesto de exclusão. É verdade que existem outros afro-descendentes na câmara de vereadores. Cito esses dois em razão de que eles são da base de apoiamento do governo. Ficarão do lado do poder ou tomarão o partido dos sempre esquecidos filhos da mama áfrica?

  27. É meu salvo engano, esta agencia aparece como umas das empresas contemplada com pagamento da prefeitura no apagar das luzes.
    Onde estamos: de vilã a astro.

  28. Legal! Pelo colorido em destaque, só faltou as sombrinhas do frevo de Olinda… Sinceramente, acho desnecessário esse gasto que se tem com logomarca a cada mudança de governo. Por que não fazer como Rio e São Paulo que mantêm a mesma logomarca, ou seja, o brasão seguido do nome de suas respectivas cidades e órgãos?

  29. Parabéns à Clara e todos os seus colaboradores pela belíssima logomarca. Felix comanda uma das excelentes agências brasileiras.

  30. Talento? kkkk não me faça rir… Parece que é igual às fitas que foram usadas na campanha do São João! Remete ao efeito da marca do Navegador Chrome da Google. Até o Sistema Difusora tá usando este efeito de várias cores na mesma peça. Muito parecido. Talento, ou cópia de efeitos? Quanto à frase: “Prefeitura e você, construindo um novo caminho”, kkk o cara usou a fonte CALIBRI, fonte esta não recomendada pra este fim.
    Clara Comunicação? kkk É porque não ouviram falar da Quadrante Design e Publicidade, mas aqui é outro mérito, totalmente desigual de concorrência.
    A letra “O” do São, é a cópia do logo do CHROME (navegador da Google)..kkkkkk
    kkkkkk é brincadeira..

  31. Caro Marco,

    Não conheço o autor da logomarca, mas é evidente que o mesmo baseou-se na logomarca do Google Chorme, basta observar a letra “o”, que é praticamente uma cópia rsrsrs

  32. Linda, mostra que o ” novo” vem mostrando que sabe governar. Parabens

  33. marco o felix e muito competente e gente muita boa um cara sangue bom

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