23

Suspeitas de aparelhamento na Secretaria de Educação de SL…

Desde o início do mandato do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), lideranças de alguns aliados reclamam da forma como o PCdoB se apodera dos cargos de segundo e terceiro escalões.

As queixas já foram ouvidas por este blog vindas do PDT, do PSB e até do PTC.

As do PSB ficaram mais fortes esta semana, com posicionamentos públicos do vice-prefeito Roberto Rocha e do prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves – que reclamou da falta de espaço para a legenda no primeiro escalão.

Agora, membros do PDT estão sendo atingidos em um setor que lhe é garantido desde a primeira gestão de Jackson Lago.

A Semed está substituindo diretores, sub-diretores, coordenadores e supervisores educacionais em todas as escolas da rede municipal.

É gente de quase 30 anos de serviço que está indo pra casa, substituído por outros, geralmente indicados pelo PCdoB.

É do PCdoB o secretário Allan Kardec Duailibe. O PCdoB também controla o Simproessema e parte dos sindicatos municipais da área.

O aparelhamento a toque de caixa gerou revolta aos funcionários, que acionaram seus chefes – que, por sa vez buscaram a cúpula pedetista, principal desalojado.

E ao que tudo indica, as coisas não ficarão por isso mesmo…

Marco Aurélio D'Eça

23 Comments

  1. Os diretores foram demitidos sem critério nenhum, sem um pingo de respeito. Atravessaram a gestão de castelo sendo ameaçados e muitos fizeram campanha para Edivaldo pois não admitiam a forma como eram tratados. Quando é agora são demitidos por quem dizia na sua promessa de campanha que o que importaria seria a competência técnica e não é o que estamos vendo. Deixo aqui a minha indignação de cidadã que votou e acreditou que iria ser diferente.

  2. As pessoas estavam em seus cargos há mais de 20 anos, alguns com 30 anos de serviço, como podem ser castelistas alguém que já exercia a função muito antes de Castelo ser eleito prefeito. Isso é um novo Holocausto, uma perseguição sem precedentes na história da cidade, uma guerra de lunáticos, um bando de loucos que acham que todo mundo que estavam trabalhando na prefeitura tem a cara de Castelo. Bando de malucos!

  3. Gente que não tem estabilidade, que não passou em concurso não pode se queixar. Ou melhor: até pode. Não pode é achar que existe ilegalidade ou acreditar que isso não poderia acontecer.

  4. Gostaria de saber quais coordenadores e supervisores da rede estão sendo substituídos, pelo que sei são concursados e não ficam no cargo por determinação de políticos. Agora também gostaría de saber porque na escola da Vila Luizão chegaram duas adjuntas novas, sendo que as duas antigas continuam e não chegam também adiministrativos, operacionais, porteiros /vigilante para o anexo que foi invadido por traficantes em abril do ano passado. Será que os professores de lá (anexos) terão que ir trabalhar com colete à prova de balas, o diário em uma das mãos e na outra uma vassoura? Essas condições fortam acertadas no TAC firmado ? Na jornada pedagógica muitos professores, calejados com as ocorrências declararam estar muito esperançosos que com o novo governo as coisas vão melhorar, eu também gostaria de acreditar nisso, mas já comecei a crer que vai continuar tudo como dantes no quartel d’Abrantes,

  5. Karolina, sempre critico a postura do blogueiro com relação ao nosso prefeito, mas infelizmente dessa vez ele está certo. Está acontecendo exatamente isso na educação, um absurdo! Pais de alunos já afirmaram que vão fazer boicote ao prefeito caso a ex diretora de uma escola lá do cantinho do céu não retorne. Todas as diretoras de escolas estão sendo exoneradas sem que seja levado qualquer critério de competência e merecimento. Isso só fere a imagem do prefeito, por conta de irresponsabilidades do PCdoB.

  6. CLARO QUE TEM QUE MUDAR,DEIXAR CASTELISTAS PERSEGUIDORES NEM PENSAR,MAS NA SAUDE OS CASTELISTAS CONTINUAM MANDANDO E HUMILHANDO QUEM VOTOU NO EDIVALDO.ISSO QUE NAO PODE ACONTECER

  7. Estar sendo uma verdadeira CARNIFICINA HUMANA em todos os sentidos, seja moral, ético, profissional e político. Foram mais de 140 diretores demitidos sem ao menos uma palavra de agradecimento pelos serviços prestados à educação de São Luís. Esses diretores são verdadeiros heróis. Muitos há quase 20 anos de bons serviços prestados. Basta olhar o IDEB de São Luís para conferir. Com raras e honrosas exceções há uma meia dúzia que realmente mereciam não ter sido nem nomeados. Todavia a grande maioria, são verdadeiros educadores e militantes da educação.

    Como cargo de confiança, é lógico que prefeito tem a sua prerrogativa. Mas a forma como as demissões ocorreram foram de uma covardia e de uma estupidez política sem tamanho, e sem par na história de São Luís. Os diretores encontravam-se trabalhando em suas escolas e, de repente, surgia alguém que ninguém nunca viu e nem sabe de onde veio com um decreto de nomeação e dizendo “eu sou o novo diretor e vim assumir”.

    Segundo corre na SEMED, a Secretária de Administração e Chefe da Assessoria (Régina Galeno), diz que “precisava dar uma sacudida na rede municipal de educação” (sic). Creio que a rede realmente necessita de uma “sacudida”, mas não as pessoas. Não se “sacode” no lixo seres humanos dessa forma.

    “Sacudir a rede de educação” é investir maciçamente na rede, inclusive em formação. Formação para professores, diretores e coordenadores pedagógicos. É investir na infra estrutura das escolas que estão arrasadas. É investir na colocação de segurança armada nas escolas que continuam abandonadas. É investir na contratação e legalização do pessoal administrativo e demais servidores. É investir em material de expediente e material técnico pedagógico para as escolas. É melhorar os salários dos servidores da educação, e por aí vai.

    “Sacudir a rede de educação” Sra. Secretária/Assessora, é tratar os profissionais da educação com respeito e zelar pela dignidade profissional e pessoal desses heróis que há anos se dedicam a promover uma boa educação às nossas crianças, jovens e adultos. Vocês são sabedores que esses diretores comeram o pão que o diabo amassou durante os quatro fatídicos anos do governo Castelo, e mesmo assim, mantiveram a rede funcionando, e muitos, tiraram dinheiro do próprio bolso para garantir o mínimo necessário, para quer o IDEB não despencasse de vez.

    Todavia, acredito que essa “sacudida” pela SEMED dos educadores/diretores no lixo Sra. Secretária/Asessora, na verdade é apenas para preenchimento de cargos prometidos e comprometidos com os seus apaniguados durante a campanha.

    Estamos há apenas 4 dias do reinício das aulas e as escolas continuam “sacudidas” pelo mesmo abandono deixado por Castelo. Com os diretores experientes e já afeitos às dificuldades, acredito que iriam tirar de letra. Queremos ver agora com esses diretores novos, sem nenhuma experiência e sem vínculos com a comunidade escolar (professores, funcionários, pais e responsáveis e a comunidade em geral), como é que vai ficar.

    Espero que vocês continuem a “sacudir” no lixo dessa forma os profissionais da educação de São Luís, que em breve veremos vocês sendo “sacudidos” no lixo do esquecimento e da história pelo povo de nossa querida cidade. É só esperar para ver. Não esqueça Sra. Secretária/Assessora, que os governos passam (inclusive vocês) e os educadores permanecerão e continuarão na luta por uma educação de qualidade para as nossas crianças, jovens e adultos.

    Que o Deus de verdade, e não o deus das campanhas políticas, nos ajude e nos proteja dos lobos em pele de cordeiro!

    🙂

  8. as escolas de são luis tão a maioria sem nenhuma estrutura física adequada para os profissionais da educação depois cobram dos professores melhorias dos índices,é uma vergonha a maioria colocadas pelo PC DO B. já visando caixa dois pra 2014.

  9. Na secretaria de Fazenda,tiraram pessoas que tinham 30 anos de prefeitura sem sequer dá uma explicação,colocaram os mesmos pra servir de “bosta nágua” porque dizem que eram pessoas de castelo,sendo que as mesmas têm mais de trinta anos de prefeitura,será que esses servidores quem colocou na época, foi o famoso castelo?fica ai a pergunta,Suely bedê!!!!Ah,fala sério!!!!

  10. NAO TENHO DUVIDAS QUE O APARELHAMENTO JA ESTA CONSOLIDADO,POIS AS RELACOES DE DIRETORES VEM DIRETO DE BRASILIA, E PELAS MAOS dDE UMA FULANINHA ASSESSORA DE FLAVIO CHORAO. E ESSE ALAN KARDEC, SECRETARIO DE FAZ DE CONTA DA EDUCACAO DO MUNICIPIO,GRANDE ENGENHEIRO,QUE FOI MEU PROFESSOR NA UFMA PARECE QUE ESTA SOMENTE SERVINDO DE LARANJAO NA EDUCACAO. QUE VERGONHA!!! UMA GRANDE PESSOA ,PROFISSIONAL COMPETENTE COMO ALAN KARDEC ESTA NESSA GESTAO DE INCOMPETENTES DE HOLANDETE

  11. Marco, com os pifios resultados da Secretária de Educação na Gestão Castelo, tá mais do que na hora de sacudir a poeira… SEMED não é feudo de grupo politico e digo mais.. estão escondendo que tinha administrador de empresa como Diretor de Escola…

  12. Nos últimos anos essas escolas de São Luís decaíram índicadores. Não fosse isso eu du-vi-do que tivesse a ousadia de mudar.

  13. A secretaria que já era ruim agora tá péssima.Diretores caido de para-quedas nas escolas sem nenhum compromisso,apenas por capricho político-partidário.Exemplo é a diretora de uma escola do Tibiri de nome Regina que é muito respeitada e estava há mais de uma decada na escola, com excelentes serviços prestados áquela comunidade.E agora por capricho saiu…

  14. Deça, cargo de gestor é cargo de confiança, não é emprego definitivo, as pessoas que estão na gestaão 90% já são aposentados, o tem gestor que não liga nem para a escola, e tem gestores que junto com todos os demais funcioanarios da escola fazem um trabalho aceitaval diante das condições oferecidas, o que poderia ter sido feito era fazer um diagnostico onde os gestores são atuantes, tem diretor que só sabe entrar em conflito com professores e demais funcionarios, então, voces bloguiros do governo estadual estão implantando uma poltica de terror, e os gestores sabem que eles não tem establidade, isso é fato.

  15. marco volte a escrever bons textos, vc não consegue escrever uma linha sem citar flavio dino ou edivaldo e o pior só escreve ataques, se desarme, volte as origens. vc não pode passar o tempo todo voltado somente para satisfazer as possiveis vontades dos inmigos politicos do flavio e do edvaldo.

  16. SUBSTITUIR DIRETORES E ADJUNTOS TUDO BEM, POIS SÃO CARGOS COMISSIONADOS, AGORA COORDENADORES E SUPERVISORES? QUEM LHE DEU TAL INFORMAÇÃO? ESTES CARGOS SÃO CONCURSADOS.

  17. Caro Marco D’Eça,
    não entrando na questão do aparelhamento, que todo mundo faz, inclusive a Educação do Estado, sobre os diretores e demais gestores com “mais de 30 anos” (é isso tudo mesmo?), ainda que existam os bem preparados, sérios, responsáveis,já não seria hora de renovar? Obviamente que substituindo por outros profissionais igualmente qualificados e responsáveis. Alternância de poder é sempre salutar. E na educação, onde é quase unanimidade hoje a ideia de que entre os mais problemas do setor está exatamente a gestão escolar, essa alternância é essencial.

  18. Aqui vai um recado para o deputado Weverton Rocha, hoje presidente outorgado do PDT. Durante anos o partido de vocês dominou o cenário político da capital, chegou em seus últimos suspiros ao Palácio dos Leões, mas a base da militância sempre foi São Luís. Militância essa que sempre causou inveja aos outros partidos, porém, décadas no poder fez o PDT um partido de lideranças e militantes consolidados. Agora, pretendendo assumir a posição antes dos pedetistas na capital o PCdoB elimina todos os nomes do PDT desmanchando assim a estrutura que se formou ao longo desses anos. Nem Tadeu, muito menos Castelo fez isso, mas Conceição Andrade, hoje conselheira de Holandinha, fez muito bem. Então prepare-se, Rocha, Julião e todo turma de balaios, vocês vão ser aniquilados pelo PCdoB, porque o plano de poder deles passa por essa aniquilação e o capitão do mato a caça de vocês é nada menos que o Marcio Jerry com ordens de Dino, assim como o PCdoB fez com o Sinproessema contra Jackson. Os outros partidos a pão e água, mas o PDT a ordem é dizimar por completo. Serviu para eleger, mas será atropelado pelo PCdoB. Tem gente no comando do poder que quando ouve falar em nomes de pedetistas até cospe no chão, prestem atenção, depois não digam que não foram avisados.

  19. Infelizmente a mudança é para alojar a turma de Flávio Dino e fazer caixa para 2014. Mas, vamos combinar que a educação de São Luís com o PDT sempre foi uma desgraça.

  20. Igual a secom de Marcio Jerry. Quero saber se ele vai pedir indenização igual em Imperatriz…

  21. E o pior é que nem todos os profissionais que se apresentaram nas escolas, tem repertório cognitivo para assumir gestão, principalmente na área de educação.Vale conferir em algumas escolas, pois, estão chegando pessoas totalmente sem perfil, desqualificadas mesmo!É uma pena!Na educação do município não cabe mais inoperância, ineficácia e ingerência. Vai virar uma BOMBA prestes a explodir!BUMMMMMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *