Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

São Luís precisa de mais parques, não de mais shoppings

O Parque do Bom Menino é um dos poucos exemplos de lugares para atividades ao ar livre na capital

Por Aline Alencar

São Luís há algum tempo vem tendo um péssimo hábito de imitar as grandes cidades do Brasil no que há de pior nelas: engarrafamento, poluição, monumentos e praças destruídos.

Hoje no jornal Estado Maranhão foi denunciada a situação de praças da capital que estão completamente depredadas. As opções de lazer ao ar livre são, além de escassas, inviáveis.

Enquanto isso, uma crescente onda de shoppings se insere no contexto urbano da cidade. E pudera tanto investimento: as pessoas, por não terem um lugar melhor climatizado e seguro, preferem mesmo os shoppings.

E São Luís não tem nem porque ser diferente, mas insiste em ser. Além das praças depredadas, os rios e lagos passam despercebidos pela maioria dos moradores, virando abrigo apenas para o lixo.Mas até grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, mesmo em meio à grande selva de pedra, consegue habitar lindos e relaxantes espaços arborizados: os parques.

Um exemplo de um lugar que seria bem aproveitável como parque, mas que está completamente esquecido e morrendo é o açude situado no bairro do Angelim, ao lado dos antigos prédios.

O Açude do Angelim quando seca mostra toda sujeira acumulada onde deveria ser preservado

Poluído, o açude outrora com o volume de água cheio e superfície plana na década de 90, agora agoniza e depende dos raros períodos de chuva para continuar. Quando seca, vemos o estrago: pneus, garrafas de plástico, entre outras sujeiras.

Lamentável ter apenas o Parque do Bom Menino como o único centro de lazer ao ar livre que é, de certa forma, o mais completo e conservado da cidade.

Uma pena ver que a cidade não aproveita as belezas naturais que possui.

Sair da versão mobile