Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Compra Local, nos moldes criados por Luis Fernando, ganha o Estado…

Luís Fernando, Fernando Fialho e Gil Cutrim conhecendo a produção hortifruti em Ribamar

O modelo do Compra Local Municipal de São José de Ribamar, criado pelo então prefeito Luis Fernando Silva, continua fazendo escola e servindo de inspiração até para ações do programa de combate à extrema pobreza do Governo do Estado.

A Unidade Regional de Educação de Chapadinha conclui no início de março o cadastramento de agricultores familiares que irão fornecer produtos para a merenda escolar na rede de ensino estadual.

O programa, no modelo Compra Local Municipal, foi implantado em São José de Ribamar, por Luis Fernando, muito antes da Lei Federal de 2009 que passou a obrigar os estados e municípios a aplicar, no mínimo, 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em produtos da agricultura familiar.

Desde 2005, o município ribamarense já atingia a meta, criada posteriormente.

A prefeitura adquiria diretamente dos agricultores familiares e pescadores artesanais, grande parte da merenda escolar servida aos alunos da rede municipal de ensino.

Crianças se alimentam ans escolas com produtos oriundos dos produtores locais

À época, o município ribamarense, que não recebia qualquer apoio ou incentivo do governo estadual, por meio de uma parceria com o governo federal e, sobretudo, com as políticas implantadas por Luis Fernando de incentivo à agricultura familiar e a pesca artesanal como instrumentos de política de geração de emprego, obteve êxito excepcional e contribuiu para que o município se destacasse no cenário nacional como um dos que mais cresceram no país em termos de produção de alimentos.

Matéria da revista Veja, sobre municípios que induziram o crescimento econômico, chegou a destacar o crescimento de 8% registrados em São José de Ribamar, o dobro da média nacional, mesmo o município tendo uma insignificante área rural e sem vocação para a agricultura tradicional.

Na cidade ribamarense, o programa gerou mais de 2 mil oportunidades de trabalho na agricultura familiar e pesca artesanal; melhorou a vida dos trabalhadores rurais; garantiu merenda escolar de qualidade; estimulou o comercio local e, em resumo, provou que é possível gerar renda e emprego no setor primário.

Com a Lei Federal e com sucesso comprovado do modelo ribamarense durante os seis anos em que Luis Fernando foi prefeito de São José de Ribamar, o modelo do programa tende a se consolidar em outros municípios maranhense e na administração estadual.

E é exatamente essa a mudança que os cidadãos desejam.

Com instrumentos que, de fato, mudem a vida das pessoas…

Sair da versão mobile