4

Renúncia do Papa é compreensível e respeitável

Papa Bento XVI abençõe multidão de fiéis presentes neste domingo durante a oração do Ângelus (Foto: Alberto Pizzoli/AFP)

Papa Bento XVI em sua última missa realizada ontem (24).

A renúncia do Papa Bento XVI, que será oficializada no próximo dia 28, nada mais é do que uma atitude extremamente compreensível e respeitável.

Não pela justificativa dada alegando idade avançada e problemas de saúde, já que seu antecessor, o Papa João Paulo II, tinha a saúde extremamente mais frágil e permaneceu no cargo até o último dia de sua vida, como é o normal no papado.

Talvez existissem reticências após a legação e logo a seguir viria o real motivo: não teria mais saúde para comandar o desmando que é o Vaticano.

Bento XVI deixa o papado pelo motivo óbvio de que o Vaticano é um trem desgovernado há séculos e ele, ao permanecer no cargo, sucumbe aos desvios de conduta denunciados a todo momento.

Permanecendo ele teria que realinhar o Vaticano ou congregar com a corrupção interna. Renunciado, ele assume que prefere não participar desse circo, que não tem mais idade para isso.

Renunciar foi nada mais do que sensato e compreensível.

E que Deus abençoe o Vaticano.

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Marco, bastante lucido este seu post.
    Também concordo que a sua renuncia vem muito mais por incapacidade de mudar as coisas do que por saúde ou idade, já que como foi muito bem colocado por você, o Papa joão Paulo II carecia de muito mais saúde que o atual.
    Sou católico praticante e acredito muito nos designos de Deus.
    Qualquer homem na Terra está sujeito aos pecados da carne. O próprio Jesus Cristo disse que a carne é fraca.
    Digo isso porque com os padres, bispos, cardeais e papas não é diferente.
    A corrupção destrói a alma humana seja ele um homem comum ou um sacerdote.
    Pode ter homens dentro da Igreja Católica, e acredito que tenha, por favor aqui não vai nenhum juízo de valor contra ninguém, corruptos. Mas tem também homens corretos e tementes a Deus.
    Penso que a renuncia deste Papa seja para despertar nos bons a motivação necessária para que a Igreja de Cristo lute para não sucumbir perante o mal e o inimigo.
    Pois como diz a Bíblia aonde abundou o pecado, superabundou a graça e glória de Deus.
    Continua a eterna luta do bem contra o mal e você de que lado está?

  2. sou católica, mas não posso fechar os olhos diante da história. O Vaticano nunca foi nenhum exemplo de democracia, mas chega a ganhar de Cuba, Irã, China, etc. quando o assunto é dinheiro, poder , pedofilia.

  3. Quem ti viu e quem ti ver meu caro ateu publicando matéria sobre religião e desejando bênção aos corruptos .
    A tua Governadora Roseana Sarney deveria seguir o exemplo do Papa, o povo maranhense agradecer e aplaudiria a sua atitude.

    resp.: sempre publiquei textos sobre religião, por onde andavas?

  4. Marco, Sabe dizer se Sarney vai disputar a vaga de Papa?, Antes de responder, seria uma ótima maneira de Sarney fechar com chave de ouro, para quem já foi tudo na vida, não custa nada tentar, e te garanto Sarney não renunciaria.
    Agora, responde!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *