12

A gestão mal começou para os que dela não precisam

625667_541572785874059_1205577711_n

Engarrafamento fotografado hoje (27) pela manhã no bairro Cohafuma

Parece que, quem usa esses argumentos esquece, que tudo nesta vida é passível de crítica. Ninguém está livre disso, muito menos os gestores públicos.

Estes foram colocados no poder para resolver com eficácia os problemas da população.

A gestão mal começou, sim, isto é fato.

Mas é fato que, além da imprensa, formadora de opinião e no direito de cobrar o poder público, a parte da sociedade que também critica é aquela que tem pressa por soluções.

São pessoas que precisam de ação. Os que dizem “está tudo bem”, não necessitam de fato dos serviços da prefeitura.

As aulas começaram, mas começaram com péssimas condições estruturais das salas de aula. No trânsito a situação é ainda pior.

Já estamos em março e o maior problema adquirido na cidade ainda continua na mesma: angustiantes engarrafamentos.

Sair no mínimo duas horas antes de casa para chegar ao destino. A pessoa passa mais tempo dentro do veículo, presa ao engarrafamento do que no destino pretendido.

O cidadão tem que se virar como pode para pegar este ou aquele ônibus, que passa por este ou aquele trecho.

Quando na verdade quem tem que se virar são os responsáveis pela melhoria nos serviços de tráfego: a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

Existem pontos até o momento positivos, sim. Esta ou outra secretaria está dando retorno.

Mas ainda não atende as necessidades dos cidadãos que realmente precisam.

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. Ah, meu caro, como a governadora gostaria que as coisas também se resolvessem num ‘estalar’ de dedos e então, o Maranhão estaria ou seria uma Suiça.

  2. Marco até entendo sua angústia, claro é de todos nós mais não podes creditar tudo isso a nova gestão, todos falam que Canindé é umgrande técnico, muito bem, passou mais 6 anos nas administrações de Tadeu, Castelo e nada resolveu e olha nesse tempo tinha menos carros evidente, agora tem que ser resolvido em dois meses, outra coisa vocês formam opinião de quem entendo que cada pessoa tem sua propia opinião concordem vocês ou não mais é opinião.

  3. Marco, seria muito leviano cobrar resultados de uma problemática urbana tão complexa como o sistema viário de São Luis. A situação em que nos encontramos, pede medidas que envolvem vários fatores, como educação (Um prazo de pelo menos 20 anos), o péssimo planejamento e loteamento da cidade, os grande vazios urbanos, que nos fazem percorrer distâncias desproporcionais ao tamanho da cidade, melhoria das vias públicas(calçadas, pistas de rolamentos, acessibilidade, arborização, etc..), a má localização e uso dos terminais de ônibus, a falta de permeabilidade das ruas e avenidas. Infelizmente, estamos fadados a ter um trânsito cada vez mais congestionado, pois a solução não é só culpar a prefeitura (sou apartidário, diga-se de passagem), mas sim toda uma estrutura remanescente de um decadente e mal elaborado plano urbanístico, aliado a gestões que nunca se preocuparam com o futuro da cidade.
    Sem me estender muito, alguns exemplos servem para mostrar como a nossa cidade é mal distribuída, como a Via expressa (na verdade não é expressa), outras avenidas coletoras, como Colares moreira, Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, dentre outras, não possuem permeabilidade, obrigando a se deslocar por centenas de metros até encontrar um cruzamento ou retorno. Ah, e nem vamos começar a falar nos retornos….

  4. ” O BARNABÉ” ASISMU Jornal do Servidor – Castelista na prefeitura, inúmeros castelistas ainda estão encrustados dentro da Administração Edivaldo Holanda Junior e o novo prefeito precisa ficar atento a esta situação. Em diversos setores da administração municipal pessoas que tambem davam as cartas na gestão de castelo continuam mantendo alguns cargos de chefia e de comissão.

    Caso o Prefeito Edivaldo Holanda junior não atente para está situação e ela continue com diversos castelistas mantidos nos cargos que ocupavam na gestão anterior, a proposta de mudança apresentada pelo novo prefeito e apoiada nas urnas pela popúlação pode ficar comprometida. É preciso que esta mudança aconteça também dentro da estrutura da máquina administrativa.

    Na secretaria Municipal de Administração “SEMAD” as práticas de gestão castelistas continuam sendo mantidas. Diálogo e democracia ainda são palavras proibidas por alguns gestores do órgão que destoam da proposta do atual prefeito e com isto o servidor municipal fica prejudicado.

    Exemplo disto é o tratamento dispensado ás entidades sindicais, como a ASISMU, o SINDEDUCAÇÂO, o SIGMEMA, o SINDIFISMA, o SINDITRANSITO, o SINDACS, SERVIDORES DA SAMU e a UGT. Além de seremlegitimadas pelos servidores municipais para defender os direitos da categoria, elas também compreenderam a grave situação no início da atual gestão mas estão sendo desrespeitadas por alguns gestores da SEMAD. Favor coloque como matéria do seu blog.

  5. EI MARCOS DEÇA ACORDA EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO QUE VC FOR O PROBLEMA CHAMA´SE CONGESTIONAMENTO DE VEÍCULOS, MORO EM BRASILIA E O ENGARRAFAMENTO É 5 VEZES PIOR DE QUE O DE SÃO LUIS, SE VC TIVER SOLUÇÃO QUE APRESENTE, OU ENTÃO VAI ANDAR DE BICICLETA, META SUA VIOLA NO SACO E SAI DE FININHO .

  6. ESSA GESTÃO É DE “H” COMO ESSE PREFEITO É DE “H”…
    ESSA GESTÃO ESTÁ CHEIA DE INCOMPETENTES COMEÇANDO PELO PREFEITO QUE O PIOR DE TUDO OBEDEÇE O CORONEL FLAVIO DINO !

  7. Pra piorar a governadora entrega uma avenida pela metade, diga-se VIA EXPRESSA, que congestiona ainda mais o trânsito na Jerônimo de Albuquerque na altura do Cohafuma próximo ao posto na rua dos professores.

    O governo do Estado deveria intervir também com construção de viadutos como o da forquilha, calhau etc.

  8. Marco Deça, com esta foto, acho que descobriu a polvora, caramba meu caro a quanto tempo existe esse problema no transito de São Luis, nem o melhor diretor do mundo como classificam o Canide Barros, deu jeito, mais vc não falava nada tambem ganhando grana de Gardeninha tinha que ficar mesmo era de bico calado, agora ta vendo tanta coisa errada, e so tem dois meses de mandato, o jeito é arranjar uma boquinha pra cara metade em um orgão municipal, ai as coisas se ajeitam por se só, toma jeito cara palida.

  9. Caro Deça o Sr está correto nos seus argumentos. Os problemas continuam, e o pior, muitos erros estão sendo cometidos igulmente da gestão anterior. Cito por exemplo o serviço de “tapa buracos” que está igulzinho o serviço da gestão de CAOSTELO, pois estão tapando o sol com a peneira, e testemunhei isso ontem 26/02/13, quando passei por aquela rua do antigo Clube Jaguarema e ví o pessoal colocando uma simples camada do pó de asfalto nas cratezas que existem alí, uma demonstração clara de que o serviço será em vão, já que não precisa ser engenheiro pra saber que o melhor seria colocar pedras brutas ou britas nos buracos, depois compactar com aquela máquina de rolo e depois sim, colocar a camada de asfalto. Dessa forma fica claro que o asfalto continuará sendo chamado de “sonrisal” e o dinheiro público descendo pelo ralo.
    Cito outro fato que vc comenta Deça, os eternos engarrafamentos, pior quando muitos desses são consequências de muitos buracos ao longo das vias, como por exemplo na Av Lourenço V. da Silva – UEMA, que pra sair da Cidade Operária, principalmente pela manhã, chegar na Av Guajajaras é um Deus nos acuda, e prá chegar na C. OP no horário das 18 às 20 hs é outro sacrilégio, tudo issi por culpa de muitos e grandes buracos que existem nessa via, de ambos os lados, fazendo com que o fluxo de veículos fique intenso, já que os motoristas são obrigados a andar em fila única desviando dos buracos, e ai se forma aquela fila quilométrica que fica do supermercado Mateus até a entrada da C. Operária.
    Espero que resolvam logo esse problema, tapando os buracos, com um serviço de qualidade e ajudando o trânsito a fluir melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *