29

Fábio Câmara alerta: “será que vamos esperar um avião cair para resolver o problema do lixo?”…

Aterro da Ribeira (25)

Esta é a situação atual do aterro, segundo imagem do fotógrafo Nestor Bezerra, feita no domingo 25/02/2013

O vereador Fábio Câmara (PMDB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal nesta quarta-feira para alertar a prefeitura sobre os riscos da existência do atual Lixão da Ribeira.

– Visitei o local no  fim de semana e percebi os riscos que aquele lixão representa para a segurança dos vôos e para a própria população. Será que vamos esperar um avião cair para tomar providências? – cobrou o parlamentar, durante a audiência pública em que o prefeito deveria estar presente e, mais uma vez se ausentou.

Na semana passada, um avião da TAM foi obrigado a fazer um pouso forçado no Aeroporto do Trirical, depois que um urubu atingiu uma de suas turbinas durante a decolagem.

Hoje, um outro incidente com urubus – de menor consequência – também foi registrado.

DSC_0925

Fábio Câmara lê documento cobrando explicações da prefeitura

Para Fábio Câmara, é fundamental que a prefeitura apresente seu Plano de Resíduos Sólidos para definir a destinação do lixo de São Luís, como exige a legislação.

– Eu peço aqui à prefeitura que informe se o lixão da Ribeira tem licença ambiental e de operação do aterro. Também quero saber como está sendo construido o plano de resíduos sólidos. Estas informações são fundamentais. Precisamos agir rápido para evitar uma tragédia – disse.

O vereador do PMDB iria exibir imagens da atual situação do aterro, mas foi impedido de exibir por articulação da bancada governista, que agiu rápido para evitar a aprovação dos Requerimentos do vereador.

E a liderança do governo Edivaldo Júnior (PTC) recusou-se a fornecer maiores informações sobre o plano de resíduos, alegando que  o assunto não estava afeito ao tema da audiência de hoje.

Fábio apresentou outro Requerimento, convocando o secretário municpal de Meio Ambiente para tratar do assunto… 

Leia também:

Os caminhos do lixo na ilha…

 O que fazer com o lixão???

Marco Aurélio D'Eça

29 Comments

  1. finalmente algum vereador que não fica só recebendo salário, andando de Hilux e viajando para a Europa. parabéns. Cobra esse prefeito filhinho de papai que não sabe o que é amanhecer e não ter o que comer…

  2. Por está indignada com o caos da saúde em nosso município, hoje resolvi expor parte da minha experiência como servidora pública municipal. Parece brincadeira que um colega, que passou 06 anos na faculdade e que ao se formar, prestou juramento que falava que o paciente estaria acima de tudo, hoje participe e compactue dessa brincadeira que está sendo a nova gestão municipal. Primeiro esse Prefeito afasta da direção da única Unidade Básica de saúde que funcionava no município, D. Eunice, uma senhora que trabalhava lá há 20 anos e verdadeiramente se doava. Prefeito visite a unidade, fale com a comunidade, investigue as ações desenvolvidas naquela unidade durante a gestão dessa senhora. Castelo não esteve presente em nenhuma dessas ações. E mesmo que tivesse, não deveríamos manter o que está dando certo e apenar somar? como vc ousa destruir todo um trabalho, mexer na essência de uma comunidade, jogar fora aquela que até então talvez fosse a única unidade de saúde desse município onde verdadeiramente existia PSF? Prefeito eu sei que vc precisa empregar, mas tenha cuidado, vc tb tem que convencer seus eleitores que nosso voto não foi em vão. Estávamos ansiosos por salvar São Luís das mão de gardeninha, e vc começa errado assim? nota zero para sua equipe de gestores: recém formados e sem nenhuma disposição para resolver os problemas da nossa comunidade. Meu colega Yglésio, que decepção! fique triste quando vejo você postando no face a maçaneta que vc trocou no Socorrão e ainda, solicitanso doações para alimentar pacientes que é de responsabilidade pública. O socorrão é empresa pública, vive com recursos do SUS, pode até receber doações voluntárias, mas é obrigação do poder público mantê-la. Colega, unidade de saúde não é creche comunitária. Colega, perdoe-me, mas o nosso povo precisa de respeito e dignidade. Abrace o cargo de gestor, vista a camisa, faça diferente e faça para o povo e pelo povo. Quanto ao vereador Câmara, sinto que independente de qualquer coisa esse rapaz chegou para fazer a diferença. Não é a primeira vez que o vejo realmente envolvido com as causas sociais. E me perdoe o César, mas o vereador que vc aponta como “cara de marginal”, tem a cara do povo e me parece que está mais preocupado com o povo que o próprio prefeito. Fábio não se deixe intimidar, a partir de hj vc ganha uma aliada. Aproveito para informar que nas Unidades do município não temos nem mesmo esfingnomanômetro, aquele aparelho para verificar pressão arterial. Verdadeiro caos. Comece visitando nossas unidades vereador, você terá muitas pautas para a câmara. Continue na luta, espero um dia poder lhe parabenizar pessoalmente. Fica um convite: se vc quizer, organizo reunião com médicos do município para lhe mostrar a nossa real realidade…

  3. Gente, esse homem deve ser o novo Papa! Vamos lançar a campanha. Leomar, vc como funcionário dele e fiel escudeiro vai encabeçar a campanha.

  4. É triste ver como o dinheiro faz as coisas, você defendendo o vereador que envés de debater de um tema, que estava sendo abordado fez um papel de idiota mesmo se tratando de uma coisa seria como essa, se ele tivesse com tanta vontade assim de melhorias lá no lixão simplesmente teria feita uma reivindicação por escrito e não fugir do tempo que foi abordado para o dia
    Agora como ele provavelmente faz por onde aí com vc R$ rsrsrs aí você o idolatra…
    Mas eu não ligo não cada se encosta aonde dar sombra!

  5. SERÁS QUE ELE SABE LER MESMO ? PASSOU DE OFICCE BOY DO RICARDO ALIBABA PARA VEREADOR DEVE TER MUITA DIFICULDADE DE INTERPRETAR TEXTO.

  6. Tantas outras coisas mais urgente a ser feita e o abutre camarada me sai com uma dessa, aponta defeitos mas sem nenhum projeto que possa resolve-lo.
    Espero que o primeiro avião a cair esteja toda essa urubalhada que vive circulando os cadáveres maranhense.

  7. Quem diria… articulação da base governista de um governo que se diz novo e contrário à “oligarquia” agindo rapidamente quando algum Vereador tem coragem de denunciar e sair em defesa dos interesses do povo. Que o problema do “lixão” é antigo todos nós sabemos, o que é novo e supreende a todos é o governo Holandinha ser a favor desse problema que envergonha nossa cidade. O problema do “lixão” tem realmente que ser resolvido, e rápido, por vários motivos. O primeiro dele é como bem destacou o nobre Vereador: o risco que corre tanto quem chega como quem sai de São Luis de avião. Será que vai ser preciso acontecer uma tragédia para se pensar em solucionar o problema??? O outro é de ordem legal e administrativa, pois sabemos ser necessário que a documentação para o funcionamento do “lixão” estaja em ordem para que o município receba repasses financeiros do governo federal. Uma coisa é certa, o município está recebendo tais repasses, pois basta olharmos a cara de felicidade do Prefeito e sua turma deslumbrados com tanto dinheiro; o que podemos concluir que não esteja certo é a documentação do “lixão”, que com certeza está sendo burlada para que os repasses não sejam suspensos, por isso a união de esforços da turma do Prefeito e dessa mesa diretora corrupta em defesa de um governo que já mostrou para o que veio. Continue sua luta Vereador Fábio Câmara, mesmo que solitária, e nunca se curve diante das ofertas do poder. Quem votou em você acredita em você.

  8. Fábio Câmara está de parabéns! Não votei nele. Mas, pelo andar da carruagem meu voto será dele em 2016. Afinal, na casa da mãe Joana ninguém fala nada. Ali existe um monte de vacas de presépio…bem, se o Fábio Câmara é criação sua e do Ricardo Murad, parabéns a vocês dois criadores, pois a criatura de vocês é nota mil, já me faz acreditar de novo na política, me faz acreditar que temos um vereador competente entre os 31 de São Luís. Desejo sucesso a ele.
    Bem, agora vou falar do aterro. O aterro precisa sim sair da Ribeira, aquela área representa um enorme risco para a aviação em São Luís. O risco é maior em virtude da proximidade do mesmo com o aeroporto. O risco maior é em virtude do aterro não ser sanitário, lá também não é lição. O aterro está classificado como aterro controlado, pois existe serviços de engenharia, cobertura, drenagem e monitoramento que são executados por uma equipe de técnicos e até engenheiros sanitaristas e ambientais que pertencem ao quadro da empresa Queiroz Galvão que é a responsável pela SLEA/PPP que cuida do gerenciamento dos resíduos sólidos da cidade.
    O aterro precisa sim sair da Ribeira. Há que se encerrar as operações do mesmo naquela localidade, e partir para outro local que seja distante da Ilha, pois São Luís inteira é considerada ASA- Área de Segurança Aeroportuária. Isto implica dizer que, aviões circulam pelos quatro cantos da ilha e o mais grave é que existem urubús e outras aves em diversos pontos da cidade (mercado do peixe, outro ponto grave de grande quantidade de urubus). Ai, se voce me perguntar o porque de tanto urubú no aterro e imediações? Simples, no aterro é onde há uma maior quantidade de alimentos para eles, pois além do aterro existem matadouros e comunidades vizinhas que jogam lixo no meio da rua e é isso que atrai os urubús. Portanto, a ação é muito mais que fechar o aterro como muitos pensam e sugerem.
    O fato é que a equipe do atual prefeito precisa realmente fazer e com urgência, é adotar as medidas contidas na PPP, existe um contrato de 20 anos, que por sinal é bom (precisa apenas rever as penalidades com relação a empresa responsável pelo gerenciamento dos resíduos na capital, em caso de infrações da mesma). O contrato existe, é só fazer valer!
    Com relação a cobrança do nobre vereador, só tenho que dizer a ele é que, infelizmente acho pouco provável que a equipe de Holandinha apresente o plano de gerenciamento de resíduos, pois ele demitiu toda a equipe que cuidava dos resíduos sólidos na SEMOSP, pois segundo o pensamento deles é que nao podia ficar ninguém da gestão passada, mas, ali existiam técnicos desde a gestão de Tadeu, e esses técnicos tinham o conhecimento técnico e operacional.
    Mas, ainda tem uma saída, na SLEA tem bons profissionais, eles podem pedir esse plano pra eles. Este não é o caminho correto, mas é o jeito! O correto é partir do contratante para o contratado executar, sob total e irrestrita gerência da prefeitura que no caso é a contratante.
    Eu, como munícipe ficarei aqui torcendo e confiando na vigilância e cobrança suas, caros Marco D’eça e vereador Fábio Câmara.
    Grande abraço aos dois
    ISSO É ASSUNTO URGENTE!

  9. A bravura do vereador Fábio Câmara, é mesmo contagiante.
    Como é possível, silenciar ou mesmo desarticular um parlamentar no exercício da função simplesmente, porque o mesmo leva ou tenta levar para tribuna, (espaço legitimo do parlamentar, eleito para este fim), Temas de grandes relevâncias para o nosso povo. Discutir, a problemática dos resíduos sólidos da cidade, Pensar no orçamento de são Luís pautado na saúde pública, No saneamento e no bem estar do cidadão ludovicense. O vereador Fábio, ao Tentar discutir com a sociedade, estes assuntos, Acredite se quiser, esse foi o seu “erro” (pra aqueles, que não querem dias melhores pra gente) será que é compreensivo? Acho, que não. A sociedade, não pode calar se diante destes fatos. Fatos, como este, onde, os parlamentares sérios da Câmara Municipal de São Luís, São tolhidos de expressarem as suas opiniões sobre os temas de interesse da cidade. Lamentavelmente, foi o que aconteceu com o vereador Fábio Câmara. Entretanto, deve dizer; A bravura do Vereador Fábio Câmara, é mesmo contagiante.

  10. Cenário como este descrito pelo vereador Fábio Camara é de extrema importância, pois como representante da população Ludovicense demonstra a cada dia a luta para transformar nossa Sao Luis em um lugar melhor… Como cidadã…agradeço a sua atitude!

  11. Olha só a cara dos vereadores ao fundo da imagem… todo mundo calado… será porque?

  12. Quero mandar um recado ao fabio camara
    Dizer para ele que o yglesio cortou hj todos os extras dos cargos comissionados das enfermeiras e auxiliares
    Ja estamos arrependidos de ter votado no ,ele prometeu que nao ia mexer no nosso emprego
    Mas o diretor mexeu e holandinha nao faz nada
    Acorda holanda se nao vc vai levar um impeachement dos vereadores e do povo tambem

  13. GENTEEEEE!!!!!
    Quanta ignorancia desse RIBRASMAR.
    So pode fazer parte do governo da gang de Ed. Jr.
    E outra coisa, ja ta na hora desse prefeito começar a trabalhar e deixar de dizer que o culpado e CAOSTELO.
    Ninguem merece

  14. Prezado Vereador quero aqui expressar minha sincera opinião sobre o assunto, concordo inteiramente com sua tese… Devemos realmente nos preocupar com a situação do lixao, nao so pelo fato de um acidente aéreo que ja e de fato muito grave, mas também pelas consequências nocivas que esse lixo trará a população… Como a disseminação de doenças, vírus entre outros… Não entendo como temas como este quase sempre não são abordados nas Câmaras ou se alguém defende, não sai do papel… Continue na luta, cobre da prefeitura, faça valer nossos direitos!!! Você é o representante do povo dentro da Camara!!! Tens o meu respeito e de alguns milhares que seguiu sua trajetória também rsss… Siga firme e seja forte, que sua caminhada será brilhante!!!

  15. Que bom seria que o nosso Maranhão tivesse mais Fábios Câmaras…

  16. O Aterro da Ribeira ou mais comumente conhecido como LIXÃO DA RIBEIRA precisa ser de fato e de direito legalizado. Hoje, nossa cidade produz mais de 1.000 toneladas de lixo/dia e o aterro não consegue mais acompanhar o ritmo acelerado da cidade. É preciso que haja, urgentemente, um projeto de lei que atenda a LEI NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a LEI DE CRIMES AMBIENTAIS, pois a disposição do lixo a céu aberto é crime ambiental. Fábio Câmara acerta mais uma vez ao cobrar o PGR (Plano de Gestão de Resíduos) da Prefeitura em se tratando de uma matéria de urgência. Problema, atual, que afeta a saúde pública e o tráfego aéreo. O papel do vereador é de fato legislar e fiscalizar, por isso, o vereador Fábio Câmara tem se destacado no parlamento municipal.

  17. VEREADOR VAMOS ADIANTE, VAMOS DENUNCIAR TAMBEM ESSE CASO NO MINISTERIO PUBLICO. PARABENS.

  18. Faltou voce afirmar que a culpa desse lixão é do Holandinha. Na realidade esse tal vereador não entende nada do problema, escutou o galo cantar e não sabe onde.

  19. ESSE VERADOR PODE ATÉ NÃO SER, MAS TEM UMA CARA DE MARGINAL. VEM CÁ NÃO ERA ELE QUE ANDAVA COM CASTELO?

  20. Prezado Vereador quero aqui expressar minha sincera opinião sobre o assunto, concordo inteiramente com sua tese… Devemos realmente nos preocupar com a situação do lixao, nao so pelo fato de um acidente aéreo que ja e de fato muito grave, mas também pelas consequências nocivas que esse lixo trará a população… Como a disseminação de doenças, vírus entre outros… Não entendo como temas como este quase sempre não são abordados nas Câmaras ou se alguém defende, não sai do papel… Continue na luta, cobre da prefeitura, faça valer nossos direitos!!! Você é o representante do povo dentro da Camara!!! Tens o meu respeito e de alguns milhares que seguiu sua trajetória também rsss… Siga firme e seja forte, que sua caminhada será brilhante!!!

  21. Há quanto tempo esse lixão nos causa problemas mesmo?
    Acho que há mais de dois meses.

  22. Sabe o que seria ideal, mas creio que nunca vai acontecer (é um sonho) aqui em São Luís? Se construíssem uma usina de recuperação de energia, aquelas chamadas em inglês de waste-to-energy. O lixo seria queimado em uma caldeira que produziria vapor, que por sua vez faria girar um conjunto turbo-gerador, produzindo energia elétrica. Mas isso exige tanto investimento, tanta logística, segregação de resíduos, licenças, etc. Bem, não custa sonhar.

  23. VEJA SÓ O VEREADOR FÁBIO ESTÉ CORRETO EM DEFENDER A MUDANÇA DO LIXÃO DA RIBEIRA É UMA SI
    TUAÇÃO GRAVE QUE DEVE SER RESOLVIDO EM REGIME DE URGENCIA MESMO É PARA ONTEM…É PRECISO FAZER
    UMA CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO PORQUE NÃO SE PODE ESPERAR UMA TRAGÉDIA ACONTECER VALEU VEREADOR TEM O NOSSO APOIO

  24. FABIO CÂMARA NÃO FALOU ISSO, ÊLE TÁ LENDO O QUE TU ESCREVEU, ÊLE E CRIAÇÃO TUA E DO RICARDO MURAD, ELE SÓ MOSTRA A FOTO E TU FAZ O COMENTÁRIO QUE TU ACHA A TUA ALTURA, É A MESMA COISA DAQUELE JORNAL QUE O RICARDO TINHA “VEJA AGORA”,O FABIO É O VEJA AGORA 2013. – E A IRMÂ DA ROSEANA, FERNANDO E DO ZEQUINHA, TU ACHA QUE DEVE FAZER DNA? EU ACHO BOBAGEM, A CARA DE UMA E A DA OUTRA, SÓ PERDA DE TEMPO, É MELHOR ASSUMIR IGUAL FAZ GENTE SÉRIA, IGUAL A ROBERTO CARLOS, ESSE SIM É SÉRIO, JÁ ESTÁ FICANDO CARECA DE TANTO DNA MAIS TODOS QUE SANGUE DELE É BEM VINDO, E O RONALDINHO GAUCHO, NEM QUIS FAZER DNA.

    Resp.: Se tenho a capacidade de criar um vereador tão bom como Fábio Cãmara. talvez o melhor dentre os novos vereadores da Câmara, então, meu caro, eu sou muito bom mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *