Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Revitalização da Lagoa da Jansen deve ser ágil

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) iniciou neste sábado (2), um Mutirão de Limpeza na Lagoa da Jansen, marcando a primeira ação do plano de revitalização e recuperação do espaço físico e conservação ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa.

Esta revitalização veio mais do que no momento certo. O espaço usado para lazer do moradores adjacentes há muito estava esquecido e degradado.

A principal reclamação no atual momento é o desagradável odor que emana da Lagoa, afastando moradores e visitantes. Um problema já antigo que só piora: agora o mau cheiro que se notava apenas quando se chegava ao local, se estende por quase todo o bairro do São Francisco.

Mal se chega na Avenida Castelo Branco e o odor já pode ser sentido.

Apesar destes e outros problemas, o primeiro passo já foi dado para soluções efetivas.

Questões como limpeza, segurança, vigilância, iluminação, reestruturação da sede administrativa, recuperação de decks, da comporta, das quadras poliesportivas e da concha acústica, de equipamentos urbanos de uso comum.

Bem como atividades socioambientais e medidas para despoluição da Lagoa, entre outras, fazem parte do projeto elaborado pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Victor Mendes.

Sair da versão mobile