5

Sarney Filho pede explicações sobre acidente de trem que vazou óleo no Rio Pindaré

sarney-filhoO líder da bancada do PV na Câmara dos Deputados, Sarney Filho, solicitou ao IBAMA do Maranhão providências em relação ao acidente ocorrido no estado na madrugada de quinta-feira, 1° de marco, quando um trem operado pela Companhia Vale do Rio Doce, que transportava combustível, descarrilou na Estrada de Ferro Carajás (EFC) na altura do município Buriticupu (MA), provocando vazamento de óleo.

De acordo com informações preliminares do IBAMA, onze dos 30 vagões tombaram, obstruindo a ferrovia próxima ao Rio Pindaré, um dos mais importantes do estado. Cada vagão carregava cerca de 100 mil de litros de óleo ou gasolina. 

Tão logo soubemos do ocorrido, entramos em contato com o IBAMA no Maranhão para verificarmos a extensão do problema e as providências adotadas. Não obstante as ações já realizadas,vamos continuar a acompanhar o assunto, inclusive, se necessário, com o envio de Requerimento de Informações, com o intuito de garantir, prioritariamente, que o rio não seja atingido e que os responsáveis sejam efetivamente punidos – afirmou Sarney Filho.

Ainda de acordo com as informações do IBAMA, passadas ao deputado Sarney Filho, o vazamento ocorreu do lado contrário ao do rio Pindaré, fazendo com que a própria linha férrea se transformasse em uma barreira natural de proteção ao rio.

No entanto, parte do óleo passou por canaletas de drenagem fluvial, alcançando o outro lado e se aproximando do rio (cerca de 30 m) em pequena quantidade. As barreiras de contenção necessárias e a sucção do local já foram efetivadas. A empresa será autuada e as providências de mitigação do dano e recuperação da área afetada serão definidas após o relatório final.

 Em nota, a empresa VALE informou que “já tomou as medidas de segurança necessárias para evitar danos ao meio ambiente”.

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Ele devia pedir explicação à irmã dele sobre a situação “Lagoa da Jansen”. Já que quando este senhor foi Ministro do Meio Ambiente na no governo FHC mandou uma “dinherama” para a irmã governadora despoluir a “Lagoa da Jansen”. O resultado? Expulsão de grande parte da população mais pobre daquela área, maquiagem urbanística com bares para as classes abastadas e uma serpente colorida ridícula no meio da “lagoa”. Despoluição que é bom, nada. Do jeito que tu falas até parece que este senhor é preocupado com questões ambientais.

  2. MARCÃO, ACREDITO PIAMENTE QUE A VERDADEIRA HERDEIRA POLITICA DA FAMÍLIA SARNEY, É ESSA PSEUDA FILHA BASTARDA QUE A APARECEU AGORA NA IMPRENSA, QUANTO AOS LEGITIMOS, SÃO TODOS UNS BOS…!

  3. Marcos, estou muito preocupado com essa situação, amanhã irei ao ministério público para informar ao promotor de Pindaré da situação, caso ele não saiba e se já tiver informações acerca do lamentavel fato, cobrarei providencias. E claro, vou procurar também o secretário de meio ambiente do munícipio para providenciar as informações devidas à companhia Vale.

  4. Querido Deca eh verdade que Sarney Filho nao sera mais candidato a nada????
    Aqui no Maiobao dizem isso pq ele falou que se ele e a Bia nao concertassem os problemas do Paco ele largava política de mão. Me confirma por favor??? Ou sera apenas mais uma chave politiqueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *