3

Líder quilombola será membro do Conselho Estadual de Educação

Foto 1 conselhoA ativista do movimento do negro da comunidade São Francisco, no município de Lima Campos, Maria José Palhano Silva, será a conselheira representante do povo quilombola no Conselho Estadual de Educação (CEE-MA), no novo exercício do colegiado do órgão.

Ela foi apresentada, ontem a tarde (4), em reunião com os secretários de Estado Pedro Fernandes (Educação) e Claudett Ribeiro (Igualdade Racial) e a adjunta de Projetos Especiais da Seduc, Conceição Andrade.

Espero colaborar para avançarmos mais nas políticas de educação quilombola e do campo, além de fortalecer a implementação da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras – ressaltou a ativista do movimento negro de Lima Campos.

Na ocasião, os dois secretários estaduais também discutiram a parceria para distribuição nas escolas públicas do livro “Em busca de Dom Cosme Bento das Chagas – Negro Cosme: Tutor e Imperador da Liberdade”, da pesquisadora Mundinha Araújo.

Lançada em 2008, a obra permite uma releitura sobre uma importante revolta popular da História maranhense – a Balaiada. Além disso, o livro lança luzes sobre o polêmico Negro Cosme, hoje reconhecido como um dos mais importantes personagens da luta contra a escravidão no Brasil.

O Secretário Pedro Fernandes destacou a importância da obra para a formação dos estudantes e promoção de igualdade racial. Além de servir como instrumento didático para o ensino da História nas escolas.

Claudett Ribeiro também observou a contribuição da obra para o ambiente escolar.

Sabemos da importância que a obra tem para resgatar a História do nosso povo nas escolas, que podem trabalhar esse livro como material didático – comentou.

*As informações são da Seir.

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Usar as pessoas é uma tremenda falta de consideração, isso não se faz!!

  2. Parabéns ao povo Quilombola do MA. Pela pessoa da senhora Maria Palhano! E, tbm ao deputado e atual secretário de Educação por ter escolhido uma pessoa das comunidades Negras Rurais! De longe o secretário é a melhor aquisição desde governo. Por todas as ações já em andamento.
    Abraçoo

  3. Parabéns ao povo Quilombola do Maranhão pela escolha só lembrando a senhora Maria José Palhano é a atual Coordenadora da Associação da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão – ACONERUQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *