7

Memória: Hugo Chávez no Maranhão…

hugochavez

Hugo Chávez, com Jackson, no Palácio dos Leões (imagem: Biaman Prado/O EstadoMaranhão)

Morto agora à tarde, vítima de câncer, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, esteve em São Luís em março de 2008.

A convite do então governador Jackson Lago (PDT), Chávez foi parte de um movimento político de reafirmação da política jackista, que se auto-intitulou balaiada, contra a retomada do Palácio dos Leões.

Hugo Chávez passou o dia inteiro em São Luís, acompanhado de uma gigantesca comitiva militar, que incluiu também o seu home de confiança, Nicolas Maduro, que deve subistiuí-lo no comando da revolução bolivariana na Venezuela.

A visita a Jackson não deu em nada, além dos discursos raivosos contra o imperialismo e contra o grupo Sarney.

Na época, Jackson anunciou um convênio na área da Educação – o “Si, se puede!” – que era, na verdade, uma repetição do Telensino implantado pela governadora Roseana Sarney (PMDB) em seu primeiro mandato (1995/1998) e muito criticado por Jackson e seus aliados.

Hugo Chávez transformou a Venezuela em uma espécie de nova Cuba – retratando os mesmos problemas sociais, a miséria e o controle absoluto das liberdades individuais e coletivas, da comunicação e da imprensa da ilha chefiada por Fidel Castro.

Há dois anos ele começou a sentir os probemas do câncer, contra o qual lutou até hoje.

Após ser cassado, em 2009, por crime eleitoral, Jackson Lago morreu em 2011, vítima da mesma doença.

Mas os dois entraram para a história política maranhense…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Não Maria José, a extraterrestre é você que é uma tapada e não entende nada de conspiração. Vai ver deseja ser mais uma Monica Chupinsque da vida e que só enxerga e assiste os enlatados hollywoodianos. Com esse nome deve ser uma frustrada por não saber se estavam a esperar uma raxa ou um pinto de quem de pariu, piolhenta.

  2. Na verdade Chavez, assim como Castro sao socialistas ditadores, sequiosos pelo poder. Chavez nao respeitou a Constituicao de seu pais . Castro um sanguinário. Sacrificou o povo cubano para mostrar indicadores sociais falsos. E ainda falam que sao democratas. Democracia e ditadura..

  3. incrível como, em pleno século XXI, ainda existem pessoas que pensam que neoplasia (câncer) pode ser implantado assim em outras pessoas como no caso Lula e Hugo Chavez.

  4. O IMPÉRIO CONTATACA( o que diabos é isso??)
    Por Bettho Vieira

    Ou o senhor esta vendo muito filme ou acabou de chegar de Marte. Vc só pode ser do PT……vai te catarrrrrr

  5. Eu fui um dos intérpretes durante visita de Hogo Chávez: foi uma experiência fantástica! Apesar de nossas ideologias opostas, não é todo dia que se trabalha numa recepção presidencial e nem são todos que têm essa oportunidade, deu até para falar um pouco com ele.

  6. O IMPÉRIO CONTATACA
    Por Bettho Vieira
    Três lideranças mundiais tiveram problemas de saúde nos últimos dezs anos. São eles, Yasser Arafat, lutador histórico pela criação do Estado Palestino, na divisa com Israel. Os familiares de Arafat acusam a Mosade (polícia secreta israelense) de tê-lo envenenado.
    A 11 novembro de 2004, o presidente Yasser Arafat falecia num hospital militar francês. Desencadeou-se então uma polêmica sobre a origem do seu envenenamento. Só muito mais tarde, quando da captura pelo Hamas de documentos nos arquivos pessoais do ministro Mohamed Dahlan, foi que as provas do complô foram reunidas. O assassinato foi orquestrado por Israel e pelos Estados-Unidos, mas realizado por Palestinos.
    Luís Inácio Lula da Silva, um homem forte resistente, que sobreviveu a seca, a fome e as dificuldade do povo nordestino, repentinamente teve que ser internado para retirada de corpos estranho do seu organismo e nunca mais foi o mesmo. Já está na hora de protegermos a presidenta Dilma Rousseff destes agentes nada anacepticos que rodeiam as lideranças mundiais em detrimento dos americanos se quisermos ainda sermos um povo alegre e feliz e com uma economia estável. Eles passaram aqui durante o peíodo militar e não deixaram saudades, mais muita dor.
    Agora o presidente da Venezuela, Hugo Chaves sucumbe sobre protesto de ter os yanks a responsabilidade do seu funeral. Não é segredo para ninguém que a Casa Branca tentava já um bom tempo ‘calar’ as palavras vindas do Palácio de Miraflores (residência oficial do presidente venezuelano), pois era visto como ameaça aos planos de Tio San na América Latina. O presidente Hugo chaves denunciava que o Estados Unidos querem invadir a região para se apoderar d nossas riquezas, entre elas as nossas bacias hidrográficas com a da Amazônia. No Brasil, os americanos tentam a todo momento internacionalizar a floretas amazonense nos taxando de incompetentes de termos os espólio de uma das maiores reservas de H2O do planeta. Isto é tão sério que um senado norte americano propôs que fossem construídos aguodutos saino do leito do rio Amazonas até as fronteira de seu país, para em caso de ataque terrorista pudessem consumir nosso ‘ouro’ líquido sem tem medo de contaminação.
    Fico a pensar qual será o destino da América Latina sem Hugo Chaves (morto) e Lula fora do Poder para nos defendermos. É hora de fortalecer o Mercosul e dá todo apoio ao novo presidente venezuelano Nicolas Maduro para que saibam que aqui quem manda é o Brasil e não permitiremos mais a interferência de ninguém como no passado coturnos a chutar nossas cabeças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *