Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Comissão de Saúde da Câmara visita Unidade Mista do Itaqui-Bacanga e constata série de problemas

Helena Duailibe conversa com paciente internado na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga

Iniciando o calendário de visitas aos centros de saúde de São Luís, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Helena Duailibe (PMDB), visitou na manhã desta quinta-feira (7), a Unidade Mista do Itaqui-Bacanga. A atividade foi proposta pela médica, que já foi secretária estadual e municipal de saúde, portanto tem experiência na área e tem como avaliar os principais problemas do setor, além de propor soluções.

Durante a visita ao centro de saúde, Helena identificou uma série de problemas e levantou dados junto com o vereador Manoel Rêgo (PT do B), que também é componente da comissão. Ausência de médicos, medicamentos e reagentes laboratoriais foram alguns dos problemas encontrados.

 Muitos moradores da região que buscavam atendimento no local fizeram reclamações a Comissão de Saúde. De acordo com uma líder comunitária da área, que não quis se identificar, “nós estamos sofrendo com a situação, tem gente que tenta há 15 dias receber um atendimento para diagnosticar uma febre e não recebe o serviço”, revelou.

Outro problema encontrado pela comissão de saúde é a não utilização de leitos, atualmente a Unidade Mista tem disponível 26 leitos, mas deste, apenas 8 estão sendo utilizados, em algumas camas não existe nem colchão.

Se nós começarmos a utilizar esses leitos, nós vamos desafogar os Socorrões, tem que existir uma estruturação da rede pública municipal, temos que transformar essas Unidade Mistas em hospitais de retaguarda – declarou Helena Duailibe.

 A presidente da Comissão ainda explica o motivo de ter iniciado o trabalho pelas unidades mistas, “Os Socorrões I e II apesar das dificuldades estão muito mais estruturado, o nosso trabalho vai começar pela base, com experiência de ex-secretária, sei que o ideal é começar por aqueles centros que podem servir de retaguarda para desafogar os corredores dos principais hospitais”, declarou.

Manoel Rêgo, que também acompanhou a vista comentou:

 – muito complicada a situação da população, não podemos ficarmos inertes essa situação, nós vamos buscar soluções para esse problema.

Após a primeira visita, Helena Duailibe e Manoel Rêgo vão reunir com Sebastião Albuquerque (DEM), outro membro da comissão para analisarem a situação e emitirem um relatório para que possa ser apresentado na Câmara Municipal e logo após ao secretário de saúde.

Na próxima semana os membros da Comissão da Saúde vão subir da tribuna do legislativo municipal e apresentar as demandas da Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, além de anunciar os próximos centros de saúde que serão visitados.

Sair da versão mobile